Orientações gerais para utilização de metas na farmácia:
Para a utilização do programa de Metas, uma das orientações a farmácia é a utilização do Controle de Filial por Senha ou Biometria de Colaborador. (Parâmetros > Parâmetros > Controle de Filial > Controle de Liberação )
Também recomenda-se configurar a exigência de senha do colaborador na hora da venda, para evitar parcerias no cumprimento das metas.
- Para isso, acesse o programa Parâmetros > Parâmetros > Vendas : Pedir senha do vendedor ao iniciar venda? e marque esta opção.
No primeiro acesso ao programa de metas, o sistema realiza o processamento do histórico de dados dos últimos 02 anos, para comparativos e formação das metas, este processo pode demorar dependendo do volume de dados a processar.
Para compreender o funcionamento do programa de metas no sistema, se faz necessario entender o cadastro de metas e a analise destas. Para isso foram criadas duas outras paginas no Share.
A primeira pagina apresenta o funcionamento do programa MTA001 - Cadastro de Metas, nela constam informações de como cadastrar metas para a farmácia, podendo esta ser divida por grupos principais, laboratórios, tipos de produto entre outros, o cadastro de metas no Softpharma é de múltipla escolha, onde a farmácia pode trabalhar com metas para filial, vendedor, por grupo/tipo/laboratório, conforme desejar.
Para conhecer os detalhes deste programa acesse esta pagina: Cadastro de Metas – MTA001
Após o cadastramento das metas é possível acompanhar seus resultados através do programa MTA002 - Análise de Metas.
Para conhecer os detalhes deste programa acesse esta pagina: Análise de Metas – MTA002
Neste programa MTA002, temos uma configuração importante a ser orientada para o responsável da farmácia, que é a visualização a somente da sua meta para vendedores. Para isso a guia 01 deste programa deve ser desmarcada.
Outras informações importantes para a utilização de Metas:
Quando configurada metas para Gerentes, é extremamente importante a realização de troca de turno (PAR109), para que as vendas sejam contabilizadas corretamente.
Outra configuração importante para o adequado gerenciamento de metas, se refere a configuração de feriados (PAR117), para que o rateio de valores a serem atingidos diarimente sejam calculados de forma correta.
Alguns outros relatorios podem ser utilizados para obter informações de historico de vendas para o cadastro das metas. Dentre eles:
- Vendas Tipo de Produto: apresenta informaçoes como descontos/ ticket medio/clientes atendido;
- Lucratividade: apresenta informaçoes como venda liquida / venda bruta / desconstos / CMV;
- Movimento de Produtos: apresenta informaçoes como vendas por grupo principal / tipo de produto / laboratorio / produto.