Neste artigo vamos abordar sobre a integração entre a GS1 e o Plugpharma, no processo de revisão de cadastros de produtos.
Objetivo
Essa integração possibilita a Rede Associativa consultar o cadastro de produtos na GS1 em lote (automático) ou individual (manual), essas informações são armazenadas no Plugpharma, que poderão ser utilizadas durante a revisão dos cadastros.
Configurações
Para configurar acesse o programa Integração GS1, localizado no módulo Parâmetros, onde na aba Configuração deverá informar o limite de consultas automáticas por dia que o Plugpharma realizará junto a GS1, essas consultas são realizadas por código de barras (EAN).
Figura 01: Configurações
Além disso, deverá configurar se a consulta será por:
Código de barras principal: a busca será realizada pelo EAN principal do produto
Código de barras auxiliares: a consulta será realizada pelos EANs auxiliares do cadastro de produto.
Se deseja consultar os auxiliares quando o principal for inválido na GS1, esse parâmetro somente estará habilitado quando estiver marcada a opção Consultar o código de barras principal?,
Se deseja também consultar pelo código de barras da caixa, essa informação será útil no caso de medicamentos fracionados (cartelados / blisters).
Em autenticação são informados os dados de comunicação, informações essas repassadas pela GS1:
Login,
Senha,
Client ID,
Client Secret.
Consultas
Consulta em lote (automática)
Diariamente serão enviados automaticamente o número x de código de barras (EANs) para a GS1, o número total de EANs enviados é definido através do programa Integração GS1.
Somente serão enviados os produtos que estão com o status igual a Aguardando Revisão, após o retorno do fornecedor no cadastro do produto terá os campos Status do produto via GS1 e Data de envio para consulta devidamente atualizados, clique aqui para mais informações sobre esses campos.
Consulta individual (manual)
Para realizar a consulta manual acesse o Cadastro de Produtos, localizado no módulo Produto, informe o produto desejado e clique em , então o Plugpharma validará junto a GSI os dados, e após o retorno atualizará os campos Status do produto via GS1 e Data de envio para consulta armazenará a data e hora da consulta.
Figura 02: Cadastro de produtos
Os status da GS1 são:
- Sem classificação: são produtos que ainda não foram classificados pelo usuário.
- Pendente de envio: utilizado para novos produtos, cadastrados manual, via transmissão diária ou por importação, sinaliza que o produto ainda não foi enviado para GS1.
- Em processamento: indica que o produto está em uma fila de processamento aguardando algum retorno do fornecedor.
- Produto encontrado: identifica que o produto foi retornado com sucesso, clique em para visualizar os dados importados pela integração.
- Não enviar: indica que esse produto não deverá ser enviado a GS1.
- Produto não encontrado: retorno após a busca onde não encontrou dados na integração.
Através do Cadastro de Produtos o usuário pode alterar para status manualmente, os status liberados para manutenção são: Sem classificação, Pendente de envio e Não enviar para GS1.
Quando o produto estiver com os status Em processamento, Encontrado/Consultado e Não encontrado, o campo será bloqueado para edição.
Para visualizar as informações retornadas clique em
Figura 03: Informações GS1
Através do botão o usuário poderá copiar a informação do campo para posteriormente colar no cadastro do produto.
produtos: Consultas e Relatórios
Ao exportar o cadastro de produtos há a opção Informações GS1, que após clicar nesse botão, abrirá a tela abaixo, permitindo o usuário escolher se deseja:
Figura 04: Relatórios
- Exportar apenas informações retornadas pela GS1, será gerado um arquivo no formato .csv com a seguinte nomenclatura GS1AAAAMMDDHHMM.csv
- Exportar informações do Plugpharma e GS1, será gerado um arquivo no formato .csv com a seguinte nomenclatura PlugpharmaVSGS1AAAAMMDDHHMM.csv