Como registrar saída de produtos Vencidos e Deteriorados?
e Os produtos que não possuem validade expirada não podem ser comercializados, contudo o processo para retirada desta informação do estoque deve ser criterioso. Acompanhe as etapas a serem finalizadas para saída de produtos vencidos e deteriorados do sistema.
Pré Requisitos: Produtos fora da data de validade.
Acesso: Loja > Produtos > Vencidos/deteriorados > Lançamento
Estoque > Cadastro > Produtos > Balanço > Vencidos/Deteriorados > Lançamento
Figura 1 - Gerar pré-fatura de vencidos/deteriorados
1. Solução
Há duas formas de registrar os produtos para registro de pré-faturas
1.1 Lançar produtos direto
1.1.1 Pressione a tecla F2 para habilitar a tela;
1.1.2 Insira a Descrição do Lote. Utilize nomenclatura que facilite a localização destes dados na finalização;
- Os campos Data cadastro e Filial serão preenchidos pelo sistema quando salvar o procedimento.
1.1.3 Informe o Código do produto que está vencido ou deteriorado, para que o mesmo seja lançado na tabela; - Caso não saiba, clique em Código.
1.1.4 A Quantidade do produto sempre será 1, mas você poderá alterar.;
para realizar uma pesquisa. Poderá bipar o código de barras do produto, deixe o cursor no campo - Para tanto, coloque a quantidade no campo Código e pressione *. Em seguida bipe o produto pertencente a essa quantidade.
1.1.5 Há possibilidades para marcar antes de relacionar os produtos na tabela:
- Ignorar Produtos sem saldo em estoque: permite que relacione na lista produtos que não tem estoque comercializável disponível.
- Gerar implantação do saldo em estoque quando a quantidade solicitada for maior que o saldo disponível: assim que relacionar os produtos e que o saldo é diferente da quantidade em estoque marque esta opção para que seja enviado à tela de ajuste de saldo do produto.
Na tabela, será gerada a relação de produtos vencidos/deteriorados que serão incluídos no lote criado. Essa tabela possui as colunas: Código Produto, Descrição do Produto, Quantidade e Vlr. Custo que foi lançado anteriormente;
1.1.6 Após inserir todos os produtos pressione F2 para salvar o lote de vencidos/deteriorados;
1.1.7 Consulte o lote gerado; - Pressione F6 e busque pelo nome da Descrição do Lote que foi cadastrada. Selecione-a com um clique duplo.
1.2 Importação de lista de produtos
1.2.1 Pressione F2 para habilitar a tela;
1.2.2 Insira a Descrição do Lote. Utilize nomenclatura que facilite a localização destes dados na finalização; - Os campos Data cadastro e Filial serão preenchidos pelo sistema quando salvar o procedimento.
1.2.3 Clique no botão Visualizar layout para identificar como as informações devem estar contidas no arquivo para importação;
Figura 2 - Layout de importação
1.2.4 Pressione o botão para localizar o arquivo na pasta em que foi armazenado;
1.2.5 Clique em Importar para que os produtos sejam relacionados na tabela para geração de pré-fatura;
1.3 Finalizar o geração da pré-fatura
Assim que os produtos estiverem carregados na tela prossiga com as demais descrições.
1.3.1 Clique em Gerar pré- Fatura e será aberta a tela Dados para geração de pré-fatura, onde deverá prosseguir com o preenchimento para emissão de nota fiscal;
Figura 3 - Dados de pré-fatura
1.3.2 Escolha a Natureza da Operação;
1.3.3 Insira o Código de destino da pré-fatura;
Opcional 1. Escolha a Cond. de pagamento; - Só aparecerá para você identificar a condição de pagamento para os casos em que forem devoluções direto para o fornecedor. Para os casos de devoluções entre filiais (ou depósito) esta lista ficará desabilitada.
Opcional 2. Você poderá ainda Analisar a quant. de estoque do produto; - Use este botão para os casos que houver necessidade de verificar se a quantidade em estoque está adequada à quantidade informada nesta tela, antes da validação final na geração da pré-fatura.
1.3.4 Feito todo o procedimento, clique em Gerar e confirme.
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Atenção: Após gerar a pré-fatura deverá acessar a tela de faturamento para registrar as informações da nota e enviar para validação na Sefaz. Depois deste último passo, os produtos estarão disponíveis para envio para destino.
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2. Impactos
Inventário inicial, relatório de movimentações Anvisa, Balanço Eletrônico e Contagem diária, Ajuste de estoque de produtos.
3. Processos relacionados
Processo de Contagem diária para Loja