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Guia passo a passo

Este manual irá auxiliá-lo no cadastro de funcionários e usuários do sistema Degust.

  1. Na tela inicial do Degust entre no menu “Configurações” como ilustra a imagem abaixo:


  2. Dentro do menu “Configurações”, deve-se primeiramente cadastrar os funcionários através do item “20 – Funcionários e Cargos”.



  3. No menu “Funcionários” entre na opção “Cargo” para efetuar o cadastro de cargos para os funcionários.



  4. Ao abrir o menu cargo, a tela de cadastro de cargo será aberta.

    Nesta tela deve ser preenchido o campo descrição. Ex: “Operador de Caixa”. Após preencher com o cargo desejado, clique no botão Salvar.

    Demais opções como Excluir também são realizadas nesta mesma tela, ao selecionar o cargo desejado através do botão [F2] ou clicando em seu respectivo item.



  5.  Após o cadastro de Cargo efetuado, é necessário cadastrar os funcionários desejados, como ilustra a imagem a seguir.


Nesta janela devem ser preenchidos obrigatoriamente os itens que estão em destaque.

Para finalizar o cadastro basta clicar no botão Salvar.

O processo de cadastro de funcionário também é valido para qualquer tipo de alteração, basta selecionar o funcionário desejado através do botão [F2].

Cadastrando Usuários:

1. Com os funcionários cadastrados, iremos criar seu respectivo usuário no sistema caso necessário.

Dentro do menu “Configurações” entre na opção “21 - Usuários”.



Selecione a opção “1 - Perfil de usuário”.


Nesta tela iremos configurar o perfil do usuário, ou seja, será atribuído um conjunto de permissões para aquele perfil que posteriormente será passado para o respectivo usuário. Os itens em destaque devem ser preenchidos obrigatoriamente.

Deve ser selecionado o tipo de permissão para este perfil, basta clicar sobre os itens da coluna Tipo de Acesso, e selecionar a permissão necessária para o determinado módulo desejado do sistema.


Finalize as configurações clicando no botão “Salvar”.

2. Selecione a opção ”02 - Usuário”

Nesta nova tela é possível alterar, incluir, excluir e consultar os usuários.

Para incluir um novo usuário, clique na opção Incluir.



 Irá abrir uma nova tela, onde serão cadastrados os novos usuários do sistema.

Nesta tela deve ser selecionado o tipo de usuário (Loja), a loja cadastrada para operar o sistema, o funcionário que irá utilizar o novo usuário, o perfil com as permissões cadastradas anteriormente. Em usuário deve ser preenchido com o nome que o funcionário irá utilizar o sistema.

No campo senha, deve ser cadastrada uma senha com pelo menos seis caracteres numéricos e não sequenciais.

Finalize o cadastro clicando no botão “Salvar”.


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