ÍNDICE




Apresentação

O Manual do Cotas de Consórcio tem por objetivo apoiar seu Treinamento e possibilitar que você utilize plenamente os recursos do Sistema.
O Documento está organizado de acordo com os Processos e Sub-Processos da Concessionária de Veículos, identificando o Fluxo das Atividades.
Os roteiros de trabalho apresentam a seqüência de telas que devem ser acessadas, abas e botões a serem pressionados ou Tarefas que devem ser realizadas para executar uma determinada atividade ou processo.
O manual foi elaborado de forma simples e objetiva para facilitar a localização das informações.



Dicas Gerais

Instruções gerais para utilização do Cotas de Consórcio:

  • Utilize a tecla de tabulação do teclado <TAB> para mudar de campo ou botão;
  • Os campos de preenchimento obrigatório estão na cor preta, os de preenchimento opcional, na cor azul;
  • Confirme os dados registrados em uma tela, salvando as informações através do botão Visto, antes de acessar outra tela ou guia;
  • Utilize o botão Limpar, nas telas de filtro, entre pesquisas com parâmetros diferentes; 
    Os comandos para impressão de relatórios fazem parte do sistema operacional; portanto, execute-os dentro do diretório Apollo/BRAVOS para realizar um teste e verifique se a rotina está funcionando corretamente. Os comandos devem ser utilizados somente após o seu correto funcionamento no sistema operacional.

Configurações

Este processo trata das principais configurações do Linx DMS/BRAVOS , entre elas: Ambiente, Atalhos, Cadastro de Empresas e Revendas, Cadastro de Usuários e Permissões, e outras.
Observações:

As configurações específicas do processo de Cotas de Consórcio são tratadas no respectivo sub-processo Parâmetros.

Ambiente

Configurações > Ambiente
Ambiente
Possibilita mudar de ambiente de trabalho a qualquer momento, ou seja, acessar outra Concessionária disponível (usuário deve ter permissão de acesso através da manutenção de usuários), além de informar o Banco de Dados utilizado e o local (Base de Dados).


Login
Configurações > Login
Identificação
Permite a troca de usuário sem que seja necessário o logout completo do sistema. O usuário e a senha são solicitados.


Senha

Configurações > Senha
Altera Senha
Permite alterar a senha atual do usuário. Digite a senha atual, a nova senha e, em seguida, confirme.

Correio

Configurações > Correio
Correio Eletrônico
Permite a troca de mensagens entre usuários cadastrados no sistema. Clique no botão Nova, e, em seguida, Para, assim será possível exibir todos os usuários cadastrados, somente os logados ou usuários de determinado grupo, além de poder exibir os contatos por Concessionária e selecioná-los como destinatários da mensagem. Digite o texto e clique em Enviar.

Parâmetros

Acesse o módulo "ControleLocacao.exe", no menu "Controle de locações >
parâmetros":

  • Na aba "Faturamento", marque as opções abaixo:
    • Usa fatura em impressora laser;
    • Enviar fatura por e-mail.

A opção "Enviar fatura por e-mail", só deverá ser marcada caso a concessionária
deseja enviar uma cópia da fatura em PDF para o e-mail do cliente.

O processo de envio da fatura por e-mail utiliza as configurações de e-mail da
nota fiscal eletrônica. Caso a concessionária opte por enviar a fatura por e-mail,
será necessário configurar os parâmetros no Linx DMS/BRAVOS.

Atualização de Preços

Este processo atualiza os preços dos Bens Objetos. Pode ser de duas formas: manual ou automática. Para atualização automática, o layout deve ser definido no menu de interfaces do Cotas de Consórcio.

Fluxo



Manter parâmetros e tabelas

Este processo trata da manutenção de tabelas e configurações específicas para o processo de preços de Bens Objetos.

Parâmetros

Consórcio > Cadastro > Regra Comissão
Manutenção da Regra Comissão
No cadastro da Regra da Comissão, o parâmetro base de cálculo da comissão tem as opções de valor do bem ou valor do bem atualizado. A data base para cálculo da comissão pode ter as opções de data da venda ou a data do envio do contrato à Administradora.
Quando o preço de um bem for alterado, os contratos que possuem o bem são selecionados. Assim, é possível verificar se a Administradora paga comissão sobre o valor do bem histórico ou valor do bem atualizado.
Se for sobre o valor do bem atualizado, o sistema verifica, para cada contrato selecionado, se existem títulos emitidos no contas a receber, atualizando os valores de comissão na tabela de títulos e na tabela de comissões da Administradora.

Cadastro Bem

Consórcio > Cadastro > Bens
Manutenção dos Bens Objetos
Permite cadastrar os bens objetos disponíveis para os processos de vendas de Cotas de Consórcios.
Incluir
Informar
Se a opção <Utiliza acréscimo no preço do bem> estiver marcada na manutenção de contratos, informe a data de atualização, o valor do bem e o valor de acréscimo utilizado para cálculo de comissão.
Gravar

Importa Preços dos Bens

Consórcio > Interfaces Administradoras > Importa e Exporta Arquivos > Importa Preços Bens
Importa Preços dos Bens
Selecione a Administradora e informe o arquivo que deve atualizar a tabela de bens da Administradora.
Importa


Contratos
Este processo possibilita controlar as cotas de consórcio comercializadas pela Concessionária e está disponível no menu Contratos do Cotas de Consórcio.

Fluxo


Manter parâmetros e tabelas

Esta atividade trata da manutenção de tabelas e configurações específicas relativas ao processo de Contratos.

Consórcio > Parâmetros
Parâmetros
Cadastre o usuário ou vendedor responsável que deve receber as mensagens automáticas de contemplação e quitação.



  • Esta revenda utiliza os controles do contrato "Em Análise": Caso a sua Revenda queira utilizar este tipo de controle, marque esta opção.
Todos os controles do Tipo de Situação do Contrato, só estarão disponíveis caso este parâmetro esteja marcado. (2.07)


Consórcio > Cadastros > Situação do Contrato
Situação do Contrato
Cadastre as situações que são solicitadas no processo de recebimento, distribuição e manutenção do contrato. Deve haver, pelo menos, uma situação cadastrada para o tipos Aberto, Distribuído, Vendido, Cancelado e Em Análise.



  • Tipo de Situação para o Contrato - Em Análise: Para revendas que queiram utilizar os controles para os contratos com a situação "Em Análise", ao selecionar esta opção, será a exibida na hora de fazer a distribuição dos contratos. Para fazer o recebimento de contratos, acesse o menu <Consórcio > Contratos > Recebimento de Contratos>. (2.07)


Forma de Envio de Contrato
Cadastre as formas de remessa de contrato solicitadas no processo de envio de contrato para Administradora.


Contratos

Este processo trata dos contratos disponibilizados pela Administradora.

Receber Contratos

Consórcio > Contratos > Recebimento de Contratos
Recebimento de Contratos
Permite registrar os contratos para empresa e revenda ativas e Administradora, informando situação e série, para serem comercializados pela Concessionária. Nessa opção, um histórico referente ao recebimento do contrato é gravado, automaticamente, com possibilidade de acesso através da manutenção de contratos, aba Histórico.
Importar

Distribuir Contratos

Consórcio > Contratos > Distribuição de Contratos
Distribuição de Contratos
Possibilita distribuir os contratos da Administradora informada, empresa e revenda ativas e série, para a situação e vendedor informados (ou para outra concessionária) para serem comercializados. Nessa opção, é gravado um histórico automático que pode ser acessado na manutenção de contratos, na aba Histórico.
Para clientes que utilizam o módulo de Consórcio e que queiram utilizar os controles disponibilizados para os contratos com a situação "Em Análise", ao fazer a distribuição dos Contratos, quando a opção <Esta revenda utiliza os controles do contrato 'Em Análise'> estiver marcada, só será possível selecionar a Situação com o Tipo de Situação igual à "Em Análise". (2.07)

Excluir Contratos

Consórcio > Contratos > Exclusão de Contratos
Exclusão de Contratos
Permite excluir fisicamente os contratos da Administradora, série informada, empresa e revenda ativas que estejam com situação aberto ou distribuído. Nessa opção, um histórico automático é gravado, com possibilidade de acesso através da manutenção de contratos, na aba Histórico.
OK

Enviar Contratos

Consórcio > Contratos > Envia Contratos a Administradora
Envia Contratos a Administradora
Permite gerenciar os contratos enviados fisicamente para a Administradora. Nessa opção, um histórico é gravado, automaticamente, com possibilidade de acesso através da manutenção de contratos.
OK

Manutenção de Contratos

Consórcio > Contratos > Manutenção de Contratos
Manutenção de Contratos
Permite a manutenção de contratos, conforme parâmetros selecionados.
· Botão : Permite acessar a tela de cadastro de clientes através da tela de manutenção de contratos. (2.07)

Aba Manutenção > Contrato
Nesta tela o botãopossibilita cancelar o contrato selecionado. Para concluir o processo de cancelamento, o usuário deve informar o motivo. Após o processo, o contrato não poderá ser vendido. 

Apenas contratos com a situação aberto ou distribuído podem ser cancelados. Nessa opção, um histórico é gravado, automaticamente, com possibilidade de acesso através da manutenção de contratos, na aba Histórico.




Para clientes que utilizam o módulo de Consórcio e que queiram utilizar os controles disponibilizados para os contratos com a situação "Em Análise", os botões a seguir auxiliam conforme informado abaixo:

  • Botão : Ao clicar no botão <Em Análise> e informar os campos <Cliente>, <Situação>, <Prazo Plano>, <Tipo Cota>, <Data Venda>, <Bem>, <Valor 1º Parcela - neste campo informe o mesmo valor do campo "Valor Bem">, <Valor Dinheiro - neste campo informe o mesmo valor do campo "Valor Bem">, <Data Pagamento> e após em "Salvar" verifique que após ter clicado no botão para salvar as alterações deste contrato, desabilitará o botão <Em Análise>. Para usuários com permissão na função 426 - ALTERAR SITUAÇÃO CONTRATO DE "EM ANÁLISE" PARA "VENDIDO", que darão manutenção no mesmo contrato que foi passado para a situação <Em Análise>, os botões <Em Análise> e <Venda (426)> estarão habilitados. (2.07).
  • Botão : Permite, aos usuários com a função 426 - ALTERAR SITUAÇÃO CONTRATO DE "EM ANÁLISE" PARA "VENDIDO" liberada, alterar os Contratos da Situação "Em Análise" para "Vendido", ou seja, clicar no botão <Venda (426)> e no campo <Situação>, selecionar uma situação do tipo <Venda>, o Contrato passará para a situação <Vendido>. É preciso salvar a alteração realizada.

Observe que após o contrato passar para a situação <Vendido>, a tela não exibirá mais os botões "Em Análise" e "Venda (426)". (2.07).

Aba Manutenção > Parcelas
Permite informar o valor de até três parcelas do contrato, data de vencimento e status de pagamento das parcelas pagas (SIM) ou (NÃO). (2.05U02).



Cotas

Este processo trata dos contratos comercializados pela Concessionária.

Vender Cota

Consórcio > Contratos > Manutenção de Contratos
Manutenção de Contratos
Permite vender as cotas selecionadas. Na aba Manutenção, o usuário deve clicar no botão Venda, informando os dados solicitados. Em seguida, é permitido o cancelamento da venda, caso necessário.
Apenas os contratos em aberto podem ser vendidos.

Contemplar Cota

Consórcio > Contratos > Manutenção de Contratos
Manutenção de Contratos
Permite contemplar a cota selecionada. Na aba Contemplação, o usuário deve clicar no botão Contemplação, informando os dados solicitados. Após, é permitido o cancelamento da contemplação, se necessário.
Apenas as cotas vendidas podem ser contempladas. Para a contemplação ou cancelamento, é enviada uma mensagem ao usuário responsável, notificando a ação.

Cancelar Cota

Consórcio > Contratos > Manutenção de Contratos
Manutenção de Contratos
Possibilita cancelar as cotas selecionadas. Na aba Complemento, o usuário deve clicar no botão Cancela Cota, informando os dados solicitados.
Apenas as cotas com situação normal, que tenham grupo, cota, digito informados, podem ser canceladas.

Quitar Cota

Consórcio > Contratos > Manutenção de Contratos
Manutenção de Contratos
Permite quitar a cota selecionada. Na aba Complemento, o usuário deve clicar no botão Quitação, informando os dados solicitados. Em seguida, é permitido o cancelamento da quitação, se necessário.
Apenas cotas normais ou transferidas podem ser quitadas. Para a quitação ou cancelamento, é enviada uma mensagem ao usuário responsável, notificando a ação.

Transferir Cota

Consórcio > Contratos > Manutenção de Contratos
Manutenção de Contratos
Possibilita transferir a cota selecionada. Na aba Complemento, o usuário deve clicar no botão Transfere Cota, informando os dados solicitados.
Apenas cotas normais ou já transferidas podem passar por este processo.

Relatórios

Controle Parcelas

Consórcio > Relatórios > Controle Parcelas
Relatório Controle de Parcelas
Permite gerar o relatório para o acompanhamento das parcelas a serem cobradas dos clientes, ou seja, o sistema lista os contratos com os dados que estão na aba <Parcelas> do menu <Consórcio > Contratos > Manutenção de Contratos>, os quais podem estar pagos ou não. (2.07U01).


Encerramento

Este processo permite que as Concessionárias controlem, gerenciem, recebam as comissões da Administradora e paguem as comissões aos vendedores. Esse processo está disponível no menu Comissões do Cotas de Consórcio.

Manter parâmetros e tabelas

Esta atividade trata da manutenção de tabelas e configurações específicas para o processo de Comissões.

Parâmetros

Consórcio > Parâmetros

Parâmetros
Nesta opção, o usuário deve cadastrar o código de origem, que é gravado na tabela de título a receber, no momento da geração das comissões de parcelas no contas a receber, e um código de origem para a geração de comissões, referente à contemplação da cota.

Consórcio > Cadastros > Regra de Comissão
Manutenções da Regra de Comissão
Nesta opção, devem ser informados os seguintes parâmetros:

  • Cancelar comissões ao cancelar a cota: Se marcada, cancela as parcelas de comissão com previsão de recebimento superior à data de cancelamento;
  • Calcular comissões para cotas canceladas: Caso a opção esteja selecionada, calcula as comissões para as cotas canceladas;
  • Ao estornar uma parcela de comissão do vendedor, a mesma volta para a pagar: Se marcada, a parcela estornada é lançada novamente como a pagar;
  • Vincular a comissão do vendedor à comissão da Administradora: Caso esteja marcada, é necessário informar, para cada parcela de comissão do vendedor, a qual parcela de recebimento de comissão da Administradora ela está vinculada. A comissão do vendedor é gerada somente quando a parcela de comissão da Administradora estiver paga.

Administradora

Este processo trata do gerenciamento de Comissão da Administradora.

Fluxo




Administradora

Consórcio > Comissões > Administradora
Período de Comissões
Permite cadastrar o período utilizado para calcular as comissões que são recebidas da Administradora. Podem existir somente um período de comissão e um período de promoção com a situação em aberto.

Consórcio > Comissões > Encerramento do Período
Encerramento do Período
Permite encerrar o período com a situação em aberto, lançando as comissões da Administradora nos títulos do Contas a Receber do módulo Financeiro do Linx DMS/BRAVOS. As comissões podem receber manutenção através do módulo Financeiro. No encerramento, é possível abrir um novo período de comissão para a Administradora.

Vendedor

Este processo trata do gerenciamento de Comissão do Vendedor.

Fluxo


Vendedor

Consórcio > Comissões > Vendedor
Período de Comissões
Permite cadastrar o período utilizado para calcular as comissões que são pagas ao vendedor. Pode existir somente um período com a situação em aberto.

Consórcio > Comissões > Vendedor > Manutenção de Comissão
Manutenção de Comissão
Tela utilizada para a manutenção de comissões de cada vendedor. É acessada para alterar, pagar, cancelar ou estornar comissões.

Consórcio > Comissões > Vendedor > Encerramento do Período
Encerramento do Período
Permite encerrar o período com a situação em aberto, lançando as comissões do vendedor na tabela de comissões a pagar do Cotas de Consórcio. No encerramento, é possível abrir um novo período de comissão para o vendedor.

Consórcio > Comissões > Vendedor > Pagamento de Comissões
Pagamento de Comissões
Possibilita pagar, por Administradora, as comissões com a situação em aberto para todos os vendedores que tenham comissões a receber.

Mensagens de Erro

Detalha algumas mensagens exibidas pelo módulo de Cotas de Consórcio, seus significados e os procedimentos adequados para cada situação.

[Erro 2003] Versão do banco de dados incorreta 

O programa Linx DMS/BRAVOS é executado, mas aparece a seguinte mensagem: 

[Erro 2003]Versão do banco de dados incorreta. Comunique o administrador do sistema. 

O programa CotasConsorcio.exe foi atualizado, mas a rotina de conversão da base de dados não foi realizada. Entre em contato com o suporte do sistema para verificar a rotina de atualização do Linx DMS/BRAVOS.

[Erro 2004] Não consegui conectar com o banco de dados. 

O programa Cotas de Consorcio é executado, mas aparece a seguinte mensagem: 

[Erro 2004]Não consegui conectar com o banco de dados. 

A definição do caminho para a base de dados, no arquivo Conexao.dat, está incorreta. Verifique a configuração na linha DATABASE.

 Exemplo:

[DATABASE]=129.10.128.100:d:\bases\apollo.gdb.


[Erro 2014] Não consegui executar o programa controlecotas.exe 

O programa Cotas de Consorcio não é executado, mas aparece a seguinte mensagem: 

[Erro 2014] Não consegui executar programa cotasconsorcio.exe. 

Entre em contato com o suporte. 

[Erro 2264] O Contrato já foi Recebido

Após a confirmação, durante o processo de recebimento de contratos, aparece a seguinte mensagem: 

[Erro 2264]  Contrato [XXXXXX] Administradora[XXX] Série [XX] Já foi recebido. Acerte os dados do filtro e refaça a importação. 

O contrato já está cadastrado no Cotas de Consórcio

O programa cadastra os demais contratos do intervalo informado, apenas desconsiderando os contratos que foram exibidos na mensagem.


[Erro 2269] Data de vigência da regra vencida! Favor informar uma nova regra no cadastro de Administradoras 

Após a confirmação do recebimento, durante o processo de comissões de contratos, aparece a seguinte mensagem:

[Erro 2269]  Data de vigência da regra vencida!Favor informar uma nova regra no cadastro de Administradoras. 

Realize os seguintes procedimentos: 

  • Feche o processo do comissões;
  • No cadastro de Administradora, informe uma nova regra;
  • Retorne ao processo de comissões.


[Erro 2270] O vendedor possui referência circular com seu gerente

Após a confirmação, durante o processo de vendas de contratos, aparece a seguinte mensagem:

 [Erro 2270] O vendedor possui referência circular com o seu gerente. Acerte o cadastro do usuário.

 Realize os seguintes procedimentos: 

  • Feche o Cotas de Consórcio e acesse o Linx DMS/BRAVOS ;
  • Em Configurações > Cadastros > Menus/Usuários > Usuários/Permissões, o vendedor ou seu gerente possui o seu próprio código no campo Gerente. Informe o código correto, caso o vendedor tenha um gerente que receba comissão sobre suas vendas. Do contrário, deixe o campo gerente em branco.
  • Retorne ao Cotas de Consórcio

[Erro 2272] Data de vigência da regra vencida 

Após a confirmação, durante o processo de vendas de contratos, aparece a seguinte mensagem: 

[Erro 2272] Data de vigência da regra vencida! Favor informar uma nova regra para o vendedor. 

Realize os seguintes procedimentos: 

  • Feche o processo de comissões;
  • No cadastro de vendedor, informe uma nova regra para o vendedor;
  • Retorne ao processo de comissões. 

[Erro 2273] O usuário gerente não possui vendedor cadastrado 

Após a confirmação, durante o processo de vendas de contratos, aparece a seguinte mensagem: 

[Erro 2273] O usuário gerente não possui vendedor cadastrado. 

Realize os seguintes procedimentos: 

  • Feche o Cotas de Consórcio e acesse o Linx DMS/BRAVOS ;
  • Acesse Faturamento > Cadastros > Vendedores > Cadastro Vendedores e cadastre um vendedor para o usuário;
  • Retorne ao Cotas de Consórcio

[Erro 2276] Parcela não pode ser paga

Durante o processo de comissões de vendedores, aparece a seguinte mensagem:

[Erro 2276] Parcela não pode ser paga!

Na manutenção de comissões de vendedores, é possível pagar apenas parcelas em aberto. 

[Erro 2277] Parcela não pode ser cancelada 

Durante o processo de comissões de vendedores, aparece a seguinte mensagem: 

[Erro 2277] Parcela não pode ser cancelada! 

Na manutenção de comissões de vendedores, é possível cancelar apenas parcelas em aberto. 

[Erro 2278] Parcela não pode ser estornada 

Durante o processo de comissões de vendedores, aparece a seguinte mensagem: 

[Erro 2278] Parcela não pode ser estornada! 

Na manutenção de comissões de vendedores, é possível estornar apenas parcelas pagas. 

[Erro 2279] Parcela não pode ser alterada 

Durante o processo de comissões de vendedores, aparece a seguinte mensagem: 

[Erro 2278] Parcela não pode ser alterada! 

Na manutenção de comissões de vendedores, é possível alterar apenas parcelas abertas. 

[Erro 2285] Layout informado no cadastro de Administradora vazio. Favor informar um novo Layout 

Durante o processo de interfaces de importação de arquivos, aparece a seguinte mensagem: 

[Erro 2285] Layout informado no cadastro de Administradora vazio. Favor informar um novo Layout. 

Realize os seguintes procedimentos: 

  • Feche o processo do interface;
  • No módulo de cadastros, informe um novo arquivo na linha correspondente a importação desejada;
  • Retorne ao processo de interface.

[Erro 2286] Registro do arquivo não encontrado no Layout

 Durante o processo de interfaces de importação de arquivos

 [Erro 2286] Registro do arquivo não encontrado no Layout.

 Realize os seguintes procedimentos:

  •  Feche o processo do interface;
  • No módulo de interfaces > manutenção de arquivos, defina o lay-out que deve ser importado;
  • Retorne ao processo de interface. 

[Erro 2287] O(s) campo(s) obrigatório(s) não foi(ram) encontrado(s) no Layout

Durante o processo de interfaces de importação de arquivos, aparece a seguinte mensagem:

[Erro 2287] O(s) campo(s) obrigatório(s) não foi(ram) encontrado(s) no Layout.

Realize os seguintes procedimentos:

  • Feche o processo do interface;
  • No módulo de interfaces > manutenção de arquivos, cadastre os campos obrigatórios (tipo B) no layout que será importado;
  • Retorne ao processo de interface. 

[Erro 2288] O arquivo selecionado não é o correto 

Durante o processo de interfaces de importação de arquivos, aparece a seguinte mensagem:

 [Erro 2288] O arquivo selecionado não é o correto.

 Selecione novamente o arquivo a ser importado.