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PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO

O processo de atualização deve ser executado primeiro no servidor do sistema Degust e depois em todos os terminais.

A Linx como desenvolvedora da solução Linx Degust, disponibiliza o aplicativo já enquadrado e credenciado nas legislações de cada estado. A atualização do sistema Linx Degust é de responsabilidade do contribuinte.
Para que os clientes possam atualizar o sistema no PDV sem transtornos a equipe Degust preparou um Setup de atualização muito simples, onde para executá-lo é necessário que o técnico de informática ou responsável capacitado esteja presente e acompanhando toda a atualização.

O tempo de execução deste processo pode variar de acordo com o total de informações contidas no banco de dados e capacidade de processamento do computador.

Portanto, a atualização deve ser realizada de segunda à quinta-feira fora do horário de expediente com no mínimo 03 horas de antecedência da abertura da loja.

Não aconselhamos a atualização aos finais de semana, pois se algo vier a impedir a atualização a loja pode ficar inoperante até a resolução do incidente. 

Na conversão do banco de dados para a nova versão, para diminuir o tempo de cópia dos dados, são copiadas as movimentações desde o dia primeiro do mês anterior até à data atual da atualização do sistema. Os demais dados ficarão em backup na pasta: C:\PDVDegust\Backups\ no servidor. Para a recuperação, é necessário entrar em contato com nossa equipe de suporte.

É muito importante realizar uma cópia de segurança do arquivo de backup para outra mídia (CD, DVD, pen-drive, etc.) eventualmente.

Já verificou os requisitos de seu computador?

Antes de iniciar, verifique se seu servidor está dentro dos requisitos mínimos clicando aqui.



 ATUALIZANDO O SERVIDOR
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Atualização no Servidor do Degust

  1. Faça um backup completo da pasta C:\DegustWin
    Ele é fundamental, pois se ocorrer qualquer imprevisto na atualização, será através dele que é possível reverter a atualização;

  2. Baixe o arquivo de Atualização em: http://utilitarios.degust.com.br/win/AtualizacaoDegustNI.zip e salve na raiz da unidade C:\

  3. Aos estabelecimentos que utilizam soluções de automação comercial integradas ao sistema Degust frente de caixa como: 
  • DegustMobile para Pocket / Tablet / Smartphone;
  • TRP ou KDS (Monitor de Cozinha)
  • Micro Terminais
  • Integração com Call-Center.
Antes de executar esse procedimento, é necessário que todos os usuários estejam fora do sistema Degust e todos os utilitários do sistema sejam fechados, caso existam, como TRPDegust (monitor de produção), DegustFlash, GerenciadorMicroTerminalWilbor, GerenciadorDegustMobile, etc.

Caso haja alguém utilizando o sistema, será informada seguinte mensagem: 

Se necessário, reinicie o servidor e execute novamente o processo de atualização, pois com certeza todas as conexões com o Banco de Dados estarão fechadas.

  1. Execute o arquivo de atualização AtualizacaoDegustNI_3.0.11.1.exe localmente no servidor.

Será aberta a tela inicial do setup de atualização, conforme imagem abaixo, clique no botão "Avançar". 

Selecione o Estado onde se encontra o estabelecimento e clique no botão "Avançar".


Selecione o tipo de atualização "Atualização no Servidor" e clique no botão "Avançar".


A próxima tela é o ponto de confirmação antes de iniciar a atualização do sistema. Após confirmar, não será mais possível realizar o cancelamento da atualização. Para continuar, clique em "Atualizar".


Os próximos passos serão:

Extração dos arquivos utilizados na atualização.


Backup de segurança do sistema.


Atualização dos arquivos do sistema.


Atualização do banco de dados, caso seja necessário.


Atualização e conversão do banco de dados para o novo SGBD, caso ainda esteja no formato antigo. Durante este processo não será possível utilizar o computador.


Durante esse processo surgirá outra tela de atualização.


Quando o processo estiver concluído, será exibida a tela abaixo.


Clique no botão "OK" e na próxima tela será apresentada a tela abaixo.



Devido a configurações internas do Windows 7 e 8, a imagem acima é exibida no começo, mas a atualização ainda não foi executada. Ela só estará concluída se a imagem do item 8.7 for exibida, caso seja necessário converter o Banco de Dados. 
Clique no botão "Concluir" e o sistema estará atualizado.


Agora, caso o estabelecimento possua outros terminais, será necessário executar o procedimento em cada equipamento.


ATUALIZANDO TERMINAIS/PDV'S
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Processo de Atualização dos Terminais

Esse procedimento deve ser executado em todos os terminais do sistema (exceto o servidor que possui um procedimento específico e detalhado anteriormente) após o término do processo de atualização do servidor.

Durante a atualização, o sistema pode ser utilizado tanto no servidor como nos demais terminais que já tenham sido atualizados.

O processo é o seguinte:

  1. Execute o arquivo de atualização já baixado anteriormente (http://utilitarios.degust.com.br/win/AtualizacaoDegustNI.zip)

AtualizacaoDegust5.5.exe localmente no terminal;


  • Será aberta a tela inicial do Setup de atualização, conforme imagem abaixo, clique no botão "Avançar".

  • Selecione o Estado onde se encontra o estabelecimento e clique no botão "Avançar".

  • Selecione o tipo de atualização "Atualização no Terminal" e clique no botão "Avançar".

  • A próxima tela é o ponto de confirmação antes de iniciar a atualização. Após confirmar, não será mais possível realizar o cancelamento da atualização do terminal. Para continuar, clique no botão "Atualizar".


Os próximos passos serão:

    • Extração dos arquivos utilizados na atualização:


    • Atualização do SGBD nos terminais.

    • Quando o processo estiver concluído, será exibida a tela abaixo. Clique no botão "OK".

 
Devido a configurações internas do Windows 7 e 8, a imagem abaixo é exibida no começo, mas a atualização ainda não foi executada.

Ela só estará concluída se a imagem do item 8.7 de atualização (servidor) for exibida, caso seja necessário converter o gerenciador de dados.

    • Assim que a instalação terminar será exibida a mensagem conforme a imagem abaixo. Clique em "Concluir".


 

Outra alteração foi no módulo de Nota Fiscal Manual (NF Manual) que, com o novo requisito do PAF-ECF, o módulo só poderá estar habilitado/disponível se o sistema conseguir comunicar com o ECF e este estiver com a redução Z emitida ou pendente. Em outras palavras, se o ECF estiver com o dia aberto e operante ou caso ele esteja desligado ou com problema de comunicação, não é permitido o lançamento de NF Manual.


A utilização de NF Manual está condicionada a normatização de cada Estado (selecionado na instalação e na atualização), pois dependendo do perfil de configuração do Estado, este módulo será acessível no Menu Principal – Botão Nota Fiscal – opção "03 – Nota Fiscal Manual" ou na barra de botões da tela de lançamento de formas de pagamento.


A versão do sistema frente de caixa precisa ser atualizada imediatamente evitando transtornos e possíveis notificações/multas por parte do fisco de cada Secretaria da Fazenda Estadual, porém antes de realizar a devida atualização, se faz necessário verificar com o seu contador a necessidade de emissão da declaração conjunta bem como outros documentos fiscais junto a secretaria do seu Estado.



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