Dúvida ou Incidente

Como adicionar impressora no Printconf

Solução

Para adicionar uma impressora utilizando o printconf devera executar os seguintes passos:


1) Logue como root no servidor e digite o comando printconf

Na tela abaixo mostra as impressoras que já estão cadastradas e as opções para "adicionar", "remover", "editar", "testar" e "sair".

Para adicionar uma nova impressora acesse a opção “NEW” utilizando a tecla “TAB” do teclado e para selecionar a opção tecle “ENTER” ou “barra de espaço”.



2) Clique em “NEW” e será apresentada a tela abaixo para inserir o nome da impressora e o tipo fila que a impressora utiliza. Se a impressora estiver conectada em uma máquina Windows deve escolher a opção “Windows Print Queue”. Caso seja uma impressora conectada direto na rede utilize a opção “Jetdirect Printer”.



Acima utilizamos a opção “Windows Print Queue” onde é o mais comum, após selecionar a fila aparecerá à tela conforme imagem abaixo.

Share: Deve colocar o compartilhamento da máquina onde está conectada a impressora. Exemplo: \\192.168.1.2\lp2

Host IP: É o IP da máquina onde está conectada a impressora.

WorkGroup: É Grupo de trabalho da máquina Windows onde está conectada a impressora.

User: Usuário da máquina Windows onde está a impressora.

Password: Senha do usuário da maquina Windows onde está a impressora.



3) Após inserir os dados do compartilhamento aparecerá a tela para selecionar o driver da impressora.

Importante: Para o funcionamento correto da impressora é recomendado que utilize o driver do mesmo modelo e fabricante da impressora, porém, quando é impressora matricial e não tiver o driver do fabricante pode ser utilizado o driver Text Only ou Raw Print, porém não é garantido o funcionamento correto da impressora com esses drivers genérico.



4) Após selecionar o driver a impressora está configurada e pronta para uso.

Aparecerá a tela para finalizar a configuração conforme abaixo.