Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 6 Próxima »

Para saber detalhes das operações  clique no tópico desejado.

- Emissão de DANFE na transferência

Para iniciar o processo vá ao menu Operacional > Transferência, informe a filial ou loja, que já deve estar cadastrada, uma observação e no campo Barras/Nome (F2) o(s) produto(s).



Figura 01 - Transferência entre filiais


Nota


Para emissão de NF-e de transferência, é necessário que os CNPJ´s das lojas sejam contínuos.


Após  clicar em , o sistema irá abrir a tela de emissão de nota e acionar o certificado ao salvar.

Quando  clicar em  no certificado, o DANFE será exibido, e caso alguma informação ou alguma parte anterior do processo tenha falhado, uma mensagem de erro será exibida onde cada erro pode se referir a uma advertência.

No final desse arquivo poderá ser visto no Anexo A, os possíveis erros e soluções para os mesmos. 

- Emissão de DANFE para empresa/cliente (notas fiscais de referência ao cupom fiscal (ECF))

As empresas que exigem a nota fiscal para seus convênios com as drogarias, não podem simplesmente pedir apenas a nota fiscal.

Faz-se necessário a impressão do cupom fiscal, e posteriormente, a impressão da nota fiscal de Referência ao cupom fiscal.

O código de operação fiscal utilizado é o 5.929 - Lançamento efetuado em decorrência de emissão de documento fiscal.

Abaixo segue o procedimento para emissão deste tipo de nota, geralmente emitidas no fechamento do convênio.

Para iniciar o processo, vá ao menu Operacional > Notas Fiscais > Emissão de Notas Fiscais de Referência, e selecione a empresa e o período que deseja para que o DANFE seja gerado com os valores devidos, conforme mostra o exemplo abaixo.

  

Nota


Importante que todos os dados cadastrais da empresa (destinatário) e/ou cliente estejam devidamente preenchidos, em seus respectivos cadastros.



Figura 02 - Notas fiscais de referência (com empresa definida)

Para imprimir a(s) nota(s) selecione-a(s) com o botão F5 ou F6 e  clique no botão  ou atalho F10 e será exibido o Certificado digital e o DANFE.

E assim que confirmar, serão apresentados os produtos e demais dados da nota fiscal onde é necessário salvar.

 

Nota


Para imprimir notas sem definir a Empresa (Vendas à Vista) siga os procedimentos do artigo Impressão de Notas Fiscais para Venda ao Consumidor.

Caso algum erro ocorra durante a geração do DANFE, consulte o Anexo A, citado anteriormente para obter a resolução do problema.

- Emissão de DANFE para devolução ao fornecedor

Da mesma forma que os fornecedores emitem notas dos produtos para as lojas, quando uma empresa está qualificada à emissão de NF-e, esta deverá efetuar o processo de devolução através de Nota Fiscal Eletrônica.

Para isso vá ao menu Operacional > Devolução (Fornecedor), informe o nome do fornecedor e o número da nota em que existem os produtos a serem devolvidos.

Em seguida informe a quantidade que será devolvida.



Figura 03 - Devolução de produtos ao fornecedor


Nota


Este processo pode ser desfeito a qualquer momento pelo menu Operacional > Consultas e Cancelamentos, ao efetuar o cancelamento o sistema chamará o certificado digital para efetuar o cancelamento também no portal da Nota Fiscal Eletrônica.

- Emissão de DANFE para devolução ao cliente

A cada cancelamento de venda efetuada ao cliente, deverá ser emitido um DANFE referente à venda cancelada para que seja feita a devolução.

Para isso vá ao menu Operacional > Consultas e Cancelamentos, localize a venda efetuada e realize o cancelamento convencional (Cancelar Lançamento - F5).

Observe na tela abaixo, que será exibido o botão .


Figura 04 - Devolução ao cliente

Poderão ser geradas as notas tanto selecionando a linha com valor positivo quanto com valor negativo (conforme exemplo da Figura 04), pois internamente o sistema é capaz de identificar quais valores utilizar para compor a nota.

Ao pressionar o botão para geração da nota será exibida a seguinte tela:



Figura 05 - Seleção de produtos da nota de devolução

Após marcar quais produtos serão devolvidos, confirme-os e finalize conferindo os dados na nota que será gerada e após salvar a mesma o DANFE será emitido.

Assim como nos processos anteriores, se for apresentado algum erro, o mesmo poderá ser consultado no Anexo A.

- Emissão de DANFE no lançamento de perdas

Depois de informar, no Lançamento de Perdas, o código de barras do produto, uma observação, um fornecedor válido e os produtos com seus respectivos motivos de perda e lotes, conforme o exemplo abaixo, pode-se gravar a operação e em seguida o DANFE será emitido.



Figura 06 - Emissão de DANFE no lançamento de perdas

Ao gerar o DANFE pode ser que aconteçam os seguintes erros:

→ dVal - Data de validade inválida ou inexistente no cadastro do produto;

→ dFab - Data de fabricação inválida ou inexistente no cadastro do produto;


Para corrigir é necessário cancelar a perda e ir ao Cadastro do Produto e alterar a data errada (pode ser usado o atalho F10 no Cadastro de Produtos), em seguida o produto poderá ser inserido novamente na perda.

- Emissão de notas de remessa para conserto

Conforme Figura 07 abaixo:



Figura 07 - Nota fiscal de remessa para conserto

Ao  clicar na "lupa" é possivel escolher o cadastro do fornecedor, o qual irá receber o produto para manutenção.

Os dados do produto são inseridos manualmente, onde:

- Emissão de DANFE para outras operações

Após acertar/efetuar todos os cadastros de operações e configurações tributárias, poderá ser feita a emissão das notas de algumas operações, como: Bens do Ativo e Produtos, conforme será mostrado abaixo.

 

Nota


Não será possível a emissão de nenhuma nota por meio desses módulos sem antes efetuar todas as configurações tributárias, todas elas serão necessárias e utilizadas neste momento.

É necessário que seja cadastrada uma série específica para a emissão dessas notas fiscais, que é a série de "Outras Operações", conforme já foi mencionado nos tópicos anteriores.

Para a emissão de notas, tanto de Bens do Ativo quanto de Produtos, a operação fiscal deve ser do tipo Saída, lembrando apenas que para Bens do Ativo, deve estar com o campo correspondente marcado e para Produto, o contrário, não deve estar com essa opção marcada, senão a operação fiscal não será exibida.

Bens do ativo

Depois de cadastrar os bens do ativo e desejar emitir notas para os mesmos, vá ao menu Operacional > Notas Fiscais > Emissão de Notas Fiscais de Outras Operações > Bens do Ativo e será exibida a seguinte tela:



Figura 08 - Emissão de notas fiscais de bens do aAtivo

Informe a Operação Fiscal do tipo Saída, previamente cadastrada e os dados de sériedatas de emissão saída/entradahorário saída/entradaemitenteUFCNPJ/CPF, já serão preenchidos automaticamente.

Informe o Cliente, pois, trata-se de uma operação de saída, (se fosse de entrada deveria ser informado o Fornecedor) e também serão preenchidos automaticamente os campos UF, CNPJ/CPF e IE/RG.

No campo Pesquisar informe o nome do Bem Ativo também cadastrado previamente.

Também é possível ratear os valores entre os itens adicionados à grade, para isso selecione no botão  ou atalho F9 e será aberta a seguinte tela:



Figura 09 - Rateio de valores

Informe os valores de frete, outras despesas acessórias e desconto e ao confirmar com  ou F3, será feito o rateio em cada item conforme sua representatividade no total da nota fiscal.

As teclas de atalho F2, F3 e F4 são apenas para colocar o foco do cursor nos campos Operação, Destinatário e Pesquisar respectivamente.

Os cálculos tributários serão efetuados de acordo com as configurações feitas em todos os cadastros anteriores.

Se desejar saber como está sendo feita a composição dos cálculos, caso tenha alguma informação incorreta e queira corrigir, pressione a tecla F11 - Saiba de onde vem os cálculos conforme destaque na Figura 09 acima e será exibida uma tela semelhante a Figura 10  abaixo:


Figura 10 - Composição dos cálculos 


Importante


As informações dessa tela poderão ser variáveis, pois, dependerão exclusivamente de cada configuração feita nos cadastros explicados no artigo principal, Novas Configurações/Operações Fiscais.

Produto

Emissão de Notas Fiscais de Produtos (Operacional > Notas Fiscais > Emissão de Notas Fiscais de Outras Operações > Produtos) é bem semelhante a de Bens do Ativo, a diferença básica é que neste serão informados os produtos do Cadastro de Produtos.



Figura 11 - Emissão de notas fiscais de produtos

Todos os requisitos necessários (configurações tributárias), para a emissão de notas de Bens do Ativo, também serão utilizados para essa emissão, exceto o cadastro de bens do ativo.

Aqui nessa tela também serão encontrados os mesmos recursos da outra tela de emissão de notas apresentada anteriormente como: Rateio de impostos (F9), Composição de cálculos (F11), Atalhos para foco (F2, F3 e F4) etc.

 

Nota


O produto poderá estar cadastrado com os tipos: Mercadoria p/ Revenda, Material de Uso e Consumo ou Serviço que as notas poderão ser emitidas normalmente para qualquer um desses tipos

- Emissão de DANFE pelo módulo vendasNFe.exe

O módulo de vendas diretas para outro CNPJ chamado VendasNFe, nada mais é do que uma tela de vendas apta à emissão de Notas Fiscais Eletrônicas.

Esse módulo tem um custo adicional mensal para a loja, portanto, deve ser consultado e explicado ao cliente para sua prévia autorização.

Sem esse módulo, o cliente ficará limitado às emissões realizadas dentro do Sistema Linx Big.

Abaixo a Figura 12, mostra o visual da tela de VendasNFe, note a descrição em amarelo: Nota Fiscal (confirmando que este executável serve para emissões de Notas Fiscais).



Figura 12 - Vendas NFe

De modo geral o módulo funciona exatamente como a tela de vendas convencional, entretanto, exige alguns requisitos para ser 100% utilizável, conforme segue abaixo:

→ Cadastrar os CFOP's com a operação Venda (Cadastros > Fiscais > CFOP's);

→ Cadastrar uma Operação Fiscal de Venda (Cadastros > Fiscais > Operações Fiscais);


O Cliente para qual a venda for efetuada deve estar com os dados cadastrais corretos como: Nome/Razão, CNPJ/CPF, IE/RG e dados do endereço de entrega, principalmente a UF para efeito de calculo de Imposto (Cadastros > Clientes);

Centros de Distribuição que utilizarem vendas com substituição tributária deverão ter os percentuais definidos nos grupos dos produtos (Cadastros > Produtos > Grupos > aba Substituição Tributária) ou diretamente nos produtos (Cadastros > Produtos > Produtos > aba Substituição Tributária).


Nota


No módulo VendasNFe sempre será obrigatório identificar o cliente na venda.

Não haverá venda ao consumidor

- Anexo A

Nota fiscal eletrônica - possíveis erros de cadastro

Identificação da NF-e:

natOp - Descrição do CFOP
 
Emitente da NF-e:

CNPJ - CNPJ do emitente
xNome - Razão social do emitente
xLgr - Endereço do emitente
nro - Número do endereço
xBairro - Bairro do endereço
cMun - Cidade do emitente
xMun - Cidade do emitente
UF - Estado do emitente
CEP - CEP do emitente
Fone - Telefone do emitente (máximo 10 caracteres)
IE - Inscrição estadual do emitente
 
Destinatário da NF-e:

CNPJ - CNPJ do destinatário
xNome - Razão social do destinatário
xLgr  - Endereço do destinatário
nro - Número do endereço
xBairro - Bairro do endereço
cMun - Cidade do destinatário
xMun - Cidade do destinatário
UF - Estado do destinatário
CEP - CEP do destinatário
Fone - Telefone do destinatário (máximo 10 caracteres)
IE - Inscrição estadual do destinatário
 

Nota


Os campos necessários do emitente e destinatário são iguais, então quando alguma divergência ocorrer em um dos campos mencionados acima, checar nos dois tipos de cadastro.


Produtos da NF-e:

cEAN - Código de barras do produto
xProd - Descrição do produto
NCM - Código NCM do produto
genero - Gênero do produto
CFOP  - CFOP do produto
uCom - Unidade de comércio do produto
uTRIB - Unidade de comércio do produto
CST - Código de Situação Tributária
pRedBC - Percentual de redução da base de cálculo
pICMS - Percentual referente ao cálculo da base do ICMS
pICMSST - Percentual referente ao cálculo da base do ICMS por Substituição Tributária
pMVAST - Percentual do IVA
 

Nota


O campo CST representa 3 campos no cadastro de produtos do Sistema Linx Big.

Ele pode ser o "Sit. Trib.", "CST PIS" ou "CST COFINS".

Portanto quando acusar erro neste campo no layout do arquivo XML gerado pelo sistema, conferir estes 3 campos.

- Manutenção de notas fiscais

Dentro da tela principal de Manutenção de Notas Fiscais (menu Operacional > Notas Fiscais > Manutenção de Notas Fiscais) existe o botão , ao selecionar esse botão serão exibidas as opções conforme Figura 13 abaixo:



Figura 13 - Opções da manutenção de NF

- Cancelamento de NF

Para cancelar uma nota fiscal eletrônica há um período determinado por cada SEFAZ de estado.

Verifique na própria SEFAZ do estado do cliente esse período.

- Exclusão de NF

Após Cancelar a nota, ela pode ser excluída. 

- Alteração linear

Esta opção é utilizada para atualizar dados das notas de entrada.

- Buscar retorno NF-e

Pode ocorrer de o Sefaz do estado estar instável e com isso não ser possível buscar o retorno da nota no momento da emissão.

Apresentará a mensagem no momento da emissão que não foi possíivel buscar o retorno.

Isso não quer dizer que a nota não foi emitida e deverá emiti-la novamente, apenas quer dizer que não foi comunicada ao SEFAZ, sendo assim é necessário buscar o retorno manual neste menu.

- Imprimir Danfe

Imprime o Danfe novamente na tela, para visualização ou reimpressão da nota.

- Inutilizar número da NF-e

Esta opção não é mais utilizada por este menu.. é utilizada pelo menu Operacional > Notas fiscais > Inutilizar números da NFe.



Figura 14 - Inutilizar número da NF-e

  • Número Inicial: Primeiro número a ser pulado
  • Número Final: Último número a ser pulado
  • Série: Escolha a série utilizada na emissão
  • Justificativa: Motivo pelo qual estes números foram pulados.

Exemplo 1:

Suponha que a NF número 10 foi pulada... Com isso o número inicial e número final serão 10.

Exemplo 2:

Suponha que as NFs números 10 e 11 foram puladas... Com isso o número inicial será 10 e o final será 11.

Exemplo 3:

Porém caso as NFs números 10 e 12 forem pulados... Não é possivel inutilizá-los como no Exemplo 2 acima. Ou seja, eles devem ser inutilizados separadamente.

  • Número inicial 10 e final 10
  • Número inicial 12 e final 12

- Enviar NF-e por e-mail

Esta opção é utilizada para enviar o XML para o e-mail do destinatário da nota.

Para isso a configuração da Filial precisa estar correta.

Entre no menu Configurações > Filiais > Dados da Filial/Contabilista nos campos "Dados para envio da NFe".



Figura 15 - Configurações filiais - dados do e-mail para envio de NF-e

  • Email NFe: Email da drogaria
  • Senha: Senha utilizada para acessar este email da drogaria
  • Host e Porta: são configurações particulares do provedor do email.
  • Ao  clicar no botão , será exibido alguns exemplos de host e porta, exceto o provedor hotmail que não possibilita mais esse processo, devido a bloqueios.

- Importar Xml NF-e

Esta opção é utilizada para importar o XML da nota emitida para consulta no manutenção de notas fiscais.

No momento da emissão pode ocorrer algum erro, fazendo com que a nota não fique disponível para consulta nesta tela.

- Gerar PDF Danfe

Ao gerar o PDF do danfe, o mesmo é salvo por padrão na pasta do sistema. Normalmente encontrada em C:\SistemaBIG

- Gerar carta de correção eletrônica (CC-e)

Geração de carta de correção eletrônica, para saber mais sobre o procedimento completo Alterações da carta de correção eletrônica - CC-e.

  • Sem rótulos