Produto | Linx DMS/BRAVOS |
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Menu | Fabricas Diversas |
Data | 05/09/2019 |
Autor | Rhuan Linke |
Área | Suporte DMS |
Este documento tem como finalidade instruir os clientes que utilizam o processo de Solicitação de Garantia para Fábrica.
Após encerrar e emitir a nota fiscal referente a Ordem de Serviço de Garantia, alguns processos devem ser executados para que consiga enviar as peças defeituosas corretamente para a fábrica.
Antes de realizar os procedimentos descritos na próxima secção, acesse o caminho Oficina > Parâmetros, aba Garantia, e certifique-se de que está parametrizada corretamente, conforme exemplo abaixo.
Lembrando que os valores a serem inseridos nesta aba, variam de montadora para montadora, e o ideal é que seja parametrizada conforme orientação da mesma. Para o processo de Solicitação de Garantia, os parâmetros devem ser inseridos são:
Base de Preço para garantia;
% para Cálculo sobre Preço;
Tipo de Transação p/ Recebimento de Peças;
Tipo de Transação p/ Envio de Peças;
Informações do Fabricante.
FORD, VW, KIA, Mercedes-Benz e Renault.
Solicitação de Garantia.
Cada fábrica tem sua forma de incluir uma solicitação de Garantia, mas todas seguem um mesmo padrão:
Após encerrar sua Ordem de Serviço de Garantia, acesse o menu referente sua fábrica:
Fábrica FORD > Oficina > Solicitação de Garantia > Manutenção;
Fábrica VW > Oficina > Solicitação de Garantia > Manutenção da SG;
Fábrica > KIA > Oficina > Solicitação de Garantia > Manutenção;
Fabrica MBB > Solicitação de Garantia > Manutenção da SG;
Fabrica > Renault > Processos > Rede-Fabrica > Solicitação de Garantia > Manutenção.
Através de um destes menus, acesse a aba Manutenção, e clique no botão de "Incluir +".
Nesta tela serão trazidas as O.Ss de garantia encerradas dentro do período selecionado, que será mostrado caso você clique com o "botão direito do mouse" e parâmetros.
Selecione a Ordem de Serviço/Nota Fiscal e clique em OK para incluir uma nova Solicitação de Garantia.
Após incluir a Solicitação de Garantia, todas as peças e serviços da garantia referente a O.S serão trazidas automaticamente, assim como o código da SG Padrão, que é informada na O.S.
Lembre-se de marcar para "Transmitir para Fábrica", e salvar.
Transmissão da Solicitação de Garantia.
Para realizar a transmissão da Solicitação de Garantia, deverá acessar o menu correspondente na sua fábrica:Fábrica FORD > Processos > Rede-Fabrica > Montagem Arquivo p/ Transmissão;
Fábrica VW > Processos > Rede-Fabrica > Montagem Arquivo p/ Transmissão;
Fábrica > KIA > Processos > Rede-Fabrica;
Fabrica MBB > Montagem de Arquivos;
Fabrica > Renault > Processos > Rede-Fabrica > Solicitação de Garantia > Gera Arq. TXT.Nesta tela marque a opção Solicitação de Garantia, e clique em Procurar.Na tela de resultado serão trazidas todas as Solicitações de Garantia pendentes de transmissão. Basta selecionar as que deseja enviar para a fábrica e Exportar o arquivo. Após isto deve ser enviada para a fábrica conforme orientação da mesma.Importação do Arquivo de Retorno.
Para realizar a importação referente o retorno da Solicitação de Garantia, deverá acessar o menu correspondente na sua fábrica:
Fábrica FORD > Processos > Fabrica-Rede > Processamento de Arquivos;
Fábrica VW > Processos > Fabrica-Rede > Processamento de Arquivos;
Fabrica MBB > Processamento de Arquivos > Processamento de Arquivos;
Fabrica > Renault > Processos > Rede-Fabrica > Solicitação de Garantia > Processamento de Arquivos.Dois arquivos deverão ser importados na tela abaixo: Um dos arquivos é referente o Aceite ou Rejeite da solicitação de garantia que foi enviada, e o outro arquivo é o arquivo de Espelho/Lançamento da fábrica, referente o crédito que a fábrica liberou para a revenda.
Uma vez que fizer o processo de importação, este atualizará a informação das Solicitações de Garantia que foram anteriormente enviadas para a fábrica.Verificando a Solicitação de Garantia.
Após importar o retorno da fábrica, a informação da solicitação de garantia será atualizada. Para verificar isto acesse o caminho que corresponde a sua fábrica:Fábrica FORD > Oficina > Solicitação de Garantia > Manutenção;
Fábrica VW > Oficina > Solicitação de Garantia > Manutenção da SG;
Fábrica > KIA > Oficina > Solicitação de Garantia > Manutenção;
Fabrica MBB > Solicitação de Garantia > Manutenção da SG;
Fabrica > Renault > Processos > Rede-Fabrica > Solicitação de Garantia > Manutenção.Nesta tela ela deverá constar como Aceita ou Rejeitada, e se estiver como Rejeitada, na aba Erros, constará a informação do Rejeite. Para corrigir basta alterar a Solicitação de Garantia e corrigir as informações, após isto retomar ao passo nro. 2 deste documento, e reenviar as informações.
Se a SG estiver como aceita, seguiremos para o próximo passo, para receber estas peças.
O próximo passo deve ser feito somente quando a Solicitação de Garantia constar com a situação "Paga".
Após importar o arquivo de crédito ficará assim:Recebimento de Peças Defeituosas.
Fábrica FORD > Oficina > Nota Fiscal de Recebimento;
Fábrica VW > Oficina > Solicitação de Garantia > Recebimento de Peças;
Fábrica > KIA > Oficina > Nota Fiscal de Recebimento;
Fabrica MBB > Solicitação de Garantia > Recebimento Peças Defeituosas;
Fabrica > Renault > Processos > Rede-Fabrica > Solicitação de Garantia > Recebimento Peças Defeituosas.O Recebimento das peças defeituosas deve ser feito após receber o arquivo da montadora, e antes de efetuar a Nota Fiscal de Remessa, que seria a saída da peça defeituosa para a fábrica.Na tela abaixo, pesquise pelo Espelho/Lançamento ou O.S das SGs, e note que os itens deste resultado terão dois tipos de situação.
Sit. e Envio
A informação de Sit., representa a situação do recebimento deste ítem, e a informação de Envio, é o informativo do que deverá ser feito na peça.
Sit: 1 -> Aberto
2 -> Enviada para o Frente Caixa para emissão da nf de entrada
3 -> NF Entrada emitida
4 -> Enviada para o Frente Caixa para emissão da nf de saida
5 -> NF Saida emitida
Envio: 1 -> Devolver p/Fábrica
2 -> Aguardar Análise
3 -> Não Devolver
O único Envio que você utilizará para efetuar o Recebimento da Peça Defeituosa, e posteriormente a Remessa da peça defeituosa é a 1 - Devolver p/Fábrica.
Após verificar se está tudo certo, cliquem em 6-N.F. para efetuar a nota de entrada, referente o recebimento destas peças. Desta forma a Situação será alterada de 1 para 2, e após emitir a nota no Frente de Caixa, de 2 para 3.Remessa de Peças Defeituosas
Feita a entrada da nota fiscal de recebimento, poderá ser feita a nota fiscal de remessa para a fábrica.
Fábrica FORD > Oficina > Nota Fiscal de Remessa;
Fábrica VW > Oficina > Solicitação de Garantia > Remessa de Peças;
Fábrica > KIA > Oficina > Nota Fiscal de Remessa;
Fabrica MBB > Solicitação de Garantia > Remessa Peças Defeituosas;
Fabrica > Renault > Processos > Rede-Fabrica > Solicitação de Garantia > Remessa Peças Defeituosas.
Nesta tela você consultará pelo número da O.S/Lançamento/Espelho referente as suas solicitações de garantia, e clicará em 5 - Nota Fiscal para que a nota seja enviada para o Frente de Caixa.Envio do Arquivo de Remessa.
Fábrica FORD > Processos > Rede-Fabrica > Montagem Arquivo p/ Transmissão;
Fábrica VW > Processos > Rede-Fabrica > Montagem Arquivo p/ Transmissão;
Fábrica > KIA > Processos > Rede-Fabrica;
Fabrica MBB > Montagem de Arquivos;
Fabrica > Renault > Processos > Rede-Fabrica > Solicitação de Garantia > Gera Arq. TXT.Uma vez que a nota fiscal de remessa tenha sido emitida, a revenda deve gerar um novo arquivo referente as notas fiscais de remessa emitidas para enviar a fábrica, que irá aprovar ou rejeitar as NFs se não estiverem num padrão correto, desta forma finalizando o processo de Solicitação de Garantia.
FIAT e Peugeot.
Seletor de Ordem de Serviços.
Para abrir a solicitação de garantia através das fábricas Fiat e Peugeot, o processo é um pouco diferente.
Fabrica Fiat > Oficina > Garantia > Seletor;
Fabrica > Peugeot > Solicitação de Garantia, botão 1 - Seletor.Dentro deste menu, deverá ser selecionada a O.S de garantia para abrir a Solicitação de Garantia.
Manutenção da Solicitação de Garantia.
Fabrica Fiat > Oficina > Garantia >Manutenção;
Fabrica > Peugeot > Solicitação de Garantia, botão 2 - Manutenção.Através deste menu, faça as devidas alterações e inclusões das peças/serviços, para transmitir a ordem de serviço.Note que ao incluir qualquer peça/serviço, o sistema automaticamente trará a informação da peça/serviço que consta na O.S. Facilitando a inclusão.
Após realizar todo o processo, a Solicitação de Garantia deverá ficar com o status "1 -> OK para transmissão"Transmissão da Solicitação de Garantia.
Fabrica Fiat > Oficina > Garantia > Geração do Arquivo Transmissão;
Fabrica > Peugeot > Solicitação de Garantia, botão 3 - Geração do Arquivo de Transmissão.
Neste caminho você deverá gerar o arquivo de transmissão, que terá seu Aceite ou Rejeite por parte da montadora. Selecione um arquivo .txt previamente gerado, e clique em Procurar.
Na aba Resultado selecione as O.S que deseja gerar dentro do arquivo. Após isto clique em "Exportação".Importação do Arquivo de Retorno.
Para realizar a importação referente o retorno da Solicitação de Garantia, deverá acessar o menu correspondente na sua fábrica:
Fabrica Fiat > Oficina > Garantia > Processamento de Arquivos;
Fabrica > Peugeot > Solicitação de Garantia, botão 3 - Geração do Arquivo de Transmissão.
Dois arquivos deverão ser importados na tela abaixo: Um dos arquivos é referente o Aceite ou Rejeite da solicitação de garantia que foi enviada, e o outro arquivo é o arquivo de Espelho/Dossiê da fábrica, referente o crédito que a fábrica liberou para a revenda.
Uma vez que fizer o processo de importação, este atualizará a informação das Solicitações de Garantia que foram anteriormente enviadas para a fábrica.Recebimento de Peças Defeituosas.
Fabrica Fiat > Oficina > Garantia > Recebimento de Peças Defeituosas;
Fabrica > Peugeot > Solicitação de Garantia, botão 4 - Recebimento de Peças Defeituosas.O Recebimento das peças defeituosas deve ser feito após receber o arquivo da montadora, e antes de efetuar a Nota Fiscal de Remessa, que seria a saída da peça defeituosa para a fábrica.
Na tela abaixo, pesquise pelo Espelho/Lançamento ou O.S das SGs, e note que os itens deste resultado terão dois tipos de situação.
Sit. e Envio
A informação de Sit., representa a situação do recebimento deste ítem, e a informação de Envio, é o informativo do que deverá ser feito na peça.
Sit: 1 -> Aberto
2 -> Enviada para o Frente Caixa para emissão da nf de entrada
3 -> NF Entrada emitida
4 -> Enviada para o Frente Caixa para emissão da nf de saida
5 -> NF Saida emitida
Envio: 1 -> Devolver p/Fábrica
2 -> Aguardar Análise
3 -> Não Devolver
O único Envio que você utilizará para efetuar o Recebimento da Peça Defeituosa, e posteriormente a Remessa da peça defeituosa é a 1 - Devolver p/Fábrica.
Após verificar se está tudo certo, cliquem em 6-N.F. para efetuar a nota de entrada, referente o recebimento destas peças. Desta forma a Situação será alterada de 1 para 2, e após emitir a nota no Frente de Caixa, de 2 para 3.Remessa de Peças Defeituosas.
Feita a entrada da nota fiscal de recebimento, poderá ser feita a nota fiscal de remessa para a fábrica.
Fabrica Fiat > Oficina > Garantia > Remessa de Peças Defeituosas;
Fabrica > Peugeot > Solicitação de Garantia, botão 5 - Remessa de Peças Defeituosas.
Nesta tela você consultará pelo número da O.S/Espelho/Dossiê referente as suas solicitações de garantia, e clicará em 5 - Nota Fiscal para que a nota seja enviada para o Frente de Caixa.
Chrysler, DAFRA e Diversos.
Recebimento de Peças Defeituosas.
Fabrica > Chrysler > Recebimento de Peças Defeituosas;
Fabrica > DAFRA > Recebimento de Peças Defeituosas;
Linx DMS > Oficina > Garantia > Recebimento de Peças.
Através do menu citado, basta pesquisar pela O.S de garantia que deseja efetuar a nota de recebimento. Após pesquisar pela O.S clique no botão "4- Ler O.S." para que as peças desta O.S sejam trazidas automaticamente.
Após isto é possível clicar em cada uma delas e em "3- Alterar", para informar a SG/Código de Defeito.
Quando efetuar todas as alterações, clique em "6- N.F." para enviar a Nota Fiscal para o Frente de Caixa, e então emiti-la.
Caso você tenha que incluir uma peça manualmente, tenha certeza que está incluindo com a Situação 1, e Envio 1, pois somente assim conseguirá efetuar a entrada.
A informação de Sit., representa a situação do recebimento deste ítem, e a informação de Envio, é o informativo do que deverá ser feito na peça.
Sit: 1 -> Aberto
2 -> Enviada para o Frente Caixa para emissão da nf de entrada
3 -> NF Entrada emitida
4 -> Enviada para o Frente Caixa para emissão da nf de saida
5 -> NF Saida emitida
Envio: 1 -> Devolver p/Fábrica
2 -> Aguardar Análise
3 -> Não Devolver
O único Envio que você utilizará para efetuar o Recebimento da Peça Defeituosa, e posteriormente a Remessa da peça defeituosa é a 1 - Devolver p/Fábrica.
Após verificar se está tudo certo, cliquem em 6-N.F. para efetuar a nota de entrada, referente o recebimento destas peças. Desta forma a Situação será alterada de 1 para 2, e após emitir a nota no Frente de Caixa, de 2 para 3.Remessa de Peças Defeituosas.
Fabrica > Chrysler > Remessa de Peças Defeituosas;
Fabrica > DAFRA > Remessa de Peças Defeituosas;
Linx DMS > Oficina > Garantia > Remessa de Peças Defeituosas.
Através deste menu informe a (O.S) Ordem de Serviço ou a S.G (Solicitação de Garantia), e após trazer o resultado gere a nota fiscal de remessa clicando em 3- Nota Fiscal, que será enviada ao Frente de Caixa para emissão.
Dicas
As informações a serem inseridas/configuradas nos menus de parâmetros destas fábricas são fornecidas pela própria montadora da sua bandeira.