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  • Como gerar o Sintegra?
  • Onde faço a geração do Sintegra?

Gerando o arquivo Sintegra

Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (SINTEGRA) é o sistema que foi implantado no Brasil com a finalidade de facilitar o fornecimento de informações dos contribuintes aos fiscos estaduais e de aprimorar o fluxo de dados nas administrações tributárias e entre as mesmas.

O SINTEGRA permite o controle informatizado das operações de entradas e saídas interestaduais realizadas pelos contribuintes de ICMS. Ele segue o modelo de informações sobre o Imposto sobre o valor agregado (IVA) da União Europeia, porém adaptado às características do Brasil, ele também permite o intercâmbio de informações entre os fiscos estaduais e a Receita Federal.

As suas principais diretrizes são: resguardar os princípios constitucionais do federalismo, receber informações com qualidade, facilitar ao contribuinte a prestação das informações requeridas e preservar o sigilo fiscal. Suas principais metas são: Informatizar a relação fisco e contribuinte, verificar e acompanhar as operações realizadas por contribuintes de ICMS, apurar comportamento anômalo e disponibilizar informações à fiscalização.

Importante

Todos os contribuintes de ICMS que emitem documentos fiscais e/ou que escrituram livros fiscais através de sistema eletrônico de processamento de dados, ainda que através de terceiros (escritório de contabilidade, CPD externo, etc), estão obrigados a enviar as informações para o SINTEGRA.

Esta obrigatoriedade para a entrega de um arquivo magnético foi estabelecida pelo Decreto 4.204, de 16 de agosto de 2000.

Para o envio das informações é necessário um programa validador, que é um "software" disponibilizado pelas Secretarias de Fazenda para consistir as informações prestadas para o SINTEGRA em meio magnético pelos contribuintes, ou seja, esse programa verifica se o arquivo a ser entregue á Secretaria está de acordo com as regras estabelecidas no Convênio ICMS 57/95/2010. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Integrado_de_Informa%C3%A7%C3%B5es_sobre_Opera%C3%A7%C3%B5es_Interestaduais_com_Mercadorias_e_Servi%C3%A7os


Para geração do Sintegra será necessário acessar o EMSys Fiscal. Para isso, no EMsys3, no menu superior, acesse Módulos Adicionais > EMSysFiscal


Para clientes que utilizam impressora fiscal, será necessário verificar o relatório de análise de redução z x cupom fiscal para validar se a quantidade de vendas da redução z, bate com o valor dos cupons fiscais. Caso utilize NFCe não será necessário efetuar esta validação, pular esta etapa e ir para geração dos livros fiscais.

No módulo fiscal acesse o menu: "Cupom fiscal>análise de redução z x Cupom  Fiscal" 

Informe o período e clique em gerar relatório:

Após a abertura do relatório, conferir os  totais de Venda líquida da redução z e Venda líquida cupom fiscal, que devem estar iguais conforme exemplo abaixo:


Caso os valores apresentem divergências, será necessário efetuar a correção, antes de prosseguir com a geração do Sintegra. Provavelmente, foi alguma redução Z que não foi importada.

Para efetuar a correção acesse: Diferença de valores no relatório de análise de redução x cupom fiscal

Após a análise do relatório, gerar os livros fiscais. Acesse: Livros fiscais > Livros fiscais > Tela Nova

Em seguida o sistema irá exibir a tela para geração dos livros fiscais, solicitados pela contabilidade:

  1. Informar o mês e o ano da geração do Sintegra
  2. Selecionar os livros desejados para geração, conforme solicitação da contabilidade
  3. Clicar em Incluir livro

Próximo passo é a geração do Sintegra. Acesse: Arquivos Fiscais > Sintegra

O sistema irá exibir a seguinte tela:

  1. Marcar os registros solicitados pela contabilidade;
  2. Informar o período para geração do Sintegra;
  3. Informar o nome do contato responsável;
  4. Telefone para contato;
  5. Marcar as duas primeiras opções conforme a imagem;
  6. Clicar em processar.

O sistema irá exibir a seguinte mensagem:

Clicar em Não. Será solicitado um local para salvar o arquivo Sintegra. Digite o nome do arquivo e clique em salvar.

Pronto! Arquivo gerado com sucesso

Antes de enviar a contabilidade é importante fazer a validação do arquivo passando o mesmo pelo Validador Sintegra.

Importante

Caso não tenha o validador Sintegra baixe o mesmo no site: http://www.sintegra.gov.br/download.html#validador

Execute o arquivo Validador Sintegra que será disponibilizado na área de trabalho após a instalação.

Clique na aba Validar. Clique em  para buscar o arquivo gerado e clique em abrir e VALIDAR.

Arquivo validado. 

Importante: Observe que o arquivo foi aceito sem crítica. Nenhum arquivo rejeitado.

Nota

Após validação do arquivo Sintegra, basta enviar o mesmo para sua contabilidade.

Observação: Caso seu arquivo apresente alguma rejeição, retorne aos livros fiscais. Pode ser, que o mesmo não tenha sido gerado.



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