• Como abrir o Degust?
  • Não consegue abrir o sistema?
  • Erro DUB002


Este procedimento deve ser efetuado com o acompanhamento de um técnico.

Verifique se seu servidor está ligado e conectado a internet.

ERRO DUB002

Caso ao tentar abrir o sistema Linx Degust seja identificado o erro de comunicação com o banco de dados (DUB002) conforme segue imagem abaixo, será necessário realizar alguns passos para correção.


Passos para resolução do problema


 Verifique se ocorreu mudança de ip. Isso geralmente ocorre em caso de queda energia por exemplo e a loja não utiliza ip fixo pois a cada reinicialização da rede interna de internet, ocorrerá a troca de IP e o banco de dados perde a comunicação.


Primeiramente, conecte remotamente no servidor e acesse a pasta do Degust. Para isso basta clicar com o botão direito do mouse no atalho do Degust na área de trabalho e selecionar a opção "Abrir local do arquivo".



Localizar o arquivo "Degust.ini"  dê um duplo clique




Execute o CMD (prompt de comando e através dos comandos ipconfig, para verificar o ip da rede. Estará escrito IPV4 na frente 



No campo "Servidor=" deve ser preenchido o IP ou Nome do computador servidor, neste caso o exemplo de IP é "192.168.0.50". Salve as alterações.







Dica: Para verificar o nome do computador, no seu teclado, pressione a bandeira do Windows + Pause Break. Será mostrado uma tela conforme exemplo abaixo. Ou no Prompt de Comando, dgite hostname



Em casos que o arquivo "Degust.ini" esteja em configuração por nome e "CONFIGSERVAUTO" em "S", edite como a imagem abaixo:


Esta informação deve ser solicitada para seu técnico ou equipe responsável de infraestrutura.

2 - Caso a correção do Degust.ini não resolva, teremos que verificar o funcionamento do Firebird.

Através do Menu Executar (Windows+R), digite services.msc


Localize os serviços "Firebird Guardian" e "Firebird Server". Verifique o Status desses serviços, se estiver parado clique em  "Iniciar" ou se já  estiver como iniciado, clique em "reiniciar".



Caso note que o FireBird não esteja instalado no computador, realize o passo a passo do share Instalação Firebird


Caso mesmo assim não resolva, verifique se as permissões no disco local C do computador foram concedidas em "compartilhamento" e Segurança. Pressione Windows + E, irá abrir o Explorador do Windows. 


Clique em meu computador e em seguida com o botão direito do mouse, no disco local C, clique em propriedades.



Verifique nas abas compartilhamento e segurança,


se todos os grupos estão com controle total nas permissões e se em nome de grupo de usuário, possui "Todos" e "Rede", conforme exemplo abaixo. Se não tiver, clique em adicionar e inclua-os




Após isso só aplicar e clicar em Ok e siga para abertura do sistema e novamente ele estará pronto para uso!


Está com alguma dúvida?

Consulte todos nossos guias na busca de nossa página principal clicando aqui.