Através desta rotina será possível visualizar todo o histórico pedagógico do aluno como faltas e boletim. Além disso, também será possível realizar ações como transferência, cancelamento ou trancamento da inscrição.

Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Ambiente

O acesso à rotina Histórico Pedagógico pode ser realizado através do ambiente Unidade. 

Permissão de Usuário

  • Para consultar a rotina Histórico Pedagógico é necessário que o usuário esteja logado com o perfil de Administrativo, Consultor de Vendas, Gerente Financeiro ou OP.
  • Para utilizar esta rotina é necessário que as permissões Histórico Pedagógico, Histórico Pedagógico - Avaliar Aluno, Histórico Pedagógico - Cancelar Inscrição, Histórico Pedagógico - Lista Assinatura, Histórico Pedagógico - Planejamento de Avaliação e Histórico Pedagógico - Trancar Inscrição estejam habilitadas em Menu Usuários > Consultar Usuários > Pesquisar o usuário > Link do cadastro de usuário. 

Suporte Técnico

Somente o perfil de Administrador possui acesso a rotina de usuários.

Executando a Rotina

Para visualizá-la acesse Menu Alunos > Alunos > Realizar a pesquisa > Cadastro do aluno através do link na coluna Aluno > aba Histórico Pedagógico. Será exibida a rotina com informações detalhadas sobre o desempenho do aluno sobre o curso adquirido.

  • Período: deve ser definido um período para a consulta do histórico pedagógico do aluno;
  • Exibir Cancelamento/Transferência/Evasão/Trancamento: marcando esta opção serão exibidos no histórico do aluno de cancelamentos, transferências, evasões e trancamentos de curso;


Histórico pedagógico do aluno


Clicando sobre Expandir/Recolher de um curso específico, será possível efetuar algumas ações.


Ações a serem efetuadas no curso



Visualizar Faltas

Serão exibidas as faltas do aluno durante o período de aulas já dadas. É possível imprimir a lista de faltas clicando em Imprimir.


Impressão de Boletim

Exibe a situação do aluno no curso, se foi aprovado ou reprovado. É possível imprimir o boletim clicando em Imprimir.


Transferir

Nesta opção será possível realizar a transferência do aluno de curso. Primeiro serão apresentadas as informações do curso atual e em seguida as de transferência para que sejam preenchidas.


Informações de cadastro do aluno


  • Franquia: deve ser selecionada para qual franquia será a transferência do curso;
  • Estágio: deve ser selecionado o curso de transferência. Pode ser indicado o mesmo curso ou outro caso o aluno queira trocar. Ao selecionar outro estágio, serão exibidos os valores cobrados pela transferência;


Valor de transferência


  • Modalidade: deve ser selecionada a modalidade do curso para transferência;
  • Período Letivo: é possível selecionar o semestre e ano em que o aluno seguirá com o curso após a transferência;
  • Turma: é possível inserir a turma para qual o aluno será transferido;
  • Motivo: deve ser selecionado o motivo da transferência;
  • Dt. Transferência: deve ser selecionada a data de transferência do aluno.


Informações de transferência


Após completar os dados para transferência, basta clicar em Transferir e uma mensagem de sucesso será exibida. Além disso, é possível não efetuar a transferência e retornar ao histórico do aluno em Voltar para o Histórico Pedagógico.


Encerrar Participação

Para encerrar a participação de um aluno, será possível apenas retira-lo da turma ou encerrar a inscrição permanentemente.


Tela de encerramento de participação do aluno


Retirar aluno da turma

Para retirar o aluno da turma e mantê-lo ativo, é necessário informar a Data de Cancelamento e em seguida clicar em Gravar.


Informações para retirar o aluno da turma


Cancelar inscrição

Para cancelar a inscrição do aluno basta clicar em Prosseguir


Serão exibidos primeiro os dados do aluno.


Dados do aluno

No grupo Cancelamento o usuário poderá visualizar as informações do curso vendido e para cancelar, será necessário indicar um ou mais cursos para o cancelamento. Se for o único, basta selecioná-lo.


Informações de cancelamento


Será possível visualizar também a situação atual do contrato e o tipo de cancelamento.

  • Item;
  • Tipo de Cancelamento;
  • Multa (%);
  • Taxa (%);
  • Valor (%);


Situação atual do contrato

Títulos a Gerar

Serão exibidos os títulos gerados até o momento atual em que é realizado o cancelamento.


Títulos gerados no cancelamento da venda

Títulos a Cancelar 

Serão exibidos os títulos a serem cancelados mediante o cancelamento da inscrição do aluno.


Títulos a serem cancelados


Para efetuar o cancelamento será necessário informar o Motivo de CancelamentoObservações e a Data de término de inscrição/participação


Cancelamento da inscrição


Para finalizar o cancelamento basta clicar em Cancelar Venda. Além disso, será possível retornar à página de Histórico de Compras Histórico Pedagógico clicando sobre os respectivos botões.

Trancar Inscrição

Através desta opção é possível trancar a inscrição do aluno, deixando a matrícula em aberto e possibilitando que retorne às aulas a qualquer momento.

Grupo Aluno

Neste grupo estarão disponíveis as informações do aluno que irá trancar a inscrição.


Informações do aluno


Grupo Trancamento

Neste grupo será necessário preencher algumas informações para o trancamento.

  • Motivo;
  • Data do Trancamento;
  • Previsão de Reintegração: deve ser informada a data de previsão para retomar as aulas após o trancamento.

Motivo de trancamento

Título de Trancamento

Para realizar o trancamento será cobrada uma taxa.

  • Valor;
  • Dt. Vencto.: deve ser informada a data de vencimento para pagamento da taxa;
  • Observação: deve ser inserida observações sobre o título.


Abaixo será exibido o detalhamento sobre o título a ser cobrado, com a descrição e o valor.


Título

Após definir as informações de trancamento, clique em Gravar.