Atalhos

O que é separação de empresas?

  • Cenário: tenho 2 empresas no meu portal, e por algum motivo preciso separa-las (tinha um sócio e agora a empresa 2 será uma empresa independente, ou qualquer outra situação).
    Neste cenário acima, a empresa que pertencerá ao novo sócio, será retirada do portal atual, e inserida em novo portal para que cada Franqueadora administre suas empresas separadamente.

Como solicitar uma separação de empresas?

  • Abrir um caso no Salesforce para fila de atendimento DC SHOPPING ARQUITETURA solicitando: "Remover a empresa X do portal XX, tornando-a um portal independente levando todos os dados e movimentações"

  •  Detalhes de como abrir um caso verificar nesta seção Abertura de Caso para Arquitetura

O que pode ser transferido na separação? (Considerando diversos cenários)

  • Se o CNPJ da empresa for mantido, podemos fazer uma cópia fiel da sua situação atual, transportando todos os dados inclusive movimentações para um novo portal.

  • Não é possível transferir uma empresa com todos os dados, que já teve movimentação, para um portal já existente.

  • Se quiser incluir uma empresa que já movimentou em um portal que também já possui movimentação, este cenário somente é possível solicitando a abertura de uma nova empresa para o GGC, para que o CNPJ seja implantado do zero. E os únicos dados que podem ser transportados são cadastros (produtos, clientes e faturas). Não será possível levar movimentações para um portal já existente. 

  • Caso seja apenas excluir empresa XX do portal XXXX e incluir empresa YY no portal YYYY, sem levar nenhum dado, não consideramos separação de portal, mas sim inclusão e exclusão de empresa comum. Sendo assim o fluxo de solicitação deve ser diretamente a central de contratos sem envolver apoio.

Porquê não posso incluir uma empresa que já possui movimentação dentro de um outro portal que já possui movimentação?

Dentro de um  portal existem cadastros como por exemplo: plano de pagamento, naturezas de operações, planos de contas, operações padrões, Etc. Cada um destes cadastros possui um ID.

Por exemplo: No portal X o ID do plano de pagamento Visa Débito é o ID 5, já no portal Y o ID deste mesmo plano é o 2. Este é um exemplo simples, imagina o mesmo com todos os demais cadastros do ERP (plano de contas, históricos contábeis, etc)?

Se torna algo muito mais complexo, não sendo possível fazer esse mapeamento entre os portais. Sendo assim os históricos de movimentações já realizadas não podem ser transferidas, pois seus dados ficariam inconsistentes. Não há viabilidade técnica para um mapeamento entre os dados. Em termos técnicos, não é possível, pois existem centenas de chaves primárias e relacionamentos entre tabelas que gerariam conflitos.

Quais os Pontos de Atenção durante a execução do serviço de separação de empresas?

 

  • Durante a migração da empresa X para um portal completamente novo, nenhuma das empresas do portal de origem, inclusive as que não serão migradas, poderão realizar movimentações (vendas, entradas, etc) para evitar possíveis perdas de dados.
  • A execução do serviço ocorrerá mediante agendamento prévio do time de Banco de Dados.
  • Após a execução do serviço por BD, é necessário realizar a reinstalação do PDV (Microvix POS) para que ele seja vinculado ao novo portal. A reinstalação é realizada por um consultor Microvix. 

    Atenção Time Arquitetura:
    -Se a solicitação for para um cliente de franquias, a agenda para execução do serviço com BD deve ser combinada com a própria Franquia, pois eles realizarão a reinstalação do PDV.

    -Se a solicitação for para um cliente Linx Franqueadora (interno), a agenda para execução do serviço com BD deve ser combinada em comum acordo com time de Consultoria ([email protected]; pmo.microvix [email protected]). Neste cenário também haverá estimativa de horas de consultoria que deverá ser enviado do Time de Implantação para o ECS encaminhar ao cliente. 

Tem algum custo?

  • Sim, é necessário uma estimativa de horas para o serviço de Banco de Dados, e estimativa de Consultoria para a reinstalação do PDV.

É possível manter a empresa do portal para consulta?

  • Sim, Neste caso é necessário solicitar ao GGC/Contratos e seguir com os tramites comerciais.

Ao excluir uma empresa do Portal como funciona o envio do Backup?

  • Sempre que solicitado uma exclusão de empresa ou de portal, diretamente ao BackOffice, faz parte do processo padrão o envio do backup (gratuito). Caso a condição não seja por rescisão contratual, o backup pode ser solicitado a qualquer momento através da abertura de caso no Salesforce para a fila DC SHOPPING ARQUITETURA sujeito a estimativa de horas.

Qual é o formato do Backup enviado?

  • Em formato de SQL.

É possível enviar o backup em Excel?

  • Todos os backups são enviados em formato de SQL, caso o cliente queira seu histórico em Excel, recomendamos que o mesmo utilize os relatórios de exportador de dados e faça as extrações desejadas. Ou o consultor pode utilizar o Tools, e fazer um backup dos cadastros no mesmo formato de nossa planilha padrão que utilizamos no processo de importação. (No tools> acesso Exportações> Exportação no formato padrão)