O que é uma Customização?
É desenvolver algo que ainda não existe no sistema. As customizações são desenvolvidas de acordo com a necessidade de cada cliente, podendo ou não ser disponibilizado no produto padrão através de parametrizações.
Como é identificado as necessidades de customização?
A necessidade pode partir do cliente, consultor, Gerente de projetos ou até mesmo sugerido pelo time de apoio, quando identificado que o sistema não se comporta conforme regra de negócio do cliente.
Como é definido o que será feito ou não, e quanto custará?
Cada necessidade passa por um comitê de produto para análise de viabilidade. Caso viável, será criada a Especificação Funcional/Escopo da solução e estimativa de horas.
Após a aprovação destas horas a customização entra na fila de desenvolvimento e a Release de Entrega é informada ao solicitante.
Como solicitar uma customização?
As customizações devem ser solicitadas através da abertura de um caso via Salesforce com a Ficha de Solicitação de Customização Microvix, devidamente preenchida e anexada.
O time de Arquitetura, junto a um Comitê de Produto, realizará análise para compreender se a customização faz sentido para o produto Microvix e se é tecnicamente viável. Em seguida será levantado o escopo e a estimativa em horas, para o desenvolvimento.
A validação de P&D, bem como todos os documentos que tenham relevância para o desenvolvimento, deverão ser anexados na OS, aberta pelo Arquiteto por meio do Microvix ERP, para garantir a centralização dos documentos.
Como abrir um chamado para Customização?
Favor consultar a página Abertura de Caso para Arquitetura
Fluxo de Customizações Microvix:
- Cliente encaminha a ficha de solicitação de customização preenchida, ao responsável comercial da conta.
- Responsável comercial da conta abre um caso via Saleforce para DC SHOPPING CTZ. O time que irá avaliar é o de Arquitetura ([email protected]).
- Time de Arquitetura irá realizar a análise inicial de viabilidade da solicitação
- Time de Arquitetura irá enviar e-mail para o comercial informando se é possível ou não implementar a solicitação. Caso seja possível informará a pré-estimativa de horas para a customização e enviará o item fiscal para faturamento de 16 horas para prosseguir com o escopo completo.
- Se houver faturamento da OP (16 horas) o time de arquitetura iniciará o detalhamento do escopo. Caso necessário, o cliente será contatado para esclarecimento de dúvidas.
- Análise de impactos junto ao Comitê de Produto Microvix.
- Agenda com cliente para apresentação do escopo.
- Caso o escopo seja aprovado pelo cliente, Arquitetura envia o documento com estimativa de horas para precificação comercial.
- Comercial envia Escopo com a precificação ao cliente.
- Após aprovação comercial, direcionamento do escopo aprovado ao Desenvolvedor Terceiro (LSP), que irá alocar o projeto em fila e nos passar data de início e fim de desenvolvimento.
SLA:
Vide aqui: SLA - Serviços Arquitetura
O SLA poderá variar para mais ou para menos, a depender da complexidade do tema.
Após a análise de viabilidade junto ao comitê de produto, o Arquiteto informará a data para a agenda de apresentação do escopo ao cliente.
Atenção!
Customizações são realizadas somente para alterações pontuais, ou seja, soluções que não demandem acompanhamento periódico.
As alterações de cunho fiscal/tributário, seguem especificamente via Melhoria/Evolução de Produto, por meio do Road Map de P&D, pois demandam acompanhamento/manutenção periódicas devido a legislações que sofrem alterações, e são manutenidas pelo time de Compliance Fiscal (P&D).
Ficha de Solicitação de Customização Microvix
Versão 9
Atualização: