Atalhos

O que é uma Customização?

É desenvolver algo que ainda não existe no sistema. As customizações são desenvolvidas de acordo com a necessidade de cada cliente, podendo ou não ser disponibilizado no produto padrão através de parametrizações.

Como é identificado as necessidades de customização?

A necessidade pode partir do cliente, consultor, Gerente de projetos ou até mesmo sugerido pelo time de apoio, quando identificado que o sistema não se comporta conforme regra de negócio do cliente.

Como é definido o que será feito ou não, e quanto custará?

Cada necessidade passa por um comitê de produto para análise de viabilidade. Caso viável, será criada a Especificação Funcional/Escopo da solução e estimativa de horas.
Após a aprovação destas horas a customização entra na fila de desenvolvimento e a Release de Entrega é informada ao solicitante.

Como solicitar uma customização?

As customizações devem ser solicitadas através da abertura de um caso via Salesforce com a Ficha de Solicitação de Customização Microvix, devidamente preenchida e anexada.
O time de Arquitetura, junto a um Comitê de Produto, realizará análise para compreender se a customização faz sentido para o produto Microvix e se é tecnicamente viável. Em seguida será levantado o escopo e a estimativa em horas, para o desenvolvimento.
A validação de P&D, bem como todos os documentos que tenham relevância para o desenvolvimento, deverão ser anexados na OS, aberta pelo Arquiteto por meio do Microvix ERP, para garantir a centralização dos documentos. 

Como abrir um chamado para Customização?


Favor consultar a página Abertura de Caso para Arquitetura

Fluxo de Customizações Microvix:


  1. Cliente encaminha a ficha de solicitação de customização preenchida, ao responsável comercial da conta.
  2. Responsável comercial da conta abre um caso via Saleforce para DC SHOPPING CTZ. O time que irá avaliar é o de Arquitetura ([email protected]). 
  3. Time de Arquitetura irá realizar a análise  inicial de viabilidade da solicitação
  4. Time de Arquitetura irá enviar e-mail para o comercial informando se é possível ou não implementar a solicitação. Caso seja possível informará a pré-estimativa de horas para a customização e enviará o item fiscal para faturamento de 16 horas para prosseguir com o escopo completo.
  5. Se houver faturamento da OP (16 horas) o time de arquitetura iniciará o detalhamento do escopo. Caso necessário, o cliente será contatado para esclarecimento de dúvidas.
  6. Análise de impactos junto ao Comitê de Produto Microvix.
  7. Agenda com cliente para apresentação do escopo.
  8. Caso o escopo seja aprovado pelo cliente, Arquitetura envia o documento com estimativa de horas para precificação comercial.
  9. Comercial envia Escopo com a precificação ao cliente.
  10. Após aprovação comercial, direcionamento do escopo aprovado ao Desenvolvedor Terceiro (LSP), que irá alocar o projeto em fila e nos passar data de início e fim de desenvolvimento.


SLA:

Vide aqui: SLA - Serviços Arquitetura

O SLA poderá variar para mais ou para menos, a depender da complexidade do tema.
Após a análise de viabilidade junto ao comitê de produto, o Arquiteto informará a data para a agenda de apresentação do escopo ao cliente.


Atenção!

Customizações são realizadas somente para alterações pontuais, ou seja, soluções que não demandem acompanhamento periódico.

As alterações de cunho fiscal/tributário, seguem especificamente via Melhoria/Evolução de Produto, por meio do Road Map de P&D, pois demandam acompanhamento/manutenção periódicas devido a legislações que sofrem alterações, e são manutenidas pelo time de Compliance Fiscal (P&D).

Ficha de Solicitação de Customização Microvix



Versão 9
Atualização: