Foi publicado no Microvix o EDI padrão para importação de Produtos, Faturas e Clientes. 

Sendo assim: Somente serão realizadas importações via Banco de Dados, caso o Microvix esteja com algum Bug impossibilitando a importação pelas ferramentas padrões.
Neste caso, deve-se abrir um protocolo para o Suporte que direcionará o tema para correção do Time de Sustentação.

Obs. 1: O número do protocolo aberto para tratar o erro junto ao Suporte, deverá ser informado para o Time de Arquitetura através da abertura de um caso no Salesforce para fila de atendimento DC SHOPPING ARQUITETURA.


Atalhos

O que é Importação de dados?

O processo de importação é utilizado para imputar dados em massa no sistema Microvix, via banco de dados.

O que pode ser importado via banco de dados?

Cadastro de clientes e fornecedores, cadastros auxiliares de produtos, produtos e faturas (a pagar e a receber).

Em que situações ocorre uma Importação?

A importação geralmente ocorre na abertura de um novo portal ou empresa, pois muitas vezes o cliente já utilizava um outro sistema, e como é necessária a migração para o Microvix, o processo se faz necessário para que o sistema venha com as informações que já estavam cadastradas em seu sistema legado.

Tem algum custo?

A primeira importação de clientes/fornecedores, é bonificada desde que:

  • Respeite as tabelas e campos descritos na planilha padrão de importação.
  • O Microvix ERP tenha até 30 clientes/fornecedores cadastrados.
  • Não haja inclusão de novos campos/colunas na planilha padrão.
  • Se existir até 30 registros (entrada, saída, devoluções, ajustes de estoque...) na tabela movimento podemos considerar como 1a importação bonificada, caso contrário será considerada importação diferencial, pois o portal já começou a faturar. Existe uma rotina no Tools para exibir a quantidade de registros de uma determinada tabela, se chama “Consultar quantidade de registros em tabelas”.


A primeira importação de produtos e cadastros auxiliares de produtos é bonificada, desde que:

  • Respeite as tabelas e campos descritos na planilha padrão de importação.
  • Não haja inclusão de novos campos/colunas na planilha padrão.
  • Se existir até 30 produtos vinculados a estrutura mercadológica (setor, linha, marca, grade 1, grade 2, coleção, espessura) ao registro geral cadastrados no ERP.
  • Se existir um ou mais produtos com estrutura mercadológica (setor, linha, marca, grade 1, grade 2, coleção, espessura) diferente de geral cadastrados no ERP será considerada importação diferencial e haverá estimativa de horas;
  • Se existir até 30 registros (entrada, saída, devoluções, ajustes de estoque...) na tabela movimento podemos considerar como 1a importação bonificada, caso contrário será considerada importação diferencial, pois o portal já começou a faturar. Existe uma rotina no Tools para exibir a quantidade de registros de uma determinada tabela, se chama “Consultar quantidade de registros em tabelas”.


Importação de faturas das contas a pagar e contas a receber não se enquadram na primeira importação bonificada, sendo assim, serão estimadas horas faturadas.

Qualquer solicitação de alteração ou inclusão de informação na importação já realizada que não estava contida no checklist e na TP serão estimadas horas faturadas.

Após a primeira importação, todas as demais serão estimadas horas. É importante destacar que será 1 importação por portal, ou seja, se solicitado apenas clientes e no dia seguinte solicitado produtos, esta segunda solicitação passa a ser faturada. Ou se futuramente forem abertas novas empresas no portal, se necessário importar produtos não será mais considerado como primeira.

Como solicitar uma importação?

Para solicitar uma importação de dados ou sanar qualquer dúvida a respeito, é necessário a abertura de um caso no Salesforce para fila de atendimento DC SHOPPING ARQUITETURA.

Quais as informações necessárias para abertura de chamado de importação?

É obrigatório anexar os documentos solicitados conforme cada tipo de importação, Padrão ou Quadrant X Microvix.

Toda informação que estiver no checklist e na TP será seguida à risca, qualquer particularidade deverá ser informada na TP, caso contrário iremos realizar o procedimento padrão de importação.

Importação solicitada que não constarem os documentos padrões preenchidos não serão realizados até que as informações sejam corrigidas pelo solicitante. TP´s abertas com informações incompletas na planilha e checklist serão devolvidas imediatamente para correções e ajustes, não daremos andamento até que todas as informações estejam plausíveis. Não alteramos documentação mesmo com solicitação para tal, as correções/alterações são de responsabilidade do solicitante junto com o cliente.

1 -Documentos -  Importação Padrão (Clientes/Fornec., Produtos e Faturas):

Feita através da planilha e checklist.

Caso o tamanho da planilha seja maior do que o permitido, ela pode ser disponibilizada em um FTP, Onedrive ou similares. Não serão aceitas importações sem ambos os documentos.


Atualização da planilha de importação  


2 - Documentos Importação do Sistema Quadrant X Microvix

Para migração do Quadrant os dados podem ser encaminhados das seguintes formas: planilha de importação padrão, backup completo da base ou em último caso extração de dados direto na base do cliente. Em caso de extração direta da base do cliente, o mesmo preciso fornecer uma forma de acesso: Terminal Server, LogMeIn, etc.

Clique no Link abaixo e faça o Download do tamplate atualizado:

3 - Documentos Importação Padrão Ramo Óptico

Esta Planilha e Manual Check List devem ser preenchidos para importações de produtos do Ramo Óptico, inclusive com integração Vision Lens. Não serão realizadas importações sem ambos os documentos

Atualização da planilha de importação  

4 – Documentos Importação Padrão Varejo de Serviços (Microvix Beauty)

Esta Planilha e Manual Check List devem ser preenchidos para importações de serviços. Não serão realizadas importações sem ambos os documentos.

Atualização da planilha de importação  

5 – Documentos Importação do Easy Linx x Microvix



Atualização da planilha de importação  

Como Interpretar a planilha de Importação de dados X Check list?

Clique aqui e assista o vídeo com duração de aproximadamente 30 minutos sobre o processo.

Qual é o prazo para uma importação padrão?

48h após a aprovação comercial, podendo ocorrer antes.


Caso haja urgência na importação dos itens bonificados e for ser realizada importação de faturas porém necessita de aprovação do cliente, favor abrir duas TP´s separadas para agilizar a importação dos itens bonificados.

Posso agendar uma importação de dados?

Sim! Caso necessite de uma importação em uma data específica, mas a planilha ainda não está disponível, é possível deixar a importação agendada através do fluxo comum de atendimento. Desta forma, você garante a importação destes dados na data desejada. Lembrando que a planilha e o checklist precisam estar de acordo com o padrão para que tudo ocorra conforme o esperado. (qualquer problema ou dúvida relacionada a planilha poderá atrasar o processo.)

Agendamento de importação deverá ser feito com no mínimo 2 dias úteis de antecedência, salvo exceções em função de anomalias na fila.

Qual o prazo para validação dos dados?

Após importado os dados, o solicitante tem o prazo de 10 dias para validação no sistema. Após este período qualquer manutenção estará sujeita a estimativa de horas, mesmo no período de validação, se na a importação for identificado qualquer falha por parte do consultor ou cliente a manutenção dos dados estará sujeita a estimativa de horas.


Erros na Importação

Caso ocorra algum erro na importação, ou seja alguma informação que estava no check list não tenha sido respeitada, e este erro tenha sido por apoio ou banco de dados, é necessário acionar o time de apoio com uma evidencia para que a correção seja feita o  mais rápido possível e sem custos. No entanto se evidenciado que não houve falha operacional interna mas sim de solicitação, o analista retorna com a evidencia e o ajuste desejado será feito somente após a estimativa de hora para o serviço ser aprovada.

Desfazer importação.

Se necessário desfazer uma importação, ou seja excluir todos os registros originados por ela, serão estimada horas para o serviço.

Importação Complementar

Após a primeira importação, qualquer outro dado que necessitar a ser importado passará por estimativa de horas.


Obserações e dicas Importantes 

  • É de inteira responsabilidade do solicitante o contato com o cliente para validação das informações;
  • O registro NCM no campo da planilha de importação precisa estar SEM a pontuação, para não impactar na lei de olho no imposto e outras tributações;
  • O registro CEST no campo da planilha de importação precisa estar COM a pontuação, para não impactar na importação do sistema;
  • Caso haja ou não concatenação na nomenclatura dos produtos, favor parametrizar corretamente o portal do cliente, não iremos dar continuidade na importação até que o parâmetro esteja condizendo com a solicitação;
  • Caso haja importação de saldo para mais de uma empresa no portal, favor criar colunas na planilha de importação de produto especificando o saldo por empresa. Ex.: Colunas Saldo empresa 1, Saldo empresa 2;
  • Caso o produto já esteja cadastrado no Portal, o padrão de importações diferenciais é somente acrescentar o que faltar. Atualizações são extremamente mais trabalhosas e precisam de uma cobrança diferenciada, para tal.
  • O registro Origem da Mercadoria no campo da planilha de importação precisa ser preenchido apenas com o código, conforme a planilha abaixo:

    Código

    Descrição

    0

    Nacional, exceto as indicadas nos códigos 3, 4, 5 e 8.

    1

    Estrangeira - Importação direta, exceto a indicada no código 6.

    2

    Estrangeira - Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no código 7.

    3

    Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação superior a 40% (quarenta por cento) e inferior ou igual a 70% (setenta por cento).

    4

    Nacional, cuja produção tenha sido feita em conformidade com os processos produtivos básicos (PPB) de que tratam o Decreto-Lei nº 288/1967, e as Leis nºs 8.248/1991, 8.387/1991, 10.176/2001 e 11.484/2007.

    5

    Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação inferior ou igual a 40% (quarenta por cento).

    6

    Estrangeira - Importação direta, sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX e gás natural.

    7

    Estrangeira - Adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX e gás natural.

    8

    Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação superior a 70% (setenta por cento).