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Como corrigir quando é informado Sem conexão SiTef ao realizar vendas no cartão?

Melhor Solução

No momento de uma venda com a forma de pagamento "Cartão" em que seja apresentada a mensagem "Sem conexão SiTef", conforme a imagem abaixo, deverão ser seguidos os passos descritos a seguir.

Sem conexão SiTef

- Será preciso identificar o programa OpenVPN GUI que está sendo executado na barra de tarefas (próximo ao relógio do Windows).

Ícone OpenVPN GUI

- Deve-se então clicar com o botão direito sobre o ícone OpenVPN GUI e selecionar a opção "Desconectar".

Desconectar OpenVPN GUI

- Vamos ativar inicio automático do serviço OpenVPN, isto é, quando iniciado o Windows o OpenVPN irá se conectar automaticamente. Agora no seu teclado aperte a tecla do Windows + a tecla R (Winkey + R) e digite services.msc

Como na imagem abaixo:

Serviço OpenVPN

- Na tela de serviços do Windows localize o serviço OpenVPNService. Note que existe três aplicativos OpenVPN, mas apenas o OpenVPNService será alterado.

Serviço OpenVPNService

- Com o botão direito do mouse clique sobre o serviço e vá em suas propriedades.

Propriedades OpenVPNService


- Altere o tipo de inicialização de manual para automático (número 1). Logo após, inicie o serviço (número 2) e clique em OK (número 3).

Configurando OpenVPNService


- Abra o POS, acesse o menu GERENCIAL → Clique na opção Acessar Administração TEF.


Acessar Administração TEF - POS


- Digite o número 1 dentro do campo e clique em OK.

Teste de conexão Sitef


- Digite a letra S dentro do campo e clique em OK.

Confirma teste de conexão Sitef


10ºApós a mensagem SITEF ATIVO estar constando, TEF está pronto para uso.

Confirmação TEF ativo


Para efetuar a conexão é necessário um certificado TEF no PDV. Cada dispositivo deve conter o seu certificado, e o mesmo certificado não poderá ser utilizado para demais PDVs.


Outro erro que pode ocasionar a falta de conexão Sitef é o adaptador de rede do OpenVPN (TAP-Windows Adapter V9) estar desativado.

Desta forma é necessário acessar as configurações de rede e internet do computador, localizadas perto da hora no ícone de conexão de rede.

Ícone de Rede


Clique com o botão direito do mouse e vá para Abrir Configurações de Rede e Internet.

Configurações de Rede e Internet


Após abrir a pagina do Windows de configurações localize e clique na opção Ethernet.

Opção Ethernet


Nesta pagina irá apresentar somente os adaptadores de Ethernet conectados, então como nosso adaptador TAP pode estar desativado não será apresentado, assim devemos clicar na opção Alterar opções de adaptador.

Configuração de adaptadores


Ao entrar nas opções de adaptador é possível ver todos os adaptadores que estão no seu computador, sejam eles criados por programas ou fisicamente do equipamento.

Localize o adaptador descrito como TAP-Windows Adapter V9, este deve estar desconectado quando nenhuma conexão do OpenVPN estiver ativa.

Adaptador TAP


Caso o adaptador esteja Desativado, clique com o botão direito do mouse e Ative o mesmo, para que o serviço OpenVPN Service possa utiliza-lo para conexão.

Ativando adaptador TAP


Utilizar apenas uma conexão

O adaptador TAP só pode conectar um dos processos, pelo Serviço OpenVPNService (passo 3 ao 6) ou via executável OpenVPN GUI, caso um dos processos já estejam executando o adaptador irá fornecer a preferência para ele e o outro processo não irá funcionar, pois também necessita do TAP para conectar.

Portanto executar o procedimento do passo 1 ao evitará o conflito de conexões para o adaptador.


Sem Conexão TEF

Após as tratativas acima, caso ao efetuar o teste de conexão Sitef e apresentar a mensagem Sem Conexão Sitef, entre em contato com nossos canais de atendimento, para verificação.


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