Assunto

(683) Rejeição: Chave de Acesso referenciada com Número inválido - Como resolver?

Melhor solução

Ocorre quando foi emitido uma Nota Fiscal Eletrônica onde referenciou um ou mais documento(s) de origem onde a chave de acesso informa número inválido, seja manualmente ou de forma automática. Siga o passo de solução conforme como foi referenciado a nota fiscal:

NOTA FISCAL REFERENCIADA MANUALMENTE:

Esta é a opção para quando você está referenciado uma nota fiscal que não foi realizada uma entrada de compras no MicrovixERP, permitindo assim você referenciar os dados da nota fiscal por digitação manual.

Neste procedimento, foi referenciado uma chave de acesso inválida, ocasionando assim a rejeição.

Para solucionar, emita novamente a nota fiscal e no momento da digitação da chave de acesso, faça uma consulta na SEFAZ antes de prosseguir para que confira se todas as chaves estão corretas. Você poderá consultar a chave no ambiente da SEFAZ clicando aqui.

NOTA FISCAL REFERENCIADA AUTOMATICAMENTE:

Esta opção é utilizada quando foi vinculado uma nota fiscal de origem que foi lançada como uma entrada no MicrovixERP, onde foi informado um número de chave de acesso incorreto no lançamento da nota fiscal.

Para solucionar, será necessário corrigir a chave que foi lançada na entrada. Para isto, acesse: Suprimentos > Estoque > Relatórios > Notas de Compras > Pelo mecanismo de filtro, informe os dados para localizar a nota fiscal de origem e clique em Gerar relatório > Localize a nota fiscal desejada e clique em 'Chave NF-e' para altera-lo.

Caso não seja apresentado a opção "Chave NF-e" abaixo da numeração da nota fiscal, isto significa que a entrada foi lançada com um modelo diferente de 55 - Nota Fiscal Eletrônica. Neste caso, será necessário cancelar a entrada e lançar novamente.

Corrija a chave de acesso, antes de confirmar a alteração consulte na base da SEFAZ clicando aqui para verificar se a chave informada está com situação válida.

Nesta opção, não será necessário emitir a nota fiscal novamente, você poderá reenviar para a SEFAZ. Se houver mais de uma nota fiscal referenciada, verifique todas as notas referenciadas.