Assunto

É possível dar entrada de nota com xml?

Melhor Solução

Sim, para dar entrada dessa nota acesse em Suprimentos> Estoque> Entrada de Compras> Entrada de Compras via XML (NF-e).


Esta rotina permite emitir notas fiscais de entrada através do upload de um arquivo XML oriundo da geração de uma nota fiscal eletrônica (NF-e). 
Na página inicial é necessário informar o caminho do arquivo XML da nota fiscal eletrônica para fazer o upload (o arquivo poderá ser encontrado clicando no botão "Procurar..."), informar também o plano de pagamento, natureza de operação, comprador, campo do produto (XML) e o campo do produto (ERP). Há também uma opção para reajuste do custo do produto atualizando o preço de venda ou o Markup. 
No campo "Pedido de Compra" pode ser informado um número de um pedido aprovado, não cancelado e não excluído, sendo que a rotina carregará automaticamente os campos de plano de natureza de operação e comprador de acordo com os dados do pedido.



Ao clicar em "Prosseguir" os dados do arquivo serão lidos e será verificado se existem já no sistema os registros de fornecedor e dos produtos da nota. Caso o fornecedor contido no arquivo XML não exista no ERP, automaticamente ele será cadastrado e a classe fiscal, necessária para a configuração tributária dos produtos, será configurada de acordo com a UF do fornecedor. Exemplo: Se o fornecedor for do estado do Paraná, sua classe fiscal será PR (para mais informações sobre configuração tributária vide item Config. Tributária neste manual). 

Caso seja informado um pedido, no campo "Pedido de compra", será comparado o CNPJ do emitente contido no arquivo, com o CNPJ do fornecedor contido no pedido de compras. Se houver divergência, será apresentada uma mensagem alertando o usuário sobre tal situação. Neste caso, o processo será interrompido, para que sejam realizados os devidos ajustes.



Se os produtos contidos no arquivo não existirem no sistema, será necessário marcar a opção "Código de barras" no campo "Campo do produto a ler" e marcar a opção "Incluir novos produtos" (esta opção somente estará disponível para marcação se no campo acima estiver selecionada a opção "código de barras"), desta maneira, ao prosseguir será aberta uma nova página para informar os dados para o cadastramento destes produtos no sistema, como setor, linha, marca, preço de custo, preço de venda e configuração tributária. O preço de venda deverá ser maior que zero.



Após ter efetuado a inserção dos produtos desejados, ao pressionar o botão "Prosseguir", o sistema apresentará a página de finalização da nota fiscal (dados e valores da nota). Nesta página será possível alterar os valores de IPI, Base ICMS e Valor ICMS através do botão . Além disso, para cancelar a edição, deve-se pressionar o botão . Realizadas as edições necessárias será possível definir os planos de pagamento, conforme a imagem abaixo.


  • Sem rótulos