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Tutoriais > Venda Fácil acesso via Mobile



Através do acesso à rotina de Venda Fácil via Mobile será possível efetivar vendas em qualquer ponto da loja emitindo NF-es ou NFC-es, o que agiliza o processo de venda e traz praticidade ao lojista.


Nota

  • O tipo de documento emitido dependerá do Estado em que está localizada a empresa.
  • Para utilizar o recurso de Pré-Venda/DAV é necessário entrar em contato com Suporte Técnico Linx Microvix para a correta parametrização.


Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx Microvix

Para que seja possível emitir Pré-Venda/DAV no Venda Fácil é necessário que o parâmetro "Utiliza DAV" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > POS esteja marcado.

Importante!

A rotina não contempla o CPF na nota, ou seja, atualmente o Venda Fácil Mobile não solicita a confirmação do CPF na nota;

É bem prático, basta ler o QR Code abaixo ou acessar o endereço: https://vendafacil.microvix.com.br e será exibida a página de login para que sejam informados usuário e senha para acesso.

QR Code para Acesso



Login


Para facilitar o acesso ao Venda Fácil via Mobile, é possível criar um atalho da rotina na tela inicial do celular.

Veja como é fácil:

IOS



Atalho no IOS


Android

Caso seja o primeiro acesso, o navegador irá sugerir adicionar o atalho a tela inicial. Basta clicar sobre o link.


Adicionar atalho


Também é possível adicionar o atalho manualmente.

Atalho no Android


Assim, ao acessar o Venda Fácil através do atalho é possível utilizar a rotina em modo de tela cheia, para melhor desempenho.

Não! Pensamos nisso para você! (grande sorriso)

Para tornar a sua jornada mais ágil será possível definir preferências para a rotina. Assim, não será necessário em cada acesso definir informações como: vendedor, tipo de venda, Natureza de Operação, série, depósito e tabela de preço.

Se você for um usuário Android, em seu primeiro acesso o sistema já solicitará que sejam definidas estas preferências. Já se você usa IOS, para defini-las basta acessar o menu lateral e clicar em "Configurações".

Acesso via Android


 

Acesso via IOS


Importante!

  • Serão exibidas somente as séries de NFC-e que não estejam associadas a uma estação do Linx Microvix POS. Para mais informações sobre o cadastro de estações, clique aqui;
  • Serão exibidas somente as séries de NF-e que estejam configuradas com numeração automática. Para mais informações sobre o cadastro de série, clique aqui.

É onde estão centralizados todos os recursos do Venda Fácil Mobile, para visualizá-los basta clicar no ícone disponível na tela inicial.


Menu Lateral

Através da opção "Cadastrar Cliente" disponível no menu lateral você pode efetuar o cadastro de um novo cliente para utilização na venda. Será necessário informar: CPF/CNPJ, Nome/Razão Social, Tenho Inscrição Estadual, Endereço (CEP, Logradouro, Número, Complemento, Bairro, Cidade e UF) e Contato. 


Cadastro de Cliente


Nota

Caso Cliente Produtor Rural gerar pedidos pelo Catálogo Digital, será necessários informar os dados completos (CPF, Nome, Inscrição Estadual, Endereço), pois no Venda Fácil, no ato de efetivar esse pedido, caso esse cadastro já tenha na base, será exibido um alerta que o CPF indicado no pedido já está cadastro e se deseja sobrescrever ou não os dados informados no pedido no cadastro do CRM.


Você pode! Independente do vendedor salvo nas configurações, é possível alterá-lo durante o processo de uma venda. Para isso, basta acionar o botão no cabeçalho da tela inicial.

Ícone Vendedor


Ao clicar no ícone será aberta uma janela para trocar o vendedor da venda em específico. A troca poderá ser realizada selecionando os vendedores exibidos no campo, manualmente pelo nome.

Seleção do Vendedor


Essa modificação se aplica para a venda em questão, mas não alterará as configurações pré-estabelecidas no menu lateral.

De uma forma bem simples! Após definir o tipo de emissão como "NFC-e" nas preferências, basta voltar à página principal para inserção dos produtos.

Página Inicial


Dica

A emissão de NFC-e pode ser realizada diretamente ao consumidor final, no entanto, para inserir um cliente específico basta clicar no botão "Consumidor Final" e buscar pelo cadastro desejado.


A inserção pode ser realizada através da pesquisa de item () ou bipando o código de barras () através da câmera do aparelho.

 

Inserir Itens


Ao clicar em "Pagar" será possível definir as formas de pagamento e/ou acréscimos através do botão "Outros Valores".


 

Definir Informações de Pagamento

Clique em "Finalizar" novamente, para gerar e autorizar a nota.

 

Finalizar Nota


Importante!

Para que a autorização da NFC-e ocorra é importante a contratação do MID-e junto à Linx e verificar se o cadastro no MID-e Central está correto.

Assim que a nota for autorizada você poderá enviar por e-mail ou imprimir o DANFE. Ao clicar em imprimir, o DANFE será baixado automaticamente em formato de PDF.

Enviar DANFE


Ao clicar para emitir o comprovante para troca, caso o cliente não tenha um e-mail cadastrado será exibida uma opção para informá-lo. Além disso, será possível imprimi-lo.

Enviar Comprovante de Troca


Caso o cliente não seja consumidor final, o e-mail inserido será adicionado ao cadastro no CRM.

Claro que pode! Após definir o tipo de emissão como "NF-e" nas preferências, basta voltar à página principal para inserir o cliente e os produtos.

 

Iniciar a Venda

Ao clicar em "Pagar" será possível definir as formas de pagamento e/ou acréscimos e descontos através do botão "Detalhes".

Definir Informações de Pagamento

Clique em "Pagar" novamente, para gerar e autorizar a nota.

 

Finalizar Nota

Assim que a nota for autorizada após a venda, clicando no botão "Enviar e-mail (DANFE e XML)", você poderá enviar por e-mail.

Enviar DANFE

Ao clicar para emitir o comprovante para troca, caso o cliente não tenha um e-mail cadastrado será exibida uma opção para informá-lo. Além disso, será possível imprimi-lo.

Enviar Comprovante de Troca


Caso o cliente não seja consumidor final, o e-mail inserido será adicionado ao cadastro no CRM.

Na página de inclusão de itens, através do botão Dados Adicionais é possível inserir os dados do transportador e informações adicionais para a venda do produto.



É muito simples! Basta clicar no ícone de e o catálogo será exibido em uma nova tela.

Acessar Catálogo de Produtos


Para buscar um item insira o código de barras, código do produto, descrição ou serial/controle. No resultado será possível visualizar a imagem do produto, o número de referência, o valor e o saldo em estoque, além de outros detalhes.

Detalhes do Produto


Além de produtos será possível também adicionar serviços para vendas diretas e pré-vendas.


Inserir serviço


No caso de produtos com grade, serão exibidos os tamanhos e cores disponíveis para seleção.

Produto em Grade



Posso aplicar mais filtros na minha pesquisa?

Claro que pode!

Em "Pesquisa Avançada", poderá inserir mais detalhes do produtos para realizar a busca, assim buscando um produto com mais precisão.

  • Campo pesquisa: permite inserir o código, referência ou descrição do produto;
  • Somente produtos com saldo: marcando esta opção serão exibidos somente produtos que possuem saldo;
  • Somente produtos em promoção: marcando esta opção serão exibidos somente produtos que possuem alguma promoção;
  • Somente produtos com imagem: marcando esta opção serão exibidos somente produtos que possuem imagem em seu cadastro;
  • Valor Mínimo: será possível estipular um valor mínimo do produto para a busca;
  • Valor Máximo: será possível estipular um valor máximo do produto para a busca;
  • Referências: permite inserir uma referência do produto;
  • Setor: permite selecionar um setor para filtrar na busca;
  • Linha: permite selecionar uma linha para filtrar na busca;
  • Marca: permite selecionar uma marca para filtrar na busca;
  • Coleção: permite selecionar uma coleção para filtrar na busca;
  • Tamanho: permite selecionar um tamanho para filtrar na busca;
  • Cores: permite selecionar uma cor para filtrar na busca.

E se eu precisar enviar o catálogo para algum cliente?

É possível! No resultado da busca, através do ícone gerar uma URL pública para compartilhar os resultados da busca com um cliente. O cliente que receber o catálogo, ainda poderá selecionar novos filtros para buscar outros produtos, porém não poderá remover os filtros já selecionados pelo usuário. Além disso, no catálogo compartilhado, terá a opção "Fale com o vendedor, onde exibirá informações sobre o vendedor que compartilhou para que o cliente possa entrar em contato.

Link para Compartilhar Catálogo


Ao retornar à tela inicial de vendas, o produto será inserido juntamente com a imagem.

Produto do Catálogo na Venda

É sim! Ao inserir o produto que possui Lote, será necessário informar o Lote. Clicando sobre o link de "Lote: Não informado", será exibida uma janela onde será possível visualizar todos os Lotes disponíveis para o produto selecionado.


Selecionar Lote


Caso o produto tenha somente um Lote, ele virá selecionado automaticamente com a quantidade já definida. Todos os Lotes disponíveis do produto poderão ser visualizados no campo "Lote". No campo quantidade poderá aumentar ou diminuir de acordo com a quantidade de produtos inseridos na tela de vendas. Após definir o Lote, clique em "Confirmar".


Lote Selecionado

Com certeza!

No catálogo de produtos, você poderá pesquisar por um serviço da mesma forma que ocorre a busca por um produto. Porém nesta opção não será exibido nenhum ícone de saldo/estoque, e também nenhuma informação de estoque do serviço.


Seleção de Serviço

Não será permitido inserir um Produto e um Serviço na mesma Venda.


Venda exclusiva de Produto ou Serviço


Geração de RPS

Quando for realizada a venda de um Serviço, ao final da venda será gerado um Recibo Provisório de Serviço (RPS). Permitirá imprimir o RPS ou enviar por e-mail.

RPS Gerado


A impressão e o envio do RPS por e-mail também poderá ser realizada posteriormente através de "Minhas Vendas" do menu do Venda Fácil.

Consultar RPS

Sim! Para isso, é preciso primeiro realizar as configurações para pedidos online na opção "Catálogo Digital" no menu.


Configurações do Catálogo Digital


Após realizar as configurações, o pedido online vai poder ser efetuado após o compartilhamento do Catálogo de Produtos com o Cliente. Nos produtos filtrados, ele poderá selecionar os que deseja comprar e adicionar ao carrinho.

Selecionando Produto


Todo os produtos adicionados irão para o carrinho que poderá ser visualizado através do ícone . Em "Meu Carrinho", será necessário adicionar algumas informações. No grupo "Totais" será exibido a soma do valor dos produtos, o valor do cupom de desconto aplicado, o valor de promoções aplicado, o valor da entrega e o valor total do pedido.

Meu Carrinho com o Pedido


Ao prosseguir, será necessário que o Cliente insira algumas informações de identificação.

Informações de Identificação


Na tela de pagamento o cliente deverá escolher entre o pagamento online ou na retirada na Loja.

Escolher Pagamento


Em "Nova Compra" o cliente poderá efetuar um novo pedido. Com a venda finalizada, o pedido ficará salvo em "Vendas em Aberto".

Isso aconteceu porque nas configurações de venda o parâmetro "Obrigar preenchimento do NSU e Código de autorização em operações não TEF" foi marcado. Desta forma, se a venda estiver sendo efetuada com Cartão de Crédito ou Débito não TEF será obrigatório informar os dois campos na tela de pagamento.

Campos não Informados


Clicando sobre o link para edição, será exibida uma janela para digitá-los.

Informar Campos


Não será possível finalizar a venda sem inserir o NSU e o Código de Autorização. Deste modo, ao prosseguir será exibido um alerta.

Alerta para Informar os Campos

Pode sim!

Através desta opção do menu, o usuário terá acesso às rotinas do Crediário Fácil. Ao acessar a página, poderá visualizar as opções de Ficha do Cliente e Recebimento de Parcelas da rotina.


Tela do Crediário Fácil


Dica

Para saber mais sobre as rotinas do Crediário Fácil, acesse o manual clicando aqui.

Claro!

Após cadastrar um orçamento e aprovar, o pedido ficará disponível no menu de "Vendas em Aberto".


Vendas em Aberto


Ao selecionar um pedido, será redirecionado para a página de inserção de itens do Venda Fácil com informações sobre o pedido.

Faturando Pedido de Orçamento


Ao clicar em "Pagar" a forma de pagamento já estará selecionada, definida previamente no orçamento do pedido e não será permitido alterá-la ou acrescentar outros valores.

Pagamento do Pedido


Mas se atente! Se no momento de finalizar um pedido de orçamento ou uma Pré-Venda, caso nas configurações de venda o parâmetro "Obrigar preenchimento do NSU e Código de autorização em operações não TEF" estiver marcado será obrigatório informar os dois campos na tela de pagamento.

Informar Campos


Não será possível finalizar o pedido sem inserir o NSU e o Código de Autorização. Deste modo, ao prosseguir um alerta será apresentado.

Alerta para Informar os Campos


Ao finalizar, a nota será gerada e serão apresentadas as seguintes opções:

  • Imprimir DANFE;
  • Enviar E-mail (DANFE e XML);
  • Comprovante para Fins de Troca;
  • Documento Interno;
  • Nova Venda.


Nota Gerada e Autorizada

Pode sim!

Após a inclusão de itens, clique sobre o ícone e selecione a opção "Incluir Desconto".

  • Incluir Desconto: permite adicionar o valor de desconto que será concedido;
  • Excluir: ao selecionar esta opção o item será excluído da venda.

Incluir Desconto


Ao acessar a opção, será possível definir o tipo, se por valor ou percentual e o valor do desconto.


Desconto Aplicado


Caso o item já tenha desconto será possível alterar o valor ou excluir.

    • Alterar Desconto: nesta opção será possível modificar o desconto já aplicado no item;
    • Excluir Desconto: através desta opção será possível excluir o desconto que já foi aplicado no item.

Alterar Desconto


Na barra inferior serão apresentadas as informações de Desconto Itens, Desconto Venda e Total dos descontos aplicados. Para aplicar o desconto na venda, basta selecionar o link "Desconto Venda", o sistema exibirá um alerta com o valor ainda disponível para desconto e um campo para inserir o valor desejado. Conforme for inserido o desconto, o valor disponível vai diminuindo.

Desconto na Venda


Mas lembre-se que o desconto não pode exceder o limite permitido ao usuário. Caso isso aconteça, será exibida uma mensagem de alerta na tela.

Limite do Desconto Excedido


Ao tentar prosseguir a venda com o limite excedido, será necessário inserir as credenciais de um usuário que possua o limite de desconto igual ou maior ao que foi inserido na venda para aprovação. Para aprovar localmente basta um supervisor inserir o usuário e senha, e clicar em "Aprovar" em seguida. Porém, caso o vendedor esteja em outro local que não é o mesmo do supervisor, poderá enviar um link para aprovação remota por meio de cópia ou WhatsApp.

Aprovação do Desconto

Claro que pode!

Ao selecionar o pagamento com crediário, caso o parâmetro de Análise de Crédito esteja habilitado e o cliente da venda tenha um crédito aprovado, será exibido as informações detalhadas.

Análise de Crédito do Cliente


Através das informações de análise de crédito do cliente, poderá selecionar um plano de pagamento disponível. Em seguida deve ser definido o valor e data de vencimento das parcelas.

Definir Plano de Pagamento


Caso o valor da venda seja maior que o valor máximo de crédito do cliente, será alertado.

Limite de Compra Não Disponível


Após definir o plano e as parcelas, o pagamento será inserido entre as formas de pagamento.

Pagamento Inserido

Sim! Será possível adicionar cupons de desconto às venda ou Pré-Vendas. Para inseri-lo, basta adicionar o código.


Adicionar cupom


Cupom adicionado

Regras:

  • O código inserido deve ser exatamente igual ao cadastrado;
  • O cupom deve estar disponível, vinculado à empresa em que a venda está sendo feita e dentro do período de vigência;
  • A quantidade de aplicações do cupom não pode ultrapassar o limite configurado;
  • O cupom poderá ser aplicado independente de ações promocionais ou campanhas que incidam sobre a Pré-Venda;
  • O valor do desconto oriundo do cupom somará ao valor total de desconto aplicado à Pré-Venda;
  • O percentual de desconto do cupom deverá ser aplicado no valor total dos itens de venda e Pré-Venda, deduzindo os descontos por item e no total da venda;
  • Caso o valor de desconto do cupom ultrapasse o valor restante dos pagamentos, ele não será aplicado à Pré-Venda;
  • Caso necessário, o cupom poderá ser removido da Pré-Venda;
  • Caso o cupom seja incluído e após isso, a Pré-Venda seja alterada, ele será removido e deverá ser adicionado novamente;
  • Não será possível aplicar cupom de desconto em Pré-Vendas que contenham kit;
  • Caso a venda para a qual o cupom foi aplicado seja cancelada, a quantidade utilizada será estornada. 


Nota

Para mais informações sobre o cadastro de cupons, clique aqui.

Tudo para agradar o cliente! Caso os produtos incluídos na venda estejam cadastrados em alguma ação promocional, a ação será aplicada na tela de pagamento, exibindo os descontos oriundos da ação promocional associada aos produtos.


Ação Promocional Aplicada


No botão  será exibido separadamente o valor do desconto aplicado por uma ação promocional. O valor não poderá ser alterado.


Desconto Ação Promocional


É importante lembrar que apenas sete tipos de ações promocionais poderão ser aplicadas nas vendas. Para cadastrá-las acesse Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > Ações Promocionais. As ações disponíveis para o Venda Fácil são as seguintes:

  • Ação Promocional Tipo 1 - Valor da Venda x Referência;
  • Ação Promocional Tipo 2 - Valor da Venda x Produto Promocional;
  • Ação Promocional Tipo 3 - Compre produtos do Setor "X" e ganhe desconto em "Y";
  • Ação Promocional Tipo 4 - Compre produtos "X" e ganhe produto "Y";
  • Ação Promocional Tipo 5 - Compre produtos "X" e ganhe desconto em produto "Y";
  • Ação Promocional Tipo 6 - Compre uma quantidade de produtos "X" e ganhe produto "Y";
  • Ação Promocional Tipo 7 - Compre uma quantidade de produtos "X" e ganhe descontos nesses produtos.


Nota

Caso os itens da venda se enquadrem em mais de uma ação promocional, todos os descontos serão aplicados na venda, permitindo a cumulatividade. Porém é importante se atentar nas seguintes exceções:

  • As ações de Tipo 3 a 8 não podem ser utilizados em conjunto no mesmo item da venda. Assim, um item que tenha recebido desconto de uma outra Ação Promocional, seja ela qual for, não pode mais receber um desconto de uma Ação Promocional do Tipo 3 ao 8;
  • As ações de Tipo 1 e 2 podem ser utilizados em conjunto no mesmo item da venda. Assim, um item que tenha recebido desconto de uma outra Ação Promocional, seja ela qual for, pode receber um desconto de uma Ação Promocional do Tipo 1 ou 2.

Dica

Para mais informações sobre o cadastro de ações promocionais clique aqui.


Consegue sim! Quando a Pré-Venda for gerada através do POS ou mediante aplicativo de integração no qual são inseridos os pedidos, será possível efetivá-la pelo Venda Fácil.


Nota

Lembrando que não será permitido efetuar uma Pré-Venda ou venda direto com produtos ópticos pelo Venda Fácil quando for do tipo lente, o sistema irá exibir um aviso.


Aviso sobre Produtos Ópticos


Porém, quando o produto for armação será permitido realizar uma venda direta ou Pré-Venda.


Listagem de Vendas em Aberto

Na listagem de vendas em aberto as Pré-Vendas identificadas como remessa serão exibidas com os seguintes status:

  • Em Preparação: o produto, no caso a lente e/ou armação, ainda está em produção;
  • Disponível para retirada: o produto está pronto na loja e disponível para retirada.

Listagem de Pré-Vendas


Prazo de Entrega

Ao selecionar uma Pré-Venda que está em preparação, será possível visualizar o prazo de entrega do pedido. Como padrão o sistema definirá o prazo de dez dias a partir do dia em que foi gerada a Pré-Venda, no entanto, será possível alterá-lo. Vale salientar, que se no cadastro do produto o campo "Prazo de Entrega (dias)" estiver definido, o prazo considerado será este. 


Detalhamento da Pré-Venda


Em "Agendar Entrega" será possível definir uma nova data e horário de previsão de entrega. Ao clicar em "Atualizar", o novo prazo será salvo.


Alteração do Prazo de Entrega

Notificação

Quando o produto já estiver na loja, pronto para a retirada, será possível notificar o cliente para a retirada do pedido. A notificação poderá ser feita pelo WhatsApp ou E-mail cadastrados do cliente, caso as formas de contato não estejam definidas estas opções serão inativadas. 


Pedido Disponível para Retirada


Faturamento do Pedido

No momento da retirada do produto, será necessário efetivar a Pré-Venda e realizar o faturamento do pedido. Ao clicar em efetivar, será exibida a tela de inclusão de itens para conferência e somente será possível realizar alterações dos dados adicionais, editar (tipo da venda, série e Natureza de Operação) e cliente.


Faturamento do Pedido


Na tela de pagamento será exibido o valor antecipado e o restante a ser pago. O pagamento antecipado não poderá ser removido, assim como não poderão ser inseridos acréscimos ou descontos em "Outros Valores".


Restante do Pagamento


Finalizado o faturamento, a Nota Fiscal do pedido será gerada.


Nota Fiscal Gerada


Nota

  • No momento de faturar uma Pré-Venda com produtos de ramo óptico, a antecipação financeira somente será exigida se houver uma lente entre os itens;
  • No momento de faturar uma Pré-Venda com produtos de ramo óptico, não será permitido alterar os itens caso esteja incluído algum do tipo "Lente". Porém, será possível removê-lo e assim editar os demais produtos.
  • Caso ocorra alguma instabilidade entre a comunicação com a SEFAZ será habilitada autorização em contingência. Assim, o sistema garante a finalização da venda e o processo de emissão da NF-e.


Você pode sim! Basta acessar a opção de "Troca" no menu lateral.


Menu de Troca



Ao acessar a página, você poderá as vendas disponíveis para troca através dos filtros cliente/produto, token e serial. Ao realizar a busca serão apresentadas todas as vendas disponíveis para troca.


Trocas Disponíveis


Antes de efetuar a troca, é necessário inserir o motivo.


Motivo da Troca


E eu posso gerar uma venda após efetuar a troca?

Mas é claro! Basta clicar em "Trocar e Vender", assim será redirecionado para a venda e na tela do pagamento já estará selecionado o vale com o valor da troca que acabou de efetuar. Porém também é possível gerar a troca e realizar a venda em outra data ao clicar em "Trocar".


Nota

  • Caso a nova venda possua valor inferior ao vale gerado, será preenchido somente o valor da venda;
  • Caso a nova venda possua valor superior ao vale gerado, será necessário que o usuário selecione mais planos até que feche o valor da venda;
  • O Vale-Trocas poderá ser visualizado em Faturamento > Loja > Painel > Vale-Compras e Trocas > Listagem dos Vales Compras;
  • Caso a data de validade para a troca seja de 6 meses, mas o motivo de troca possuir um prazo de adaptação de 15 dias, o usuário só poderá efetuar a troca do produto usando esse motivo dentro dos 15 dias especificados;
  • Na listagem dos itens disponíveis para troca serão exibidos os últimos 30 registros, listando por primeiro as últimas vendas registradas da loja logada. Além disso, não serão listados os produtos já inseridos em outra troca (tokens já utilizados);
  • No momento de inserir o motivo da troca, se o cliente estiver como Consumidor Final, será obrigatório selecionar um produto.

Pode sim! Na tela de pagamento será possível selecionar "Vale" para a forma de pagamento. Assim, se o cliente tiver vales disponíveis, eles serão exibidos.


Seleção do Vale


Caso não seja encontrado nenhum vale, é possível informar manualmente, clicando sobre o ícone  e inserindo o número do vale.


Busca Manual


O cliente poderá realizar o pagamento utilizando o vale e outras formas de pagamento na mesma venda.


Seleção de Forma de Pagamento além do Vale


E se eu quiser realizar um pagamento com o crédito do cliente?

Também é possível. Caso o cliente tenha saldo no crédito disponível, basta selecioná-lo na mesma aba de "Vale".


Crédito Adicionado como Forma de Pagamento


E ainda poderá realizar o pagamento utilizando o crédito e outras formas de pagamento na mesma venda.


Seleção de Forma de Pagamento além do Crédito

Pode sim!

Na tela de pagamento, basta selecionar o plano do QR Linx. Ao selecioná-lo será exibido o QR Code para que seja realizada a leitura e o pagamento seja efetivado através do celular. 


Leitura do QR Code


A leitura deverá ser realizada em até 90 segundos, caso contrário o tempo expirará e será possível novamente ou abandonar e selecionar outro plano de pagamento.


Tempo de Leitura do QR Code Expirado


É importante lembrar que caso o QR Linx não esteja contratado, ao tentar acioná-lo será apresentada a seguinte mensagem.


Mensagem de Contratação


Carteiras Digitais Aceitas

Atualmente, o Venda Fácil permite efetivar pagamentos com os seguintes parceiros.

  • Banqi;
  • Mercado Pago;
  • Merci;
  • Ame;
  • PicPay;
  • PIX;
  • ContaLinx.

Para mais informações sobre o QR Linx, clique aqui.


Nota

  • O QR Linx não poderá ser utilizado para Pré-Venda;
  • O QR Linx poderá ser utilizado com outros planos de pagamentos inseridos na venda;
  • Caso o pagamento tenha sido efetuado com o QR Linx, o usuário deverá realizar um estorno da transação para que o plano de pagamento seja excluído;
  • Caso ocorra um erro ou rejeição em uma venda de NFC-e, o pagamento com QR Linx será estornado automaticamente. Se o estorno automático não for realizado, o usuário poderá fazer o processo de forma gerencial.

É possível sim! Ao final de uma venda com plano de pagamento de Cartão de Crédito ou Débito, Crediário ou Voucher, você poderá alterar as informações de valor, data de vencimento e observações das faturas geradas. Basta clicar no ícone de cada informação.


Alterações Disponíveis



Ao clicar sobre a opção "Carnê" será possível imprimir o carnê com o valor total da venda para pagamento ou compartilhar via cópia do link, WhatsApp ou e-mail.


Compartilhar carnê


Após realizar as alterações necessárias, clique em "Salvar" para gravar as faturas. Através da opção "Voltar", será possível retornar para a Nota Fiscal gerada e utilizar as outras ações disponíveis.

Claro! Após a inclusão de itens basta apenas acionar o botão de Pré-Venda. Será apresentada a página de pagamento para que sejam definidas as informações e o documento gravado.


Pré-venda/DAV Gerada


Nota

  • As informações de pagamento da Pré-Venda não são obrigatórias. Deste modo, ao não defini-las, será exibida uma mensagem para confirmar se deseja continuar mesmo assim. Ao clicar em Sim ela poderá ser finalizada normalmente.


Pré-venda sem Planos de Pagamentos


  • Quando a pré-venda for convertida em NF-e, só será excluída (baixada) a pré-venda após a autorização e gravação do documento fiscal;
  • Quando a pré-venda for convertida em NFC-e, só será excluída (baixada) a pré-venda após a autorização e gravação do documento fiscal;
  • Quando a pré-venda for convertida em NF Consumidor, só será excluída (baixada) a pré-venda após a emissão do documento fiscal.


Sobre a efetivação de uma Pré-Venda sem pagamento:

  • A efetivação seguirá o mesmo fluxo de um faturamento de pedido;
  • Não será possível adicionar, alterar ou remover itens;
  • Não será possível alterar qualquer valor que possa modificar o valor total da venda (desconto, acréscimo, frete, seguro, despesas acessórias);
  • Para os itens, somente será possível informar lote e serial, caso o produto se enquadre nestas condições;
  • Poderão ser adicionados ou removidos pagamentos de acordo com a necessidade.


Depois de geradas onde eu consulto?

Ah claro! Depois de geradas você pode as consultá-las através do botão "Vendas em Aberto" disponível no menu lateral e visualizar a listagem de todos os documentos gravados.

Listagem


O cliente pode visualizar a Pré-Venda?

Claro! Após gerar a Pré-Venda, e também nas vendas em aberto, é possível compartilhar o link para o cliente através da cópia da url, enviando pelo WhatsApp ou e-mail.

Link para compartilhar a Pré-Venda


Clicando sobre o ícone do WhatsApp, será exibida uma janela para informar o número.

Informar número de WhatsApp


Posso gerar uma Pré-Venda com Consumidor Final?

Pode sim! Após inserir os itens e clicar em Pré-Venda, será apresentada uma janela para sejam informados dados básicos do cliente, porém sem a necessidade de cadastrá-lo.

Informações do Cliente


Apenas no momento de finalização da Pré-Venda, caso seja emitida uma NF-e será necessário selecionar ou cadastrar um cliente válido.


Seleção de Cliente


Posso editar uma Pré-Venda?

Com certeza pode! Para isso, basta clicar no botão disponível no detalhamento da Pré-Venda. Ao editá-la, na tela inicial de vendas será possível realizar as seguintes alterações:

  • Alterar o Cliente;
  • O vendedor poderá ser alterado, desde que a permissão "Altera Vendedor de Pré-Vendas" esteja marcada em:  Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Venda Fácil, caso contrário, esta opção estará bloqueada para modificação;
  • Inserir novos produtos;
  • Alterar a quantidade dos produtos existentes;
  • Excluir um produto;
  • Conceder desconto no item e/ou na venda;
  • Inserir ou editar os dados adicionais;
  • Alterar o serial.

Editar Pré-Venda


Ao realizar alteração nos produtos será exibido um alerta sobre a remoção dos planos de pagamento e se deseja continuar mesmo assim.

Remoção dos Pagamentos


Assim, na tela de pagamento será necessário inserir novamente os planos. Caso os planos de pagamentos sejam mantidos, o usuário poderá excluir e inserir novos. 

Seleção de Novos Planos de Pagamento


Clicando em "Salvar" na tela de inclusão de itens e depois em "Finalizar" as alterações ficarão salvas e a Pré-Venda continuará disponível em Vendas em Aberto para efetivar ou realizar novas alterações se necessário. Porém, se o usuário alterar os dados, clicar em "Pagar" e depois em "Finalizar", a venda será efetivada. 


Nota

  • Caso o usuário tenha a permissão de usuário "Realizar apenas o cadastro e alteração de Pré-venda" marcada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Venda Fácil, ele poderá realizar alterações na Pré-Venda, mas não poderá efetivá-la;
  • Pré-venda oriunda de pedido online não poderão ser editadas, apenas efetivadas.


Posso editar, efetivar ou cancelar uma pré-venda de serviço?

Claro que pode! Após gerar a pré-venda com um serviço, você poderá consultá-la e realizar as ações de editar, efetivar ou cancelar!


Pré-venda serviço


O sistema pediu para eu preencher os campos NSU e Código de Autorização, o que eu faço?

É muito simples! No momento de finalizar uma Pré-Venda, caso nas configurações de venda o parâmetro "Obrigar preenchimento do NSU e Código de autorização em operações não TEF" estiver marcado será obrigatório informar os dois campos na tela de pagamento.


Informar Dados


Caso a Pré-Venda tenha sido efetuada sem um plano de pagamento informado, então os campos serão requisitados na tela de pagamento.

Campos Não Informados


Não será possível finalizar a venda sem inserir o NSU e o Código de Autorização. Deste modo, ao prosseguir um alerta será apresentado.

Alerta para Informar os Campos


Estes campos somente serão obrigatórios caso a Pré-Venda tenha sido efetuada com Cartão de Crédito ou Débito não TEF.

É sim! (piscar o olho)

Para isso basta acessar a opção "Relatório Fechamento" no menu do Venda Fácil. Ao acessar a rotina, serão exibidos alguns filtros que poderão ser definidos para a busca dos relatórios.

  • Data Inicial e Data Final: poderá selecionar o período em que ocorreram as vendas para efetuar a busca do relatório;
  • Vendedor: poderá selecionar o vendedor responsável pela venda;


Tela de filtros


No resultado da busca poderá visualizar o totalizador das vendas separados por formas de pagamentos. Também será apresentado na busca os detalhes da venda.


Resultado da pesquisa


O relatório pode ser baixado para o arquivo em Excel clicando sobre o botão de "Download".

Consegue sim! (sorriso)

Mas apenas as vendas realizadas no dia, para visualizá-las no menu lateral basta acessar a opção "Minhas Vendas" e serão exibidas as seguintes informações: PA - Peças por Atendimento, TM - Ticket Médio e PM - Preço Médio para acompanhamento do vendedor, e a listagem das vendas efetuadas.

Listagem de Vendas do Dia


Para a NFC-e será possível cancelar, imprimir ou enviar a nota emitida. Ao clicar no ícone de cancelamento (), você será questionado se deseja realmente confirmar a operação e ao clicar em "SIM" a venda será exibida como cancelada.

Cancelamento de Venda

Pode sim! Ao final de qualquer venda ou Pré-Venda, terá a opção de "Pedido Separação".

 Pedido de Separação


Ao abrir a impressão do pedido de separação, será exibido o documento com informações do cliente e do pedido.

Pedido de Separação


Nota

Há outras formas de imprimir o pedido de separação:

  • Na finalização ao gerar uma Pré-Venda;
  • Na finalização ao gerar uma venda de qualquer tipo;
  • No detalhamento de Pré-Venda;
  • Nas Minhas Vendas.


  • Sem rótulos