Após todas as configurações realizadas será possível utilizar o programa de fidelidade nas vendas efetuadas a partir do Microvix POS, realizando o acúmulo, resgate, consulta e estorno de pontos. 


Acúmulo de Pontos 


Após inserir os produtos na venda e clicar em "Pagamento" para prosseguir com a finalização, o sistema questionará o usuário sobre o desejo de acumular pontos ou não. 


Acumular pontos

Realizar acúmulo


Ao confirmar,  serão solicitada as seguintes informações:


  • Selecionar Operadora: deve ser informada a operadora responsável pelo cartão fidelidade para o acúmulo dos pontos;
  • CPF ou Número do Cartão: deve ser inserido o número do CPF ou Cartão do consumidor que receberá os pontos;
  • Informar PIN: este campo é opcional e ao marcá-lo será exibido o campo PIN para que seja inserida uma senha numérica impressa no cartão.


Informações para acúmulo

Informações para o acúmulo de pontos


Após confirmar as informações e finalizar a venda, os pontos serão contabilizados para o cartão do consumidor conforme as regras especificadas nas configurações para a operadora. Além disso, será impresso um comprovante semelhante ao exemplo abaixo.


Comprovante

Comprovante fidelidade


Dica

Para que seja possível realizar o acúmulo de pontos nas vendas é necessário que o usuário em questão possua a permissão "Acúmulo de pontos no cartão no PDV" disponível para configuração em: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Fidelidade (HUB).


Resgate de Pontos 


Durante a venda o cliente poderá solicitar o resgate de seus pontos acumulados, desta forma, poderá utilizá-los para efetuar o pagamento total ou parcial (de acordo com o saldo disponível). As operadoras disponíveis estarão na aba "Fidelidade" da tela de pagamento.


Operadoras

Operadoras disponíveis para resgate


Quando selecionada uma das operadoras, serão solicitados os seguintes dados: 

  • CPF ou Número do Cartão: deve ser inserido o documento ou o número do fidelidade do consumidor para o resgate;
  • Informar PIN:  este campo é opcional e ao marcá-lo será exibido o campo PIN para que seja inserida uma senha numérica impressa no cartão.


Dados para resgate

Dados para o resgate


Se os dados forem válidos e o consumidor possuir saldo, serão apresentados os valores disponíveis para resgate para que o usuário os defina. 


  • Valor da Compra: que está sendo realizada; 
  • Pontos disponíveis: quantidade de pontos acumulados e disponíveis para resgate do consumidor em questão;
  • Vales disponíveis: quantidade de vales disponíveis para resgate de acordo com a pontuação;
  • Vales utilizados: permite definir a quantidade de vales que serão aplicados na venda;
  • Valor R$: valor em reais correspondente ao vale.


Resgate

Valores para resgate


Recompensa


Para operadora Givex, quando o parâmetro "Resgate por Recompensa" estiver configurado, ao selecioná-la na aba "Fidelidade", a tela de resgate será modificada e possuirá os seguintes campos:


  • Tipo de Resgate:
    • Recompensa: valor de desconto configurado considerando o total de pontos que o cliente possui;
    • Pontuação: utiliza a forma convencional de resgate disponível para todas as operadoras e descrita acima;
  • Valor da compra: que está sendo realizada;
  • Pontos disponíveis: quantidade de pontos acumulados e disponíveis para resgate do consumidor em questão;
  • Recompensa: através do botão de pesquisa, é possível buscar as recompensas disponíveis;
  • Pontos utilizados: quantidade de pontos utilizados para o resgate em questão
  • Valor R$: valor em reais correspondente ao vale.


Resgate por recompensa

Resgate com a opção de recompensa


Recompensas disponíveis

Seleção de recompensa


Após a finalização da venda, o sistema emitirá o comprovante da operação com o valor pago através do vale, e todas as informações referente ao número do cartão, quantidade de pontos resgatados, saldo total de pontos após o resgate, NSU Cliente e NSU Host. 


Dica

Para que seja possível realizar o resgate de pontos nas vendas é necessário que o usuário em questão possua a permissão "Resgate no cartão na venda de mercadoria" disponível para configuração em: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Fidelidade (HUB).


Nota

  • Se o parâmetro "Considerar valor do resgate como desconto" estiver marcado, os pontos serão convertidos em desconto e aplicados no campo "Acrésc./Desc." Além disso, se no parâmetro "Valor máximo de desconto não pode ultrapassar o valor do seguinte custo", estiver selecionado um dos custos disponíveis (Médio, ICMS ou Total), não será possível utilizar um valor maior que eles como desconto na venda.
  • Caso a operação padrão correspondente a venda com utilização de vale fidelidade estiver desconfigurada, o sistema exibirá a mensagem abaixo e será necessário corrigi-la para prosseguir.


Operações padrões desconfiguradas

  • Em caso de rejeição ou erro na emissão, a operação de resgate será cancelada.


Estorno (Cancelamento de Transação) 


No menu Gerencial do Microvix POS, quando a rotina estiver habilitada, o sistema exibirá o botão "Fidelidade", o estorno da transação será realizado através dele.


Estorno

Opção de Estorno


Ao selecionar a opção "Estorno" a tela será expandida para que sejam informados os dados da Operadora, o CPF ou Número do Cartão e o NSU Host constante do comprovante da transação que será estornada. 


Dados do estorno

Dados do estorno


Quando o estorno for processado, o sistema emitirá um novo comprovante com as informações referentes ao tipo da operação, o nome da operadora, número do cartão ou CPF do consumidor, quantidade de pontos estornados, saldo após o estorno, NSU Host e NSU Cliente.


Nota

O botão "Fidelidade" somente estará disponível no menu Gerencial se a empresa estiver parametrizada para a rotina e possuir alguma operadora ativa.


Dica

Para que seja possível realizar o estorno pontos é necessário que o usuário em questão possua a permissão "Cancelamento de transações" disponível para configuração em: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Fidelidade (HUB).


Consulta (Saldo/Status do cartão)  


A consulta também é realizada através do botão "Fidelidade", ao selecionar a opção, a tela será expandida para que sejam informados os dados da Operadora, o CPF ou Número do Cartão e o PIN caso necessário. 


Consulta de Saldo

Consulta de saldo


Ao clicar em "Consultar" o saldo será exibido em tela, porém se usuário desejar que ele seja emitido em papel, basta utilizar a opção "Imprimir". No comprovante impresso serão apresentadas as informações sobre o tipo de operação, a operadora, o CPF ou Número do Cartão, o saldo atual e o NSU Cliente.


Dica

Para que seja possível realizar a consulta de saldo é necessário que o usuário em questão possua a permissão "Consulta de saldo do cartão no PDV" disponível para configuração em: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Fidelidade (HUB).


Ativação do Login 


Para clientes que utilizarão o programa de fidelidade pela primeira vez, é necessária a ativação do cadastro antes de efetuar a venda. Para tanto, através do botão "Fidelidade" também estará disponível a opção "Ativação de login", que ao ser selecionada exibirá os campos "Selecionar Operadora" e "CPF ou Número do Cartão". 


Ativação

Ativação


Ao clicar em "Ativar" os dados do cliente serão enviados ao parceiro e a venda poderá ocorrer normalmente. 


Nota

O botão "Fidelidade" somente estará disponível no menu Gerencial se a empresa estiver parametrizada para a rotina e possuir alguma operadora ativa.