Conforme descrito anteriormente, para faturas não TEF, o campo NSU não é armazenado pelo sistema impossibilitando que a amarração com a venda seja realizada automaticamente. Deste modo, a coluna NSU aparecerá em branco ou com uma sugestão na cor cinza, para conciliação manual.


Dados da Fatura – Listagem (Não TEF)

Listagem

Na listagem, através do ícone  será possivel alterar os campos NSU, Código de Autorização e Data da Baixa.

Alteração de NSU e Autorização:

Somente será possível alterar o NSU e o Código de Autorização de faturas com o status Não Conciliadas (NC). No entanto, devem ser seguidas as regras de validação do sistema:

  • NSU: deve conter o mínimo de três (3) caracteres, não pode estar em branco e deve ser diferente do Código de Autorização da mesma fatura, caso estiver preenchido;
  • Código de Autorização: deve conter o mínimo de três (3) caracteres, não pode estar em branco e deve ser diferente do NSU da mesma fatura, caso estiver preenchido.

Caso um dos campos esteja vazio o sistema emitirá um alerta informando sobre a quantidade mínima de caracteres permitida. Também será possível realizar a alteração da NSU na tela Conciliação de Fatura ao clicar no status da fatura Não Conciliada (NC). Ao preencher o NSU e/ou Código de Autorização de uma fatura Não TEF ela passará a ser apresentada na guia Conciliações TEF.

Alteração da Data da Baixa

Somente será possível alterar a Data da Baixa, caso a data atual da baixa não seja menor que a data de proteção do sistema, se isto acontecer, o sistema exibirá um alerta impedindo a alteração. A alteração também poderá ser realizada na tela de detalhes, clicando nos status das faturas, apresentados ao final de cada linha da listagem. Para que seja possível realizar a alteração da data da baixa é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix para ativar a funcionalidade.


Suporte Técnico

INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

Para habilitar a possibilidade de alteração de Data da Baixa, acesse: Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Conciliador 3.0, parâmetro "Possibilitar alteração de data baixa".


Status Não Conciliada (NC)

Ao selecionar uma fatura com o status NC, caso a mesma possua "Sugestões para Conciliação" será possível realizar a conciliação manual. No agrupador "Opções para conciliação" serão apresentados os dados da fatura informada pela adquirente e que corresponde à fatura em questão. A sugestão pode ocorrer de duas formas:

  • Buscando por uma única fatura correspondente para a venda, comparando "Data da Venda, Data do Vencimento (+/- 3 dias), Valor Bruto, Valor Líquido (+/- 3 centavos), Número da Parcela e Total de Parcelas";
  • Aumentando o filtro de dias para +/- 5, e de valor para +/- 5 centavos, quando não encontrar uma única sugestão.


Status: Não Conciliada


Ao clicar em "Conciliar" será estabelecido o vínculo entre a fatura gerada no ERP e a fatura retornada pela adquirente. Além disso, o status será modificado para "CM (Conciliada Manualmente)" e o número sugerido de NSU, estará apresentado na listagem na cor preta. Nos detalhes, será exibida a opção de "Conciliação Realizada" com as informações da fatura conciliada e a oportunidade de desconciliação, caso necessário. Além disso, o sistema gravará um histórico das movimentações realizadas.


Detalhes da Conciliação Manual


Botão Conciliar Fatura

Realiza a Conciliação/Antecipação da fatura em questão, ao utilizá-lo, se a conciliação for realizada, a fatura será apresentada com o status "CA - Conciliada Automaticamente". Esta opção somente estará visível três dias após a venda.


Conciliar faturas


Conciliação realizada


Nota

  • O botão "Conciliar Fatura" somente estará visível quando a fatura não possuir sugestão.
  • O status "Não Conciliada" pode ocorrer também, quando houver falta de informações advindas da adquirente, neste caso o sistema notificará o usuário da seguinte forma:


Dados da fatura


Isto ocorre porque após a geração da fatura, a adquirente tem um prazo de três dias para enviar as informações e efetivar a conciliação. Se isto não ocorrer, e as informações não forem repassadas, é necessário entrar em contato com a operadora e verificar o ocorrido. Para casos que a adquirente já tenha efetuado o pagamento, mas não esteja disponível no módulo, deve-se contatar o Suporte Técnico Linx para reportar o problema com o extrato do pagamento em mãos.



Três dias após o vencimento da fatura, o Conciliador buscará identificar a existência de uma sugestão e possibilitará a Baixa Manual diretamente sem passar pela opção de Conciliação.


Baixa manual após o vencimento da fatura