O que é o Sped Contábil (ECD)

O SPED Contábil consiste na geração de um arquivo digital contendo todas as informações contábeis referentes à um exercício contábil, que deverão serem declaradas ao fisco conforme Instrução Normativa RFB nº 787 de 19 de novembro de 2007 e atualizações.

Este arquivo contém a totalidade das informações relacionadas aos fatos contábeis, correspondentes ao período compreendido entre o primeiro e o último dia do ano civil ou no período trimestral, conforme a forma de emissão de cada empresa.

Esses dados seriam:

  • Movimentação, lançamentos contábeis e zeramento;
  • Dados da Empresa;
  • Declarações Contábeis, como Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, outras demonstrações não obrigatórias DMPL (Demonstração de Mutuação do Patrimônio Liquido), DLPA (Demonstração do Lucro ou Prejuízo do Exercício), DFC (Demonstração do Fluxo de Caixa);
  • Enviados também necessário, livros auxiliares de Contas a Receber ou a Pagar por exemplo.


Também será possível gerar o relatório de declarações, assim como importar o arquivo de manutenção feito no programa PVA (Programa Validador e Assinador).


O Período de Exercício Contábil

O Exercício Contábil é o período das atividades da empresa, que deverá ser declarado ao Fisco, que compreende num período "Trimestral", "Anual" ou "Trimestral/anual", conforme a forma de emissão de cada empresa, sendo no regime de Lucro Real ou Lucro Presumido. Normalmente o exercício contábil da maioria das empresas é "Anual".


Para utilizar este recurso os seguintes procedimentos devem ser seguidos:

1 - Solicitar ao Setor Comercial da Linx a liberação do módulo SPED Contábil (ECD).

2 - Acessar o menu "Empresa > Parâmetros Globais > SPED" e realizar a configuração dos parâmetros globais, "Mantenedor do Plano de Contas Referencial do SPED Contábil versões: 1.00 e 2.00" para as versões do SPED 1.00 e 2.00, ou, o parâmetro "Mantenedor do Plano  de Contas Referencial do SPED Contábil versão 3.00 e ECF" apenas para a versão 3.00 do SPED Contábil, conforme o exemplo da figura abaixo.

3 - Ainda no mesmo menu "Empresa > Parâmetros Globais > SPED" é necessário definir o parâmetro "Período das Demonstrações", escolhendo se o período do Exercício Contábil para a entrega da declaração será "Trimestral", "Anual" ou "Trimestral/Anual", conforme a forma de declaração de cada empresa.

    • Por padrão, esse campo vem definido como "Anual". Caso a empresa precise uma rotina trimestral ou trimestral/anual, será necessário alterar esse parâmetro para a opção correta.
    • Em caso de dúvida sobre a forma de entrega da declaração da empresa, consulte sua contabilidade.

Parâmetros para configuração do SPED Contábil (ECD)


4 - No menu "Empresa > Dados da Empresa", no rodapé da página, utilize o botão "Configurar Inscrição Estaduais da Empresa", para informar as inscrições cadastrais do empresário em outros estados. E também o botão, "Configurar Relacionamento Matriz/Filial" para relacionar a matriz e as filiais .

    • Para mais informações sobre a configuração dos dados da empresa, acesse: Dados da Empresa


5 - No menu "Adm./Financeiro > Cadastros Auxiliares > Contabilidade > Plano de Contas", informar a "Natureza da Conta" e a "Conta Equivalente no Plano Referencial" conforme informações do governo.

    • Para mais informações sobre a configuração dos dados da empresa, acesse: Plano de Contas



NOTA

  • O SPED Contábil está protegido pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão tiver permissão para acesso (Grupo SPED, permissão: Contábil (ECD)).

Gerar o arquivo SPED ECD

Para saber mais sobre as regras e como gerar o arquivo do SPED ECD, acesse: Geração Arquivo – Contábil ECD