No sistema, além da conferência de caixa, é possível também realizar a contabilização da quebra de caixa. Nesta operação, o usuário consegue sinalizar na contabilidade a diferença entre o valor real existente no caixa (valor informado) e o valor registrado pelo sistema (valor calculado). Para que esta funcionalidade esteja disponível, é necessário entrar em contato com Suporte Técnico Linx Microvix para correta parametrização. 


Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx Microvix

  • Para habilitar a contabilização da quebra de caixa é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > Grupo Frente de Loja e marcar a opção "Confere Fechamento de Caixa".
  • Para que a quebra do caixa considere somente pagamentos em dinheiro é necessário que o parâmetro "Habilitar a Quebra de Caixa somente para forma de pagamento Dinheiro" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > Grupo Loja esteja marcado. Este parâmetro só será exibido se o parâmetro "Confere Fechamento de Caixa" estiver marcado;


Realizada a parametrização, antes de utilizar a rotina é necessário configurar as operações padrões "Lançamento Positivo de Quebra de Caixa (49)" e "Lançamento Negativo de Quebra de Caixa (50)".


Operações padrões


Desta forma, ao acessar a rotina de Conferência de Caixa, será exibido o botão "Efetuar Conferência (Efetuar Quebra de Caixa)".


Contabilizar quebra de caixa


Ao clicar neste botão, a diferença exibida na listagem será lançada na contabilidade. Se ela for negativa (valor informado maior que o valor calculado), o valor será lançado na conta configurada na operação padrão 50, caso contrário, se for positiva, será lançada na operação 49. Além disso, os lançamentos contábeis poderão ser conferidos no Relatório de Livro Razão.


Nota

  • As ações realizadas nesta rotina gerarão um log que poderá ser consultado em Empresa > Segurança > Pesquisar Logs.