A inclusão de itens pode ser realizada através do código de barras, código do produto, serial/controle, descrição, referência ou com a importação de arquivo.
Inserção através do Código ou Código de Barras
Na tela inicial do Venda Fácil, ao lado do campo consumidor final possui o espaço onde você pode inserir o código ou código de barras do produto e realizar a inserção rápida. Para inserir ou pesquisar, bipe o produto ou na tecla Enter.
Nota
- Além do código do produto e código de barras, ainda é possível identificar os produtos pelo código AMC, em todas as suas variações.
- Ao pesquisar o item pelo código, caso não seja encontrado, o sistema irá exibir a tela de pesquisa;
- Para cancelar uma venda após a inserção de itens, é necessário que a permissão "Cancelar Cupom" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo POS > Cancelar Cupom esteja marcada. Será necessário informar um usuário e senha para aprovar o cancelamento.
- A exibição das imagens no catálogo será da seguinte forma:
- Se possuir a imagem por referência preenchida:
- Exibir a imagem por referência primeiro;
- Exibir a imagem principal em segundo;
- Exibir as imagens secundárias na sequência;
- Se não possuir uma imagem por referência preenchida:
- Exibir a imagem principal em primeiro;
- Exibir as imagens secundárias na sequência;
- Se possuir a imagem por referência preenchida:
Após selecionar, o produto será automaticamente inserido na listagem de venda. Para incluir desconto no item ou excluir, clique no ícone dos três pontos e selecione a opção.
- Itens que estejam vinculados a kit de produtos, serão apresentados na listagem juntamente com os demais produtos que compõem.
Caso ocorra alguma inconsistência na busca, será aberta uma nova tela com o catálogo de produtos, onde você pode consultar e visualizar os itens e posteriormente adicionar a venda.
Quando forem adicionados produtos e serviços na mesma venda, cada um dos itens será identificado.
Nota
- Caso o produto esteja marcado como "Indisponível para venda" no cadastro, não será possível inclui-lo na venda.
- Para cada produto inserido, poderá selecionar um vendedor diferente. Para que o fluxo aconteça corretamente, serão feitas algumas validações:
- O parâmetro "Utiliza múltiplos vendedores" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > Grupo Loja deve estar habilitado;
- O parâmetro "Habilitar rateio igual do valor total da venda para os vendedores" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais deve estar desabilitado;
- Durante o fluxo deve ser selecionado primeiro o vendedor e depois inserir o produto, assim cada produto inserido ficará vinculado ao vendedor selecionado anteriormente;
Seleção por Depósito de Item e Tabela de Preço
Ao incluir um produto, o usuário poderá selecionar um pora cada produto inserido na venda. Ao clicar no botão de detalhes do produtos já inseridos, será possível configurar/alterar a tabela de preço e depósito do produto em "Alterar Depósito/Tabela de Preço" , desde que a permissão "Permite alterar Tabela de Preço do Cliente" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > CRM > Permissões gerais do grupo CRM esteja ativada.
Ao selecionar a opção, estarão disponíveis campos de escolha de Depósito e Tabela de Preço, onde é possível definir o depósito/estoque de onde o produto vai sair, bem como o preço definido de acordo a tabela de preço selecionada.
Nota
- Serão listadas todas as opções de depósito disponível/ativo na empresa, desde que não estejam bloqueados para o usuário em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Estoque > Permissões Gerais do Grupo Estoque > Depósitos bloqueados.
- A quantidade do produto para determinado depósito será exibida com a permissão "Visualizar qtde. Estoque" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Estoque > Permissões Gerais do Grupo Estoque ativada;.
- Para alterar o cadastro do depósito, o usuário deverá acessar Suprimentos > Cadastros Auxiliares > Depósito.
- Para verificar se o cliente possui uma tabela de preço preferencial acesse CRM > Clientes/Fornecedores > Editar > Grupo Comercial > Tabela de Preço".
- Para verificar se o usuário possui permissão para alterar tabela de preço preferencial do cliente, deverá acessar Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > CRM > Permissões Gerais do Grupo CRM e ativar a permissão "Permite alterar Tabela de Preço do cliente".
Pesquisa por Descrição ou Referência
O campo Pesquisar Produtos direciona você para o Catálogo de Produtos, que permite a busca dos produtos através da descrição, referência, tipo, tamanho entre outras opções. Possibilita também a visualização das imagens, especificação do produto etc.: Para saber mais sobre o catálogo, clique aqui.
Nota
- Será possível verificar a pesquisa do saldo dentro das opções de estoque dos produtos que estão em venda, no campo "Estoque" ou "Estoque em outras lojas". Assim como poderá visualizar o saldo somado do produto, combinando todos os anteriores para a realização do cálculo.
Saldos do produto
- Caso o produto não tenha um saldo, o Venda Fácil bloqueia o processo de venda relacionado ao produto escolhido (saldo menor ou igual a 0), mostrando a mensagem "O produto não possui saldo suficiente em estoque na empresa", assim impedindo que a venda de determinado produto seja realizada.
Mensagem relacionado ao item sem saldo
Importação de Arquivo
Para realizar a importação do arquivo com todos os produtos que serão comercializados, clique no botão.
Regras para envio do arquivo
- Os arquivos aceitos pela rotina são os de formato ".csv" e ".txt";
- Devem ser informados no arquivo o código do produto ou o código de barras;
- Poderão ser inclusos códigos de barras numéricos e alfanuméricos;
- A quantidade do produto não é obrigatória, porém quando não informada o sistema considerará uma unidade de cada item;
- O delimitador que deve ser utilizado entre o código e quantidade deve ser vírgula "," ou ponto e vírgula ";";
- Não devem ser utilizadas quantidades com decimais.
Após carregar o arquivo, clique em confirmar, os produtos serão incluídos no mesmo instante na lista de itens.
Produtos com Serial
Quando adicionado o item na venda e o sistema identifica que trata-se de produto com serial, será apresentado o campo seriais, que ao clicar é possível selecionar e incluir os controles que serão comercializados. A inclusão dos controles também pode ser realizada através da opção incluir seriais, para isso clique sobre o ícone dos três pontos.
Na listagem de seriais são apresentados somente os que estiverem vinculados ao produto e que possuírem saldo, com ordenação do mais antigos para os mais novos.
Além disso, para localizar o controle desejado o usuário poderá digitar o código do serial ou realizando leitura do código de barras.
Nota
- Caso o serial tenha sido utilizado em uma devolução de venda que ainda não foi autorizada, a utilização também ficará indisponível;
- As vendas realizadas utilizando produtos com serial/controle terão esta informação constante na impressão do DANFE e no Documento Interno.
- Caso o parâmetro "Utiliza pop up de alerta para controle de idade dos seriais em estoque" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Gerais > Grupo Outros estiver marcado, ao selecionar um serial com data mais recente, o sistema irá avisar que existem seriais mais antigos ainda em estoque;
Produtos com Lote
Ao adicionar este tipo de produto, é preciso informar a numeração do lote. Clicando sobre o campo Lote: Não informado, é possível visualizar todos os lotes disponíveis para o produto selecionado.
Caso o produto tenha somente um lote, ele virá selecionado automaticamente com a quantidade já definida. Todos os lotes disponíveis do produto poderão ser visualizados no campo lote.
Nota
- Caso o lote tenha validade, será exibida junto do lote selecionado;
- Na gravação de Pré-Vendas, o lote informado será armazenado e carregado posteriormente no momento da efetivação da pré-venda. O mesmo irá ocorrer com efetivação de pedidos;
- Para identificar se o produto controla lote é necessário que no cadastro do produto o parâmetro Controle de lote na compra e venda esteja marcado;
- Para verificar se o produto possui saldo disponível no lote, pesquise o produto em Suprimentos > Estoque e na coluna de "Ações" clique no link "Detalhes do Saldo";
- Caso a Natureza de Operação esteja configurada para atualizar estoque e os parâmetros Bloquear Produtos sem Saldo em Estoque e Bloquear Produtos sem Saldo no Depósito também estejam marcados, será realizada a validação do saldo/lote na empresa e depósito;
- Caso a opção lote disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-NF-e > Grupo Informações Adicionais da NF-e esteja marcada, o campo Informações Adicionais do produto será enviado. Assim, o lote poderá ser visualizado também no documento interno;
- Após a geração da nota, caso a natureza de operação esteja com o parâmetro Atualizar Estoque marcado, será feita a atualização do saldo dos produtos. Portanto, ao acessar Suprimentos > Estoque > Detalhes do saldo, quando a visão apresentada for a de Saldo por Lote e Depósito, a quantidade listada para o Lote e Depósito que consta na Nota Fiscal, terá seu valor atualizado, com a subtração dos itens vendidos.
Suporte Técnico
Informações de manipulação exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx
- Para identificar se a empresa controla validade dos Lotes: é necessário que o parâmetro Controle de lotes com Datas disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito - Microvix > Estoque > Grupo Entrada de Compras esteja marcado.
- Para realizar a leitura do número do lote através de leitura da etiqueta pelo QR Code é necessário que o parâmetro restrito "Realiza a leitura do código de produto + lote via código de barras" disponível Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > POS > Grupo Venda esteja marcada;
Produtos em Kit
Na inclusão de um kit de uma venda o mesmo poderá ter um ou mais produtos vinculados para a venda. O comportamento dos kits de produtos nas vendas funcionará de acordo com o parâmetro restrito "Utiliza associação de produtos na venda" e os kits criados na rotina de Associação de Produtos.
Suporte Técnico
Informações de manipulação exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx
Para definir como será vendido os kits de produtos no Venda Fácil será necessário configurar o parâmetro "Utiliza associação de produtos na venda" disponível em Empresa > Segurança > Parâmetros Globais > Faturamento > Grupo Gerais.
- "Exige produto associado" marcado: caso este parâmetro esteja marcado, no momento em que foi inserido um item de kit na venda, serão exibidos todos os produtos associados a ele. Porém o usuário não poderá mexer nos produtos de forma individual. Além dos itens associados, o próprio produto principal deverá ser incluído também na movimentação.
- "Kit de produto" marcado: caso este parâmetro esteja marcado, no momento em que foi inserido um item de kit na venda, serão exibidos todos os produtos vinculado ao kit. Neste caso o usuário poderá alterar as informações dos itens individualmente e até excluir apenas um item especifico sem perder o kit. Aqui o produto principal não será incluído na movimentação;
Dica
O parâmetro restrito descrito acima irá impactar na criação dos kits de produtos na rotina de Associação de Produtos.
Quantidade em Decimais
Na situação em que o produto inserido esteja configurado com a opção de múltiplo de venda, a quantidade decimal deve sempre respeitar o número de múltiplos configurado em seu cadastro.
Por exemplo: na configuração do produto você preencheu que o múltiplo de venda será 3, nesse caso quando a venda for cadastrada o sistema permitirá o preenchimento de 03, 06, 09, 12... no campo quantidade.
Nota
- Para definir a quantidade de casas decimais da unidade de venda acesse Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > Unidade;
- Para definir o múltiplo de venda acesse Suprimentos > Estoque > Produtos > Pesquisar > Editar cadastro > Grupo Dados Complementares.
Referenciar Nota de Origem
Ao inserir um item na tela de venda, clicando sobre o ícone de cada produto, poderá ser feita a vinculação do produto a uma nota fiscal de origem em "Referenciar Documento Origem".
Basta buscar a nota pelo número do documento de série.
Nota
- Ao emitir a NF-e no final da venda, se no Detalhamento da Config. Tributária o parâmetro "Base de cálculo de ICMS obtido pelo Lucro" estiver marcado e o usuário tiver referenciado uma Nota Fiscal ao produto, então, será calculado o ICMS, PIS/COFINS e DIFAL sob o valor do lucro;
Referenciar Pedido de Compra
Ao incluir um produto na venda, através do ícone , será possível vincular a um pedido de compra já existente através da opção "Referenciar Pedido de Compra".
Clicando na opção, será exibida uma nova tela para inserir o número do pedido de compra e o item do pedido de compra.
Nota
Quando o produto adicionado tiver alguma inconsistência de dados tributários, será aberta uma mensagem informando tal fato e listando quais itens precisam ser ajustados, conforme a figura abaixo:
Mensagem informando inconsistência de dados tributários no produto
Para realizar o ajuste de configuração tributaria do produto, clique no botão "Clique aqui para ajustar" e então será direcionado para a tela de inclusão ou de edição de detalhamento, conforme cada caso.
- Caso não exista o detalhamento necessário para este produto, será direcionado para a tela de edição de detalhamento de Configuração Tributária,
- Para mais informações sobre inclusão de detalhamento de Configuração Tributária, acesse: "Incluir nova Configuração Tributária para Produtos"
- Caso já tenha o detalhamento mas algum dado esteja incorreto na configuração, será direcionado para a tela de Edição de Detalhamento de Configuração Tributária.
- Para mais informações sobre edição de detalhamento de Configuração Tributária, acesse: "Editar Detalhamentos de Configurações Tributárias"
Após o ajuste realizado, o produto em questão já estará disponível e corrigido para ser adicionado à venda.