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Suprimentos - Microvix > Compras - Microvix > Pedido de Compra (Manual) > Finalização de Pedido de Compra


Após os itens serem inseridos em um Pedido de Compra, é possível negociar descontos e fornecer informações importantes para que o pedido possa ser conduzido. Conforme a figura abaixo, as seguintes informações podem participar de uma Finalização de um Pedido de Compra:

  • Descontos: são descontos progressivos aplicados sobre o total do pedido.
  • Observação: que será impressa no pedido de compra.
  • Frete: valor sugerido para o frete que incide sobre o total deste pedido.
  • Tipo de Frete: Emitente, Destinatário, Terceiro ou Sem cobrança. Estas opções estão definidas no parâmetro "Tipos de frete disponíveis" (em: Empresa > Parâmetros Globais > Faturamentos-Gerais, Grupo Frete).
  • Transportador: pode ser escolhida uma transportadora, assim como fornecer uma identificação para este pedido no fornecedor, para efeitos de rastreamento futuro.
  • Empresa de entrega: O campo "Empresa de entrega" somente estará disponível se a permissão de compras: "Escolher Empresa para entrada em estoque" estiver marcada. Com este recurso é possível realizar o pedido de compras em uma empresa e efetuar a entrada de compras em outra. Serão listadas as empresas centros de distribuição e a empresa logada. É possível alterar a empresa de entrega na rotina de alteração de pedido de compra, este procedimento deve ser realizado na empresa em que o pedido foi realizado.

Dados para a finalização de um Pedido de Compra.


Nota

  • No instante da finalização de uma compra, um conjunto de descontos pode ser negociado entre a empresa e seu fornecedor. No entanto, deve ficar claro que esta negociação não implica necessariamente em mudanças do valor do preço líquido praticado para o consumidor final. Trata-se de descontos (que são aplicados progressivamente, conforme os exemplos abaixo) com a finalidade de incidir sobre o valor de um Pedido de Compra, não do Estoque do Produto. Mais informações sobre os descontos aplicados sobre o valor líquido do produto, aplicado sobre o produto para o consumidor, deve-se consultar o manual de Estoque, especialmente no item Cadastro de Produtos.
  • O parâmetro "Tipos de frete disponíveis" poderá ser configurado em: Empresa > Parâmetros Globais > Faturamentos-Gerais, Grupo Frete.
  • Ao selecionar a opção "Sem cobrança" no campo "Frete", o campo "Valor do Frete" será desabilitado.
  • Não será possível informar caracteres especiais no campo "Observação".


Suporte Técnico

Informações de manipulação exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx


É possível determinar se os descontos progressivos (Descontos 1, 2, 3) estabelecidos durante o cadastro do produto serão considerados ou não em uma entrada de compras. Para tanto, é necessário marcar o parâmetro de acesso restrito em Entrada de Compras -> Considera Desc. Produto.


Nota

  • Uma observação padrão pode ser inserida nos parâmetros globais de compras, assim, toda vez que o usuário fizer um pedido de compra, a observação que está nos parâmetros será sugerida. O tipo de frete (1-CIF ou 2-FOB) pode ser também indicado como padrão nos parâmetros globais de compras.
  • É possível realizar uma configuração para que a data de previsão de entrega sugerida seja igual à data de emissão do pedido. Esta configuração pode ser realizada em: Parâmetros Globais – Compras - Campo "Utilizar data de emissão como data de entrega".

Referente ao prazo de entrega

  • No cadastro do pedido poderá ser informado o Prazo de Entrega em quantidade de dias, para que a partir da data de aprovação seja gerada a data de previsão de entrega. Para utilizar este recurso, é necessário marcar em Parâmetro Globais > Compras, o item: "Gerar previsão de entrega após a aprovação do pedido".
  • No cadastro de clientes (CRM >Cadastro), quando for um tipo fornecedor ou ambos, na aba comercial é exibido campo "Prazo de Entrega". Com ele, será possível informar em número de dias o prazo de entrega do pedido. Então, no momento do pedido de compra, se o fornecedor informado tiver um Prazo de Entrega em seu cadastro, será sugerida esta quantidade de dias para a previsão de entrega.
  • A data de entrega do pedido pode ser configurada para ser de preenchimento obrigatório. Para isto, é necessário que o usuário em questão esteja com a permissão "Data de Previsão de Entrega Obrigatória" habilitada nas permissões, no grupo "Compras", subgrupo "Permissões Gerais do Grupo Compras". Com esta permissão habilitada, caso o campo da previsão de entrega estiver em branco, será exibida uma mensagem solicitando que a data seja informada e automaticamente o campo referido será preenchido com a data atual, permitindo alteração.
  • Se o parâmetro "Não permite data de previsão menor que data de emissão" (Empresa > Parâmetros globais > Compras) estiver ativo, na finalização do pedido não será possível informar uma data de previsão de entrega inferior a data de emissão do pedido. Se for informada uma data inferior será apresentado o seguinte alerta:


Alerta


Na última página há várias funcionalidades, como impressão do pedido de compra, conferência e redefinição de previsão de entrega, conferência de preços de venda, alteração do status do pedido e aprovação do pedido de compra. A aprovação do pedido pode ser realizada de duas formas: analisar e aprovar os pedidos pendentes, no qual será possível efetuar a aprovação em lote dos pedidos ou analisar e aprovar somente este pedido, para aprovar apenas o pedido gerado.



Finalização do cadastro do pedido de compra automático


Na finalização do pedido de compra será possível realizar a exportação do pedido para Excel, para tanto, é necessário clicar no ícone . O sistema apresentará as colunas para serem exportadas, conforme imagem.


Colunas para serem exportadas


Após selecionar as colunas, basta clicar no botão "Gerar" que o sistema exportará o pedido de compra para um arquivo Excel.


Nota

Para utilizar a funcionalidade de exportar para arquivo Excel o pedido de compra, é necessário habilitar o parâmetro "Exportar para Excel os dados do pedido com a combinação de colunas" que se encontra em Empresa -> Parâmetros Globais -> Compras -> Grupo "Outras Configurações".


O usuário também poderá associar o orçamento a um formulário previamente cadastrado (Mais informações, vide item "Formulários"). Ao utilizar o recurso de alteração de previsão de entrega (através do link), caso o usuário esteja configurado para informar obrigatoriamente a data de entrega, o campo referente à data não poderá ser deixado em branco.
Com o sistema configurado para informar os campos "Fornecedor" da franquia origem e "Franquia/Multimarca Origem", ao preenchê-los no pedido de compra, o sistema criará um pedido para cada fornecedor informado.


Fornecedores da franquia/multimarca origem informados para o pedido de compra



Desta forma, na finalização o sistema disponibilizará a funcionalidade de alterar uma única vez o status de integração desses pedidos. Para tanto, ao selecionar os pedidos desejados, o sistema apresentará o ícone para que seja possível alterar o status, conforme figuras a seguir.


Selecionar todos os pedidos e alterar status

Alteração de status do pedido


Nota

  • Conforme texto definido no parâmetro "Texto para o campo Prev. Entrega" (Empresa -> Parâmetros Globais -> Compras), ao realizar a impressão do pedido de compra a antiga coluna "Prev. Entrega" passará a ser apresentada com o texto anteriormente definido.



Coluna na impressão do pedido de compra


Com o parâmetro salvo em branco, ou seja, sem nenhuma informação, o sistema continuará a apresentar, na impressão do pedido de compra, o nome "Prev. Entrega" para a coluna.

  • Ao realizar a impressão de um pedido de compra com status de integração definido, será possível imprimi-lo ou não, para tanto, é necessário marcar a opção "Não exibir status na impressão do pedido".

Opções de impressão do pedido de compra

Status de integração do pedido de compra

  • Para que na impressão do pedido de compras, exiba a coluna "SubTotal" dos produtos/serviços, é necessário que em Parâmetros Globais de Compras, no item "Modelo de Impressão do Pedido de Compra" selecione o "Modelo 2".
  • É possível imprimir as observações dos produtos na impressão do pedido de compras, para isso basta marcar a opção "Exibir observações dos produtos" nos filtros de impressão.
  • Caso a empresa trabalhe com o recurso de pedidos de compra para múltiplas empresas simultaneamente (Para solicitar a liberação deste recurso é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx), na página inicial do cadastro do pedido será exibido o filtro de empresas, no qual é necessário marcar para quais empresas deseja efetuar o pedido de compra.



Filtro empresa

Na pesquisa de itens, será possível informar quantidades diferentes e alterar os valores dos itens para cada empresa que foi selecionada. Para empresas que utilizam custo/preço por Empresa, o preço de custo, IPI e outras informações serão exibidas conforme a empresa do item.



Página de pesquisa de itens de pedido de compra para múltiplas empresas

Após finalizar o pedido de compra, cada empresa terá um número de pedido diferente, o qual conterá somente os itens escolhidos para a mesma.

  • Para utilizar a funcionalidade de "Franquia/multimarca origem" no cadastro de pedido de compra, é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.


Suporte Técnico

Informações de manipulação exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx


Para utilizar a funcionalidade de "Franquia/multimarca origem" no cadastro de pedido de compra, é necessário acessar Empresa -> Parâmetros Globais -> Acesso Restrito -> Compras e habilitar o parâmetro "Informa franquia origem no pedido".