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Suprimentos > Estoque > Relatórios > Histórico Movimento



O relatório de Histórico de Movimento apresenta toda a movimentação de determinado produto no período informado. Lista todas as entradas, saídas e ajustes de estoque do item com os respectivos documentos e datas de: emissão, entrada e saída. 

Configurações da Rotina

Permissão do Usuário

A permissão "Histórico de Movimento" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões para os Relatórios de Estoque, deve estar marcada.

Executando a Rotina

Em Suprimentos > Estoque > Relatórios > Histórico Movimento é possível gerar o relatório com o histórico de movimento de determinado produto no período informado. Para isso, será necessário selecionar alguns filtros na tela da rotina de acordo com a necessidade das informações a serem visualizadas no relatório.

  • Lançamento de: este é um campo obrigatório e nele deve ser selecionado um período de data em que foi efetuada a movimentação do produto;
  • Cód. Produto: este é um campo obrigatório e nele deve ser inserido o código do produto;
  • Calcular saldo com: é possível determinar se o saldo será calculado com: Custo, Custo aquisição, Custo indexado, Custo médio, Custo médio (histórico), Custo última compra ou Preço de venda;
  • Entrada/Saída: é possível determinar se serão visualizadas as movimentações de entrada, saída ou ambas no relatório;
  • Exibir saldo por linha: marcando esta opção o número do saldo dos produtos será exibido por linha;
  • Exibir depósito: é possível que o relatório exiba o depósito ao qual os produtos estão vinculados;
  • Não exibir reserva(s) de estoque: marcando esta opção, o relatório não exibirá informações sobre a reserva do estoque de produtos;
  • Listar notas canceladas: marcando esta opção é possível visualizar movimentações de notas que já foram canceladas. No relatório essas notas serão destacadas com o ícone  na linha referente a nota cancelada e não estará disponível o link para a impressão do documento interno na coluna "Doc./Emp".
  • Empresa: é possível selecionar uma ou mais empresas.



Histórico do Movimento por Produto


Nota

  • No filtro  "Calcular saldo com"  selecionando a opção "Custo médio (Histórico)" será exibida na listagem uma linha adicional identificada como "Saldo em estoque no final do período" com a soma do saldo em estoque e o total da quantidade em estoque, sempre considerando o último dia do período selecionado. 


Dica

  • Ao clicar no ícone "calendário" () será possível selecionar o ano, mês e data desejados. Para avançar ou retroceder, basta utilizar as setas, através do ícone "período" () serão apresentados os seguintes intervalos pré-estabelecidos: hoje, últimos 7 dias, últimos 15 dias, últimos 30 dias e mês atual.
  • Através do botão  será possível verificar dicas de preenchimento para o campo em questão.


Listagem

Após gerar o relatório será exibida uma listagem com todos os produtos referentes aos filtros definidos. Algumas informações serão exibidas para cada produto da listagem:

  • Emissão: apresenta a data de emissão do movimento do produto;
  • Lçto: apresenta a data que foi lançada a nota fiscal do produto;
  • Doc/Emp: apresenta o número do documento da nota fiscal e o número da empresa em que a nota foi emitida;
  • Série/ECF: apresenta o número da série ou do ECF da nota fiscal lançada;
  • Cliente/Fornec.: apresenta o nome do cliente ou fornecedor;
  • Qtd: apresenta a quantidade de produtos 
  • Unid: apresenta a unidade de medida, se o produto é comercializado por caixa ou unidade, por exemplo;
  • Valor Unit.: apresenta o valor unitário do produto durante o período movimentado;
  • Valor Total: apresenta o valor total do produto durante o período movimentado;
  • Custo Unit.: apresenta o custo unitário do produto;
  • Custo Total: apresenta o custo total do produto. Esta coluna pode ser alterada de acordo com o filtro selecionado no campo Calcular saldo com;
  • CFOP Fiscal: apresenta o Código Fiscal de Operações e Prestações das entradas e saídas de mercadorias;
  • Lote: apresenta o número do lote das mercadorias de entrada ou saída;
  • Controle: apresenta o número de controle das mercadorias;
  • OP: apresenta o tipo de operação realizada nas movimentações.


Relatório com o histórico de movimentação de um produto


Ao clicar no número de documento do produto, a nota fiscal será exibida em uma nova página. A coluna Saldo somente será exibida se a opção Exibir saldo por linha estiver marcada. As colunas Valor Unit. e Valor Total representam os respectivos valores (valor unitário e valor total) deste produto na nota.



Impressão do documento interno através do número da nota fiscal listada no relatório de Histórico Movimento


Nota

O totalizador "Saldo em estoque no final do período" somente será exibido se no filtro "Calcular saldo com" estiver selecionada a opção "Custo médio (Histórico)".


Após selecionar a opção desejada no filtro de tela Calcular o saldo com, será exibida uma breve descrição do que será impresso no relatório. Se as opções escolhidas forem Custo aquisição ou Custo médio (Histórico) os valores nas colunas Custo Unit e Médio (Histórico) Unit para operações de entradas, estarão disponíveis para apresentar a composição do custo do produto através de um link.

Custo Unit.


Custo Unit. 


Ao clicar no link da coluna Custo Unit. será exibida uma página a para visualização da composição do custo do produto. Para a opção Custo de aquisição serão apresentadas as seguintes informações: valor do item na nota fiscal, valor de ICMS, valor de PIS, valor de COFINS, valor do Frete, valor do Seguro, valor de outras despesas acessórias, valor de ICMS ST, valor de ICMS ST antecipado, valor de IPI e valor do custo de aquisição.


Composição do custo do produto – Custo de aquisição

Médio (Histórico) Unit


Médio (Histórico) Unit.


Caso a opção selecionada seja "Custo Médio (Histórico)", as informações que serão apresentadas ao clicar no link da coluna "Médio (Histórico) Unit.", serão as seguintes: custo de aquisição do item, quantidade comprada (nota), custo de aquisição total, custo médio total no estoque anterior à entrada, quantidade em estoque anterior à entrada, resultado da soma entre o custo de aquisição total e o custo no estoque anterior à entrada, resultado da soma entre a quantidade comprada na nota e a quantidade em estoque anterior à entrada e o resultado do custo médio (divisão entre as duas últimas somas).


Composição do custo do produto – Custo de aquisição


Dica

  • As informações de composição de custo de produtos estão protegidas pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estarão disponíveis se o usuário possuir a permissão "Detalhamento de custos" habilitada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões para os Relatórios de Estoque.
  • Para mais informações sobre os tipos de custo utilizados pelo sistema acesse a página Conceito de Custos - Microvix ERP.


Nota

  • Será possível exportar os dados que foram listados para uma planilha Excel através do botão "Gerar arquivo Excel".
  • A quantidade de casas decimais da coluna "Qtd" exibida na impressão do documento interno respeitará o que estiver definido no parâmetro "Decimais qtde. de produto" em Empresa > Parâmetros Globais > Sistema > Grupo "Arredondamento" ou conforme a quantidade de casas decimais do cadastro de unidade do produto em questão.
  • Quando o sistema estiver configurado com o Fundo de Combate à Pobreza o Custo de aquisição do item irá considerar o FCP de ICMS e FCP-ST.


As colunas "Custo Unit" e "Custo Total" mudam de acordo com a opção escolhida no filtro "Calcular saldo com", isto é, podem exibir o custo, custo médio, custo indexado, custo última compra, preço de venda e custo médio (histórico). Exibem o valor atual e não o valor que foi informado na nota. A coluna "Controle OP." indica a operação: Entrada, Saída ou Ajuste de Saldo.



Colunas "Custo Unit.", "Custo Total" e "Controle OP." no relatório de Histórico Movimento


É possível também consultar informações de lote dos produtos (para produtos que são controlados por lote). Na listagem, será exibida a coluna "Lote" e ao clicar sobre ela serão listadas as suas informações (conforme imagem abaixo).


Detalhamento do lote do produto

Dica

Mais informações sobre lote de produtos, clique aqui.


Ao gerar um relatório com a opção "Custo Médio (Histórico)" selecionada no campo "Calcular saldo com" e o produto em questão for relacionado a um fornecedor, ao passar o mouse sobre a coluna "Unid." de cada transação será exibido o Fator Conversão utilizado. Para mais informações consulte tópico Relacionamento Produto x Fornecedor. 


Fator conversão


Sobre o Filtro Visão

Filtro Visão

O recurso de visão permite que o usuário salve todos os filtros utilizados para quando se faça necessário gerar o relatório várias vezes com a mesma seleção de filtros e funciona da seguinte forma:

  1. O usuário deve configurar todos os filtros desejados e antes de pressionar o botão "Gerar relatório" salvar a visão. Para salvá-la, basta informar os seguintes dados:


Nova visão

    • Nomenclatura para a visão;
    • Marcar a opção "Salvar visão" e serão exibidas as opções:
      • Reinformar empresa(s): define que quando esta visão for utilizada, antes de gerar o relatório devem ser reinformadas as empresas;
      • Reinformar datas: define que quando esta visão for utilizada, antes de gerar o relatório devem ser reinformadas as datas;

2. Após informar os dados acima e gerar o relatório a visão será salva.

3. Ao acessar novamente o relatório, além da possibilidade de salvar outra visão será possível utilizar a cadastrada anteriormente. Para isto deve-se realizar a seguinte ação:

Utilizar visão


  • No quadro "Visões" estarão disponíveis todas as visões cadastradas para aquele relatório, basta selecionar uma;
  • Através da opção "Excluir Visão" a visão selecionada será excluída permanentemente. Esta opção somente será exibida para o usuário criador da visão;
  • Através da opção "Gerar Relatório" os filtros cadastrados nela serão aplicados na busca, mas não serão apresentados ao usuário. Se no cadastro da visão, as opções "Reinformar empresa(s)" e/ou "Reinformar data(s)" forem marcadas, neste momento os respectivos campos serão exibidos para a edição;


Reinformar empresa(s) e/ou Reinformar data(s)


Nota

As visões exibidas são todas as que foram criadas pelo usuário logado e as que são compartilhadas. Mais informações sobre visão compartilhada podem ser consultadas clicando aqui.