Onde você está?

Suprimentos > Estoque > Relatórios > Registro de Inventário



O objetivo do Registro de Inventário é exibir o Saldo dos Produtos agrupando-os em uma das seguintes categorias: Setor, Linhas, Marcas, Fornecedor, Coleção, Referência, Descrição Básica, Classificação ou Faixa de Preço. Este relatório pode ser gerado na visão Sintética ou Analítica.


Relatório de Registro de Inventário


Com a Visão Analítica é possível visualizar o detalhamento dos produtos. Além disso, ao selecionar esta visão, também estarão disponíveis algumas opções como:

  • Listar NCM;
  • Exibir controles disponíveis para cada produto;
  • Exibir localização dos produtos;
  • Código de barras: na listagem será apresentada uma nova coluna informando os códigos de barras dos produtos. Este código possuirá um link que redirecionará o usuário a página de cadastro de códigos de barras. Mais informações sobre a página podem ser consultadas clicando aqui;

O ajuste de saldo poderá ser realizado ao marcar a opção "Fazer ajustes de saldo no estoque", assim, na frente da descrição do produto será mostrado o link , possibilitando fazer ajuste de saldo por depósito. Depois de feito o ajuste, um lançamento contábil será realizado conforme as operações padrões 25 – Entrada para Ajuste de Estoque (caso o saldo seja ajustado para uma quantidade maior) ou 58 – Saída para Ajuste de Estoque (caso o saldo seja ajustado para uma quantidade menor).  A data de cálculo dos saldos é informada nos filtros de tela juntamente com o tipo de custo a ser listado.

Na listagem do relatório será exibido o código, descrição, referência, empresa, unidade, CST, NCM (caso a opção listar NCM esteja marcada), saldo, custo ICMS unitário e subtotal custo ICMS do produto.


Listagem analítica do relatório registro de inventário


Dica

  • Para mais informações sobre os tipos de custo utilizados pelo sistema acesse a página Conceito de Custos - Microvix ERP.
  • Para a visão analítica do relatório, o usuário poderá definir a exibição em grade do código de barras do produto.


Ainda na Visão Analítica, há possibilidade de visualizar os preços de venda por tabela de preço, para isso deve-se acessar: Empresa -> Parâmetros Globais -> Estoque -> Grupo Registro de inventário, e habilitar a opção "Escolher tabela de preço". 

Assim, é possível gerar o relatório de Registro de Inventário em Faturamento -> Estoque -> Relatório -> Registro de inventário, para visualizar os preços de venda por tabela de preço. Nos filtros do relatório, grupo "Listar", marcando a opção "Preço de venda", será habilitado o campo "Tabela de Preço" em que serão apresentadas todas as tabelas cadastradas no sistema, porém é preciso selecionar uma para gerar o relatório.


Filtros do Relatório Registro de Inventário


Através dos filtros do grupo "Quantidades" será possível definir se os produtos a serem listados serão:

  • Somente com saldo positivo;
  • Somente com saldo negativo;
  • Somente saldos zerados;
  • Saldo diferente de zero (somente saldos positivos e negativos);
  • Qualquer quantidade.


Grupo de filtros "Quantidade"

Dica

Nos filtros que fizerem referência a data, ao clicar no ícone "calendário" () será possível selecionar o ano, mês e data desejados. Para avançar ou retroceder, basta utilizar as setas.

Na listagem do relatório, na coluna "Preço de venda Unit.", são exibidos os valores correspondentes à tabela de preço selecionada.


Listagem do Relatório Registro de Inventário


Dica

Algumas tabelas de preços poderão ser bloqueadas para utilização no sistema, nas permissões de usuário (Grupo Faturamento, Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Faturamento, permissão "Tabelas de Preço bloqueadas").


No Relatório de Registro de Inventário é possível visualizar as notas emitidas nas situações em que mercadorias/produtos saem da loja e ficam em poder de terceiros/clientes, por exemplo: Consignação, conserto, demonstração, etc. Para isso, é necessário marcar o filtro "Listar Estoque em poder de terceiros"
Além disso, no mesmo Relatório, podemos visualizar notas emitidas na situação contrária, ou seja, em que mercadorias/produtos de terceiros/clientes ficam em poder da minha loja e são somados ao estoque, seja para finalidade de consignação, conserto ou demonstração, etc. Para isso, é preciso filtrar por "Listar Estoque de terceiros em minha posse"
No entanto, para que estes filtros funcionem corretamente é necessário configurar os parâmetros relacionados às Naturezas de Operação. 
Para configurar o filtro "Estoque em poder de terceiros", primeiramente é necessário relacionar as naturezas de operação com as respectivas situações, para isso acessar: Menu Empresa -> Parâmetros Globais -> Estoque -> Grupo "Registro de Inventário" -> "Estoque em poder de terceiros", link "Configurar". Ali é possível indicar qual Natureza de Operação representa a situação de estoque em poder de terceiros. A Nota fiscal deve ser emitida com a Natureza de Operação que caracteriza a situação da saída do(s) produto(s) para poder de terceiro (que está configurada no parâmetro), para que o relatório agrupe corretamente as notas. 
A mesma configuração deve ser realizada para o filtro "Estoque de terceiros em minha posse" em: Empresa -> Parâmetros Globais -> Estoque -> no grupo "Registro de Inventário" o parâmetro "Estoque de terceiros em minha posse", link "Configurar". 
Estas informações podem ser exibidas no relatório de "Registro de Inventário" através do filtro "Listar Estoque em poder de Terceiros" e "Listar Estoque de Terceiros em Minha Posse", para tanto, tem-se a necessidade de configurar as Naturezas de Operação para que as movimentações atreladas à mercadoria/produto sejam registradas na escrituração do relatório e do SPED. 
Para que as notas emitidas (entrada/saída) sejam computadas e haja a movimentação do estoque, é fundamental que a Natureza de Operação utilizada para a operação seja a mesma configurada nos parâmetros globais.


Registro de inventário com saldo em "Estoque em Poder de Terceiros" e "Estoque de Terceiros em Minha Posse"


Nota

  • É possível fazer a exportação do relatório para um arquivo CSV através do botão "Gerar Excel" localizado ao final da página.
  • O Registro de Inventário e o Relatório de Inventário do Gerador de Relatórios não poderão ser usados a fim de comparação um com o outro pois possuem informações diferentes em cada um. Além de que o Relatório Inventário só traz informações quando este for resultado de depósitos que possuem balanço vinculado ao produto.
Sobre o Filtro Visão

Filtro Visão

O recurso de visão permite que o usuário salve todos os filtros utilizados, ou seja, quando o usuário necessita gerar o relatório várias vezes com a mesma seleção de filtros, basta salvar uma visão e utilizá-la toda vez que for preciso. A visão funciona da seguinte forma: 

  1. O usuário deve configurar todos os filtros desejados e, antes de pressionar o botão "Gerar relatório", salvar a visão. Para salvá-la, basta informar os seguintes dados:


Nova visão


    • Nomenclatura para a visão;
    • Deve marcar a opção "Salvar visão" e serão exibidas as opções:
      • Reinformar empresa(s): define que quando esta visão for utilizada, antes de gerar o relatório devem ser reinformadas as empresas;
      • Reinformar data(s): define que quando esta visão for utilizada, antes de gerar o relatório devem ser reinformadas as datas;

2. Após informar os dados acima e clicar no botão image2021-2-4_17-31-45.png a visão será salva.

3. Ao acessar novamente o relatório, além da possibilidade de salvar outra visão será possível utilizar a cadastrada anteriormente. Para isto deve-se realizar a seguinte ação:

Utilizar visão


  • No quadro "Visões" estarão disponíveis todas as visões cadastradas para aquele relatório, basta selecionar uma;
  • Através da opção "Excluir Visão" a visão selecionada será excluída permanentemente. Esta opção somente será exibida para o usuário criador da visão;
  • Através da opção "Gerar Relatório" os filtros cadastrados nela serão aplicados na busca, mas não serão apresentados ao usuário. Se no cadastro da visão, as opções "Reinformar empresa(s)" e/ou "Reinformar data(s)" forem marcadas, neste momento os respectivos campos serão exibidos para a edição;


Reinformar empresa(s) e/ou Reinformar data(s)


Nota

As visões exibidas são todas as que foram criadas pelo usuário logado e as que são compartilhadas. Mais informações sobre visão compartilhada podem ser consultadas clicando aqui.