Após clicar em "Prosseguir" o sistema vinculará cada um dos produtos existentes no arquivo aos itens das notas fiscais selecionadas. 


Conferência


Status:

  • (seleção) Conferido: indica que a quantidade de produtos do pedido está de acordo com a quantidade de itens importados através do arquivo;
  • (menos) Produtos a menos: indica que a quantidade de itens importados através do arquivo é inferior a quantidade de produtos no pedido;
  • (aviso) Aprovado com divergências: indica que um usuário com permissão aprovou a entrada da Nota Fiscal mesmo com quantidades recebidas divergentes do pedido. 


Dica

Para que o usuário consiga aprovar um pedido com divergência é necessário possuir a permissão "Aprovar pedidos e transferências com divergências no recebimento de mercadorias" localizada em: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo "Estoque" > Subgrupo "Permissões Gerais do Grupo Estoque".


  • (seleção) Conferido

Se o arquivo e o pedido não possuírem nenhuma divergência, ao acessar a página de conferência, o pedido estará conferido, sem a necessidade de aprovação. Além disso, neste momento o pedido ficará disponível para vincular a uma Nota Fiscal.


Pedido conferido


  • (menos) Produtos a menos

Quando a conferência possuir divergência, ou seja, quantidade de produtos menor que o pedido, será apresentado o botão "Aprovar", se o usuário possuir a permissão e realizar a aprovação, o status será alterado para " (aviso) Aprovado com divergência". Além disso, será exibido o botão "Sem NF" que é apenas informativo e o pedido ficará disponível para vincular a uma Nota Fiscal.



Pedido com itens a menos


Conferência aprovada


Pedido aprovado com divergência


Se o usuário não possuir a permissão "Aprovar pedidos com divergências no Recebimento de Mercadorias" (Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Estoque), ao tentar aprovar será exibido um alerta solicitando as credenciais de um usuário com a permissão ativa.


Login e senha


Nota

Caso uma nota já tenha sido vinculada na tela iniciar com a opção de "Associar NFE's", a nota será exibida nesta etapa da conferência.



Detalhes do Pedido

Ainda na página de conferência, independente de seu status, através do ícone  é possível visualizar os detalhes da conferência. 


Detalhes do pedido


Os dados apresentados serão:

  • Código: código do produto existente no Pedido de Compra;
  • Referência: referência do produto definida em seu cadastro;
  • Descrição: descrição do produto definida em seu cadastro;
  • BU (Setor): setor do produto definido em seu cadastro. Deve respeitar a legenda configurada em: Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque > Legendas Dinâmicas > Legenda relacionada ao Setor;
  • Quantidade: quantidade do produto no Pedido de Compra;
  • Conferido: quantidade do produto importada através do arquivo .txt;
  • Valor Unitário: preço unitário do produto no Pedido de Compra;
  • SubTotal: subtotal do produto no Pedido de Compra, equivalente a Quantidade x Valor Unitário.


Detalhamento de Pedido 

Quando o pedido possuir mais produtos que o arquivo importado, no detalhamento do pedido será apresentada uma a linha vermelha com os produtos que possuem divergência. Na coluna "Conferido" será apresentado o número de códigos contidos no arquivo e no grupo "Produtos a Menos" serão listados os produtos e quantidades faltantes para a conferência do pedido.


Detalhamento de pedido


Divergências

Do lado direito da tela serão apresentados quatro grupos: Notas Fiscais,  Produtos a Mais, Produtos a Menos e Produtos Não Cadastrados. 


Divergências


Notas Fiscais

Neste grupo serão apresentadas as notas fiscais já vinculadas ao pedido.

  • Número da Nota Fiscal;
  • Valor total da Nota Fiscal;
  • Data de Emissão;


Além destes detalhes, o usuário deverá ter a opção para "Editar" ou "Excluir" a Nota Fiscal. Ao clicar em "Editar" será exibida a mesma tela do lançamento da NF, com os dados anteriormente preenchidos pelo usuário, permitindo que o mesmo altere o que desejar. As regras e validações serão as mesmas.

Produtos a Mais 

Quando houver divergência de produtos a mais, serão apresentados Descrição, Código de Barras e Quantidades a mais presente no arquivo, ou seja, quando o arquivo possuir mais produtos que o pedido.

Produtos a Menos 

Quando houver divergência de produtos a menos, serão apresentados Descrição, Código de Barras e Quantidades a menos faltantes no arquivo, ou seja, quando o arquivo possuir menos produtos que o pedido.

Produtos não Cadastrados

Quando houver divergência de produtos não cadastrados, será apresentado o código de barras, ou seja, quando o arquivo possuir produtos não cadastrados.


Localização/Endereçamento dos Produtos

Ao finalizar o lançamento da nota fiscal, onde o deposito utilizado é controlado pelo WMS, será necessário selecionar o endereço/localização dos produtos.



Através da coluna "Sugestão ERP", será exibida uma tela para selecionar uma localização, que ao concluir, irá para a aba de Identificados. Assim basta selecioná-los e concluir a associação em "Associar Produto(s)".


Reimportar Arquivo

Esta opção poderá ser utilizada em casos que o sistema encontrou divergência entre o arquivo e os pedidos, ao realizar esta ação o sistema realizará uma nova contagem dos itens.


Reimportação



  • Opções de Reimportação:
    • Substituir tudo: o sistema limpa a contagem de todos os produtos, e vincula todos novamente a partir da nova importação, substituindo toda a conferência anterior.
    • Substituir apenas itens divergentes: o sistema limpa apenas a contagem dos itens divergentes e vincula estes itens novamente a partir da nova importação, substituindo toda a conferência anterior para estes itens.
    • Complementar apenas itens divergentes: o sistema não limpa a contagem dos itens divergentes, porém complementa a quantidade conferida a partir da nova importação. Ou seja, o usuário irá bipar apenas o produto que está faltando. Logo, se no pedido haviam 4 produtos, e haviam sido importados inicialmente apenas 3, na segunda contagem, o usuário deve bipar apenas um.

Após realizar a reimportação, caso a divergência anterior tenha sido resolvida, o status da conferência será ser atualizado.


Reimportação


Nota

Após iniciar o processo de conferência do pedido de compra o sistema o considerará como "Pendente de Conferência", sendo assim o mesmo não poderá ser cancelado (Suprimentos > compras > alteração/cancelamento), alterado (Suprimentos > compras > alteração/cancelamento) ou agregado (Suprimentos > compras > Junção de pedidos).

  • Sem rótulos