Com este recurso é possível alterar o portador e o status de várias faturas ao mesmo tempo. São listadas somente as faturas que estão em aberto. A rotina conta com filtros por forma de pagamento, período (Emissão ou Vencimento), portador, status, conta fluxo e empresa.


Alteração em lote


Na listagem o usuário deverá marcar as faturas a serem alteradas e indicar o novo portador e novo status. Ao marcar o filtro "Desmarcar faturas geradas para remessa" e modificar os campos "Novo Portador" e "Novo Status", as faturas selecionadas ficarão disponíveis para a geração do arquivo de remessa novamente, para mais informações sobre a geração do arquivo de remessa clique aqui. O status da fatura somente deve ser alterado para um novo status que aceitar a forma de pagamento da mesma (Mais informações vide "Cadastro Auxiliar de Status"), caso contrário, será exibida uma mensagem de advertência, desmarcando automaticamente a fatura para não permitir alteração.

A opção "Nova Conta Fluxo" somente será exibida se nos filtros de tela for escolhida uma opção diferente de "todas as contas fluxo". Após a confirmação da alteração, é mostrado um link para impressão de borderô.


Listagem alteração em lote


Dica

  • As rotinas de alteração e exclusão de faturas são controladas pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estarão disponíveis se o usuário tiver permissão para acesso (Grupo Financeiro – Contas a Receber, subgrupo Permissões Gerais do Grupo Financeiro – Contas a Receber, permissões "Alteração" e "Exclusão").
  • A alteração dos dados da fatura pode ser totalmente controlada por usuário, ou seja, nas permissões de cada usuário é possível configurar campos que o mesmo não poderá alterar (Grupo Financeiro – Contas a Receber, Subgrupo Não alterar na Alteração de Faturas).


Nota

  • Se o status selecionado, estiver configurado em Parâmetros Globais > Financeiro como "Status para fatura protestada", logo abaixo do campo status, irá exibir o campo "Custo do protesto", para que seja informado o custo do protesto nas faturas selecionadas.
  • Para utilizar o campo "Custo do Protesto", é necessário primeiramente configurar a operação padrão do grupo "Financeiro" item "Protesto sobre faturas a receber", não é recomendada a alteração sem auxílio do Suporte Técnico Linx.
  • No ERP existe o recurso de bloqueio de portador, ou seja, é possível bloquear portadores nas permissões de usuário, para que, as faturas que tenham portadores bloqueados não possam ser alteradas e não possam ser baixadas (Grupo Financeiro – Contas a Receber, Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Financeiro - Contas a Receber, permissão "Portadores bloqueados").