Essa rotina tem por função auxiliar na manutenção da base de pessoas quando originada de uma importação do sistema anterior. Nesse caso, é comum ter cadastros incompletos, incorretos, duplicados, etc. E com esta ferramenta o próprio usuário pode corrigir os cadastros de forma simples e rápida. 

Executando a Rotina

Para gerar este relatório é necessário acessar CRM > Relatórios > Manutenção.

Na opção "Clientes sem movimentação", será apresentado o botão "excluir", permitindo assim, a exclusão física do cadastro de clientes que não tiveram nenhuma movimentação no sistema.



Manutenção da base de clientes/fornecedores


Na listagem desse relatório pode-se acessar os links para Alteração do Cadastro (clicando sobre o código), Alteração de Documento (  ) e Impressão da Ficha Cadastral Completa (  ).



Relatório de clientes/fornecedores para manutenção


Ao gerar o relatório com o filtro "Clientes sem movimentação" marcado, no final da página será exibido o o botão "excluir", permitindo assim, a desativação do cadastro de clientes/fornecedores que não tiveram nenhuma movimentação no sistema.


Desativação de cadastros


Ao gerar o relatório com o filtro "Clientes repetidos (pelo CPF)" marcado, o relatório trará ainda um link  para permitir transferência de movimentação de um cadastro para outro (faturas, vendas, etc.). Dessa forma, o cadastro que ficar sem movimento, pode ser excluído para limpeza da base de dados.


CPF duplicado

Ao acessar o link será necessário definir qual cliente/fornecedor receberá os dados do outro e clicar no botão "Transferir".


Transferência de movimentação


Nota

  • Para empresas que trabalham com cadastro de cliente por empresa/filial, ou seja, não compartilhado, nos filtros do relatório de Manutenção da Base será exibida a opção "Clientes da Empresa", para que sejam listados apenas os clientes/fornecedores da empresa logada.
  • Os clientes que estiverem marcados como "Cliente Anônimo" no cadastro não serão exibidos na listagem. Para mais informações, clique aqui.