O cancelamento ou o encerramento de um pedido pode ser realizado ao acessar: Faturamento -> Orçamento/Pedido -> Cancelamento/Encerramento de pedido.
Cancelamento/encerramento de pedido
Para a execução desta funcionalidade deverá ser informado o número do orçamento e a operação que será realizada: "Cancelar" ou "Encerrar" o pedido.
Nota
- Caso o pedido já tenha sido faturado (parcial ou total), não será possível cancelá-lo, apenas encerrá-lo;
- Nesta rotina é possível encerrar pedidos e orçamentos, portanto ao inserir um ou outro tipo, a nomenclatura da rotina será alterada;
Orçamentos com Link de Pagamento:
- Caso seja cancelado um pedido para o qual já foi realizado o pagamento através do link, o usuário será notificado que a transação do pagamento foi cancelada;
Transação do link de pagamento cancelada
- Se o pedido a ser cancelado ainda não tenha o pagamento efetivado, o link de pagamento será inativado.
Link de pagamento inativado
Particularidades da Entrega Futura:
- Caso o pedido que originou o DAV de entrega futura seja cancelado ou encerrado no ERP, o DAV em questão não é cancelado no Microvix POS;
Dica
A funcionalidade de Cancelamento de Orçamento e Pedido estará protegida pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão possuir permissão para acesso.
- Para cancelamento de um Orçamento: Grupo Faturamento, Subgrupo Permissões Gerais de Orçamento/Pedido, Permissão: "Cancelamento de Orçamento".
- Para cancelamento de um Pedido: Grupo Faturamento, Subgrupo Permissões Gerais de Orçamento/Pedido, Permissão: "Cancelamento de Pedido".
Tanto no cancelamento como no encerramento é possível informar um motivo previamente cadastrado no sistema e também uma observação. E o campo Motivo somente será exibido caso a empresa possua um motivo cadastrado com o tipo "Cancelamento/Encerramento de Orçamento".
Cancelamento de orçamento e pedido de venda
Ao cancelar um pedido que foi agrupado, será exibida a opção "Descancelar pedidos utilizados na geração deste pedido (agrupamento)" que quando marcada, os pedidos de venda que originaram o pedido atual (agrupamento de pedido) que está sendo cancelado/encerrado serão configurados como válidos, podendo manipulá-los novamente no sistema. Ou seja, para desagrupar os pedidos, basta realizar o cancelamento do pedido que foi originado através do agrupamento.