O que é

No Linx NeoX é possível controlar o acesso e editar perfis vinculados ao OminiPOSOminiPOS-e e Franquia através das telas de gestão de usuário.

A gestão de acesso utiliza de criptografia e senha para garantir a segurança das informações e perpassa pelas telas Perfil, Cadastro e Manutenção de Usuário e Transações - Loja e Cadastro de Vendedor, que permitem atribuir acesso a módulos, telas e ambientes e cadastrar informações e estipular regras.

Acompanhe a seguir o passo a passo para criar ou editar novos perfis para usuários.

Como Funciona

Linx Operacional > Módulos > Utilitário (Local) > Sistema


Nesta página:



Para adicionar um perfil de usuário, siga os seguintes passos:

  1. Acesse a tela Perfil - Loja e clique em Novo Registro para criar um nome para o novo perfil. É opcional que se indique um Grupo Econômico para o perfil criado. Caso seja informado o grupo econômico, o cadastro será visível apenas para usuários daquele grupo econômico. Caso seja omitido, todos os usuários poderão visualizar o perfil;


  2. Adicione um Id e Descrição;


  3. Na guia Usuário crie um novo registro para vincular o perfil a um usuário já cadastrado na tela Vendedores. É possível aplicar filtros por filial de acordo com o grupo econômico selecionado para o usuário. Caso não tenha indicado um grupo econômico, serão exibidos todos os os cadastros de vendedores;


  4. Após selecionar um usuário e vinculá-lo ao perfil que será criado, acesse a guia Módulo, clique em novo registro e acrescente informações sobre os módulos aos quais o novo perfil terá acesso. É possível selecionar mais de um módulo utilizando o checkbox;


  5. Ainda na guia Módulo, após adicionar os módulos cujo perfil terá acesso, na coluna Regra Módulo é possível acrescentar regras para o acesso, como Acesso Total, Acesso por Transação, Pesquisar, Exportar, entre outros;

    Ao alterar a regra para Acesso Bloqueado, o container de transações e permissões é bloqueado e as permissões são desmarcadas.

  6. Na guia Transação é possível acrescentar uma ou mais transações para o perfil. Ao clicar em Novo Registro e utilizar a pesquisa na coluna Transação são exibidas as opções de transação para seleção.
  7. É possível indicar todas as transações disponíveis clicando no box de seleção no canto superior esquerdo da tela de Seleção.
  8. Após selecionar as Transações, é possível utilizar a coluna Regras de Transação para estabelecer o nível de acesso do usuário para cada tela e tipo de transação.

    Ao alterar a regra para Acesso Bloqueado, o container de transações e permissões é bloqueado e as permissões são desmarcadas.

  9. Nas guias Bandeira / Rede e Filial é possível acrescentar ou editar informações sobre o nível de acesso para o usuário para uma ou mais determinada bandeira, rede ou filial.

Veja também o tópico Gestão de Acesso Franquia.