Veja abaixo o detalhamento das atividades do processo.

Em cada atividade, clique para ver um exemplo das telas utilizadas.


AtividadeDescrição
01Verificar o tipo de produto a devolver

Verifique qual o tipo de produto a devolver, a saber:

  • Produto acabado
  • Material
  • Consumível

Se produto acabado ou material, siga para o passo 02;

Se consumível, siga para o passo 04.

02Cadastrar requisição de saída de produtos

Somente para devolução de produto acabado ou material, cadastre um romaneio de saída a fim de que os produtos sejam abatidos do estoque e possam ser fisicamente separados.

Nota: Para devolução de consumíveis não deve ser gerado romaneio de saída, uma vez que o sistema não controla estoque de produtos para uso e consumo.

Para devolução de produto acabado, utilize a tela 120004 - Saída de Produto Acabado para Devolução.

Para devolução de materiais, utilize a tela 061008 - Saída de Materiais para Devolução.

Veja um exemplo de entrada e requisição de saída de materiais:

02.01  Nota fiscal a ser devolvida:

Clique e veja o detalhamento da tela 005104

Para entrada de produto acabado ou de consumíveis, utilize as telas:

005102 - Entrada de Notas Fiscais de Produto Acabado

005109 - Entrada de Notas Fiscais de Consumíveis

Para gerar o romaneio de saída para produto acabado, utilize a tela:

120004 - Saída de Produto Acabado para Devolução

Para consumíveis não há geração de romaneio de saída, uma vez que não há controle de estoque para produtos de uso e consumo.

03Gerar NF-e de saída

Gere, no LinxERP, a nota fiscal de devolução de compra.

Seguindo com o exemplo, siga estes passos para geração da nota de devolução de compra de materiais:

a) Clique na guia Itens Físicos e então no botão Selecionar Saídas para selecionar o romaneio de saída gerado anteriormente. Alternativamente, clique no botão Informar Romaneio e digite o número dele.

b) Em seguida clique na guia Devoluções e então no botão Localização Automática para que o sistema localize as notas fiscais de entrada condizentes com o conteúdo do romaneio. Alternativamente, clique no botão Selecionar Devoluções, localize e selecione a nota fiscal de entrada.

c) Visualize os dados na guia Financeiro:

Clique e veja o detalhamento da tela 100106

Para devolução de produto acabado, utilize de forma similar a tela:

100112 - Devolução de Compra de Produto Acabado

Para devolução de consumíveis, gere a nota de devolução a partir da tela abaixo, com a diferença que não haverá a seleção do romaneio de saída, que não é gerado para produtos de uso e consumo:

100117 - Devolução de Compra de Consumíveis

04Autorizar NF-e de saída

Após a emissão, a SEFAZ valida e autoriza a NF-e de devolução.

Após a validaçãoda NF-e o LinxERP executará automaticamente os passos 05 (movimentação de estoque) e 06 (geração do aviso de débito contra o fornecedor).


Emita o DANFE da NF-e de devolução para acompanhar fisicamente os produtos.

Para tanto, verifique a tela 100108 - Consulta e Impressão de Notas Fiscais.

05Movimentar estoqueApós a autorização da NF-e de saída no passo anterior, o sistema abaterá do estoque as quantidades informadas (somente para produto acabado e materiais).
06Gerar aviso de débito

Após a autorização da NF-e de saída, o sistema gera automaticamente um aviso de débito no valor da devolução (tipo de lançamento IAD = Inclusão de Aviso de Débito).

O aviso de débito representa o crédito que a empresa terá com o fornecedor por conta da devolução.

Clique e veja um exemplo:

06.01  Consulta ao aviso de débito gerado: 009043 - Cadastro de Aviso de Débito

07Baixar aviso de débito

Existem várias maneiras de baixar/liquidar os avisos de débitos gerados para o fornecedor (lembrando que o aviso de débito é um crédito da empresa com o fornecedor, gerado, no caso que estamos demonstrando, por uma devolução de produto, material ou consumível).

Uma dessas maneiras é abater o valor dos avisos de débito dos compromissos já existentes com o fornecedor, podendo os títulos a pagar ser liquidados total ou parcialmente.

Caso não haja títulos a pagar para o fornecedor, este deverá reembolsar o valor da devolução, podendo fazê-lo, por exemplo, com um depósito em conta corrente. Nesse caso a baixa do aviso de débito no LinxERP deverá ser feita com um lançamento de entrada em conta corrente (ECC).

Nos exemplos a seguir demonstraremos como liquidar um ou mais avisos de débito com títulos a pagar ainda não vencidos.

Clique e veja um exemplo:

07.01  Seleção dos avisos de débito em aberto: 009042 - Baixa de Aviso de Débito

07.02  Seleção do lançamento de contrapartida: 009042 - Baixa de Aviso de Débito

07.03  Seleção dos títulos a pagar do fornecedor: 009031 - Baixa de Título a Pagar

07.04  Valor líquido da devolução: 009031 - Baixa de Título a Pagar

07.05  Saldo a pagar após baixa da devolução parcial: 009022 - Cadastro de Título a Pagar

Observe na imagem que a linha referente ao valor do desconto (1) é alimentada automaticamente quando da inclusão da nota fiscal de saída.

Já o saldo do título a pagar (2) é alimentado quando da baixa do aviso de débito.


Clique e veja a documentação da tela 009022

Clique e veja a documentação da tela 009028

É importante salientar que o LinxERP permite todo o controle gerencial sobre a movimentação financeira, porém a baixa parcial ou total de um título a pagar ocasionada por uma devolução de compra só terá efeito de fato se o fornecedor solicitar ao banco a baixa parcial ou total de seus títulos a receber.

Assim, após efetuar o procedimento acima no LinxERP, é importante que o responsável pela operação contate o fornecedor e solicite a ele que a situação seja formalizada também com o banco, relativamente aos seus títulos a receber.