Para iniciar a emissão de nota fiscal eletrônica, deve-se verificar os seguintes requisitos:

  • Sistema Linx 8.01.000. Somente esta versão possui o tratamento adequado para a geração de notas fiscais eletrônicas, conforme as normas do Manual de Integração da SEFAZ. Para versões anteriores, consulte disponibilidade de pacotes de atualização, diretamente com a gerência de relacionamento.
  • Na tela 009009 - Espécie de Série, cadastre uma espécie de série, associando-a ao "Número Modelo Fiscal: 55 (NF-e)";
  • Conforme orientação da Secretaria da Fazenda, para utilização da Nota Fiscal Eletrônica, na tela 005002 - Sequencial e Série de Nota Fiscal, deve ser cadastrado o novo modelo de nota fiscal, associada ao "Número Modelo Fiscal 55". Lembre-se de selecionar as opções "Utiliza na Entrada" e "Utiliza na Saída" para que a série seja habilitada para seleção dos módulos de Faturamento e Entrada de Notas Fiscais.

Somente as séries que geram nota fiscal eletrônica devem ter o modelo fiscal 55 associado.

Para notas de outros modelos, diferentes do 1 ou 1A, como o modelo 2 das notas D1, caso sejam associadas ao modelo fiscal 55, gerarão notas eletrônicas desnecessariamente. Para alterar notas fiscais que não devem gerar a NF-e, é necessário desabilitar o parâmetro.

É importante ressaltar que, caso seja emitida uma nota fiscal indevidamente, será necessário enviar uma solicitação para a SEFAZ solicitando o cancelamento ou inutilização da nota fiscal. Verifique o procedimento na tela 100135 - Monitor de Controle da NF-e.