Ao instalar as versões mínimas necessárias indicadas anteriormente, será gravada na base de dados a lista de códigos CEST disponibilizada até o momento pelos órgãos oficiais, conforme consta nos anexos do Convênio 146/2015 da Confaz.

Além disso, o Linx ERP fará uma associação automática do CEST em todos os casos em que seja possível; caso contrário será necessário promover a associação manualmente.

Associação do CEST de forma automática ou manual

Após instalar as versões requeridas, todos os produtos já cadastrados no Linx ERP cujo NCM possuir apenas um código CEST na referida lista serão automaticamente vinculados ao código CEST. Ou seja, ao consultar o cadastro de produtos, o CEST já estará devidamente associado ao produto, não sendo necessária qualquer alteração manual.

Porém, nos casos em que o NCM do produto possua mais de um CEST possível, conforme a referida lista, a atualização não será automática. Nesses casos recomenda-se que seja feita uma consulta aos produtos que não estejam com o código CEST preenchido, a fim de selecionar, dentre os códigos admitidos para o NCM do produto, o CEST correto.

Também no caso do cadastramento de novos produtos a vinculação do CEST deverá ser feita manualmente.

Telas para associação do CEST