✔️ PARAMETRIZAÇÃO DE NOTA FISCAL DE TROCA/DEVOLUÇÃO



Acesse a tela de Configurações/Impressão no LinxPOS Manager.

Para ativar o paramento PERMITE_NF_TROCA_DIA, no canto inferior esquerdo selecione as opções conforme indicado abaixo:

Após realizada a configuração, o sistema permitirá a emissão de uma única nota fiscal de troca para mais de um ticket, na tela de Consulta de Vendas.

Caso o parâmetro não seja habilitado, será emitida uma NF para cada ticket, e a seguinte mensagem será apresentada:

No LinxPOS Manager, em Configurações/Pagamento, é possível configurar o parâmetro TIPO_EMISSAO_NF_RET.

O menu de Devolução, localizado no menu principal do Linx Mobile, só será habilitado para uso caso o parâmetro TIPO_EMISSAO_NF_RET estiver indicado no LinxPOS com os valores Não obrigatório ou Obrigatório antes do fechamento do caixa, conforme imagem abaixo:

Caso o parâmetro esteja como Obrigatório, o menu de Devolução não será exibido no Linx Mobile.

Aviso

A opção Obrigatório antes do fechamento do caixa ativa, não permite o fechamento do caixa enquanto as NF de troca pendentes não forem emitidas através da tela de Consulta de Vendas por Período.


✔️PASSO A PASSO - PROCESSO DE TROCA NO LINX MOBILE



Veja a seguir os procedimentos para efetuar uma devolução:

Para efetivar uma devolução, primeiramente, deve-se associar um cliente à devolução. 

  1. Localize e selecione um cliente na opção Clienteno Menu Principal.
  2. Informe o CPF do cliente e toque em Pesquisar.
  3. Na sequência, toque em Selecionar Cliente. Será exibida a mensagem Deseja associar o cliente ao carrinho? Toque em Sim.

  4. Retorne ao Menu Principal e selecione a opção Devolução.
  5. Então, bipe ou faça a busca do item que será devolvido.
  6. Toque em Enviar para Devolução.
     

  7. A tela com os dados detalhados do cliente será exibida juntamente com o item da troca destacado na cor vermelha.
  8. Na sequência, para conclusão da troca, acesse o Menu Principal, toque na opção Atendimento ou Produtos e, então, bipe ou procure o item que será comprado.
  9. Toque em Adicionar ao CarrinhoLogo, os dados da troca e compra serão apresentados na tela.
    Neste caso, note que haverá uma diferença de R$50,00, pois o valor do produto adicionado é superior ao valor disponibilizado na troca. Toque em Pagar.



  10. Efetue o pagamento e conclua o atendimento.
  11. Caso necessário, toque em Imprimir NFC-e para que o DANFE seja enviado para o terminal de impressão. Se tocar em Visualizar NFC-e, a nota será exibida na tela.



Desabilita - Troca/Devolução

A partir da versão Linx Mobile 3.66, foi implementado o parâmetro MOB_PERMITE_DEVOLUCAO para o Linx Mobile, que, quando ativo, impede o acesso e utilização da rotina de Devolução.

O parâmetro possui valor default como .T. (true) e após alterado para False, a opção de Devolução não será exibida em tela.

O parâmetro é compatível com os PDVs Linx POS e OmniPOS.



✔️PASSO A PASSO VÍDEO - PROCESSO DE TROCA NO LINX MOBILE




Veja também o Dica Linx do Processo de Troca no Linx OmniPOS