Este programa possibilita ao usuário buscar os retornos de notas fiscais, faltas dos fornecedores, ofertas, boletos e preços de mercadorias dos fornecedores e da Linx Softpharma para atualização.

Importante


Para usar o teleprocessamento, é necessário que a farmácia entre em contato com o fornecedor e solicite seu cadastro no pedido eletrônico utilizando o Linx Softpharma. Desta forma o fornecedor será configurado no layout do Linx Softpharma e, por fim, liberará o acesso à farmácia.

Acesso rápido


Acesso Rápido

Localização: Compras > Tele processamento

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consulta por fornecedor
ALT+U:Configurar comunicação
ALT+P:Processar
ALT+F:Sair do programa.

Tele processamento

Selecione o fornecedor que deseja fazer a transmissão de pedidos, retornos, notas de entrada ou preços. Ao selecionar, o sistema informará as configurações existentes para o mesmo, caso não exista o sistema solicitará se deseja configurar.  A configuração ou alteração das informações existentes devem ser realizadas através do botão Configurar.

  • Ao configurar o fornecedor ENTIRE, o campo "Seu Código" estará desabilitado para edição, porém, basta pressionar o atalho F4/Gravar e o código será carregado automaticamente conforme o CNPJ da filial.

Selecione a opção desejada para efetuar o tele-processamento:

  • Buscar arquivo de preços e atualizar: selecione esta opção para buscar e atualizar os arquivos de preços do fornecedor selecionado, depois será chamado o programa para atualizar os preços na base de dados do SoftPharma. Nesta opção de atualização, o usuário terá a opção de importar os preços do fornecedor sem que seja atualizado os preços da farmácia (Consultar manual da importação de preços). Essa opção é a mais indicada para que o usuário faça, caso marcar para atualizar os preços da farmácia também, o sistema o fará de acordo com o arquivo texto que está sendo importado, podendo causar problemas nos preços caso o arquivo não seja atualizado.

  • Buscar Nota Fiscal de Entrada: Selecione esta opção para buscar o arquivo de nota fiscal de entrada de mercadorias. Se configurado nos Parâmetros da Empresa (guia entradas) que a farmácia utilizará pré-nota de compras, o sistema lançará essa nota no Importar e Faturar NF-e para que seja conferida e depois autorizada a sua entrada no estoque. Caso contrário, o sistema fará automaticamente a entrada no estoque da nota fiscal. O usuário deve informar qual o tipo de documento que será dado entrada na nota fiscal e se a nota é "Estadual ou Interestadual":

    • Caso não utilizar o parâmetro de "Utilizar pré-nota de compras?" e ao buscar a nota do fornecedor a mesma não for lançada automaticamente no estoque, pode ser devido a existência de um produto na nota que não tem conexão com o fornecedor e o sistema lançou mesmo assim automático para a pré-nota de compras para ser verificada, corrigidas as divergências e depois liberada para o estoque.

    • Ao importar a nota fiscal de entrada eletrônica, o sistema sempre verifica se os itens a serem dado entrada estão "ativos" no cadastro de produtos, e, caso algum desses itens comprados esteja como "inativo" no cadastro, automaticamente o sistema "ativa" o produto para dar entrada da mercadoria.

    • Na entrada de mercadoria, o sistema verifica o CNPJ do fornecedor a ser dado entrada e quando encontrado faz a entrada para o fornecedor que tem o mesmo CNPJ informado no arquivo a ser dado entrada, e, ignorando o fornecedor de conexão do produto. Essa operação é feita para atender casos de distribuidores tem filiais em outros estados e as notas são emitidas por estas filiais, mas entregues pelo distribuidor do estado. Por Exemplo: Santa Cruz tem compra estadual e Interestadual, o pedido e a nota eletrônica são gerados pelo CD do estado, mas a nota fiscal é emitida pela filial (outro CNPJ) de outro estado. Essa medida foi tomada para resolver problemas contábeis e do Sintegra, onde esses devem ter as notas lançadas para os fornecedores corretos (motivo pelo qual o CNPJ é obrigatório no cadastro de fornecedor).

    • Todas as notas de compras importadas eletronicamente é calculado o C.M.V. de todas as mercadorias que estão entrando no estoque.

    • Ao fazer a importação eletrônica de notas fiscais, o sistema já grava as informações referentes a CST e tributação conforme arquivo de notas do fornecedor. Caso o fornecedor não disponibilize esses dados na nota fiscal, então o sistema grava conforme o cadastro de produtos.

Importante


O fornecedor é responsável por enviar a nota fiscal no formato correto quando nota fiscal estadual ou interestadual. Caso isso não esteja sendo feito, é necessário entrar em contato com o mesmo e solicitar a correção.


Atenção!


Para os clientes que possuem o produto 43 - Importação de NF-e liberado para sua farmácia essa funcionalidade de buscar pela nota de entrada será descontinuada, e para aqueles clientes que ainda não possuem o produto acima referenciado o sistema apresentará uma mensagem informativa que estará disponível somente para os próximos 60 dias.

  • Selecione a opção buscar retorno de pedidos para buscar o arquivo de retorno de faltas do pedido enviado, essa opção é usada quando no envio do pedido o fornecedor não gerou as faltas no momento da transmissão.

  • Na opção buscar ofertas o usuário poderá importar o arquivo de ofertas dos fornecedores que tiverem liberados essa opção e autorizados no código da farmácia. Nesta opção vai ter todos os produtos que o fornecedor tem em oferta e sempre deve ser atualizado essas ofertas antes de fazer o pedido para o fornecedor. Após atualizados e no momento da geração do Pedido de Compras (Compras > Pedido de Compras), tem a opção para selecionar somente os produtos em oferta do fornecedor.

  • E em buscar boleto o sistema importará o arquivo de boleto bancário para lançar no contas a pagar do Linx Softpharma. Nesta opção o sistema solicitará se o boleto é de notas faturadas dentro ou fora do Estado.

Cote fácil

O Cote Fácil é um programa de cotações on-line, e ao selecionar o fornecedor "Cote Fácil", haverá duas opções no menu 'Selecione a opção desejada':

  • A função enviar cadastro de produtos tem como finalidade exportar todos os produtos cadastrados na farmácia, conforme informado nos filtros. Ao selecionar esta opção, será aberta uma nova tela contendo os filtros para Tipo de Produto e Laboratório com o Filtro Avançado, e Mix (este será com base na filial logada). O botão 'Exportar' deverá gerar os arquivos conforme informações dos filtros e será salvo na pasta 'Softpharma > CoteFacil > Produtos'.
  • Ao selecionar importar pedidos será aberta a pasta da qual o usuário deverá selecionar o arquivo para importar os pedidos gerados no Cote Fácil para o Linx Softpharma.

Na importação, é aberta uma tela na qual é necessário digitar a data de entrega do pedido, pois a Cote Fácil não disponibiliza essa informação e é utilizada para avaliar o nível de serviço do fornecedor. E ao processar o arquivo, os pedidos serão importados diretamente para a situação 'Aguardando entrega'. Os pedidos serão separados por filial, conforme o CNPJ da farmácia que está retornado no arquivo. Caso houver mais de um fornecedor com o mesmo CNPJ, será solicitado que o usuário selecione o fornecedor desejado.

A funcionalidade Cote fácil somente estará disponível para as farmácias que possuírem o produto 70 - Cote fácil liberado.