Esta função possibilita ao usuário configurar os parâmetros de transmissão do fornecedor. Esta configuração é diferente para cada fornecedor, ou seja, o sistema exige que tenha uma configuração para cada fornecedor.

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Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consultar fornecedor
F4 ou ALT+G:Salvar alterações
ALT+P:Configurações Padrão
ALT+F:Sair do programa.
  • ALT + P - Configurações "Padrão": O Linx Softpharma disponibiliza a configuração "Padrão" que para ser utilizada o usuário deverá preencher os campos "Código Fornecedor na Farmácia", "Seu Código" e clicar no botão "PADRÃO".

Configurações de comunicação

Para efetuar as configurações para comunicação com os fornecedores deverá selecionar o fornecedor, nesta opção estão todos os fornecedores homologados com a Linx Softpharma para pedido eletrônico. Caso o seu fornecedor não se encontre nesta lista, favor solicitar para que o mesmo entre em contato com o nosso departamento Comercial e negocie essa homologação.

Informe o código que o fornecedor está cadastrado na farmácia ou pressione F2 para consultá-lo. E também o código da farmácia (seu código) no fornecedor. Ter atenção nesta informação, pois tem fornecedores que o código contém letras e essas devem ser minúsculas e outras maiúsculas. Informar exatamente como o fornecedor repassou a informação.

  • Para o fornecedor ENTIRE, o campo "Seu Código" estará desabilitado para edição. Ao pressionar o atalho F4/Gravar o código será carregado automaticamente conforme o CNPJ da filial.

Neste momento se ainda não configurado a forma de comunicação com o fornecedor, clicar no botão Padrão para ser informado os dados que são padrões de cada fornecedor. Desta forma o sistema informará toda a configuração padrão do fornecedor automático, não sendo necessário o usuário da farmácia manipulá-lo, somente em casos de alteração nesta configuração e por orientação do fornecedor ou da  Linx Softpharma.

Na sequencia deverá informar os dados da comunicação via FTP (número do IP, usuário e senha de acesso), quando o fornecedor optar por utilizar o layout padrão Softpharma ou ServConpe, os campos de configuração FTP ficarão bloqueados.

A partir da versão 218.100 foi disponibilizado para os fornecedores Fidelize o servidor de comunicação SFTP (porta 22) que foi disponibilizado através da opção Comunicação FTP/SFTP.  

Figura 01 - Configurar pedido eletrônico 

Informe o nome do arquivo de preços do fornecedor a ser baixado. Alguns fornecedores trabalham com FTP de forma passiva, caso acontecer, marque o campo FTP passivo.

Para cada arquivo texto de busca no fornecedor, pode ter um diretório de busca diferente, selecione as opções de busca e configure o diretório no servidor do fornecedor que contém a informação a ser baixada.

Quando selecionado os fornecedores Santa Cruz, Distribuidora Panarello, Mega Atacadão ou ProFarma, será necessário informar o código da matriz, essa informação é utilizada no programa Pedido de Compra, no processo de pedido de compra agrupado.

No campo diretório a buscar arquivo de preços deverá informar o diretório (pastas) onde os arquivos de preços estão armazenados. 

Quando for selecionado o fornecedor Santa Cruz, é exibido o campo Custo do boleto, no qual deve ser informado as custas do boleto emitido pelo fornecedor. Esse valor será utilizado na importação automática de boletos da Santa Cruz. (Na tela principal de Tele processamento, quando selecionada a opção de 'buscar boleto', o sistema irá buscar o arquivo no FTP pelo nome do arquivo. Somente serão importados aqueles que contém a informação de 'custo do boleto').

Através do parâmetros permitir importar automaticamente as notas fiscais de compras deste fornecedor é possível configurar a importação das notas de compras em cada filial. Este parâmetro deve ser configurado devido a importação duplicada entre as filiais:

  • Em qualquer uma das filiais: Marcado esse campo o sistema permitirá que qualquer filial que estiver on-line e com acesso ao programa de importação de notas possa importar a nota de qualquer filial. Esta opção causa problemas quando as filiais estão usando Shadow, pois uma filial pode importar notas de outras filiais e a filial que deveria fazer essa operação também a faz. Neste caso há duplicação da entrada de mercadorias. Sugerimos nunca deixar essa opção configurada ou quando for necessário, o processo interno da farmácia deve ser bem orientado para o problema não acontecer.

  • Somente na filial física: Essa é a opção mais desejada, pois cada filial importará suas notas e o sistema não permitirá que as outras façam essa operação, ou seja, cada filial é responsável por dar entrada de suas notas.

  • Somente na filial depósito: Essa opção é para farmácias que a entrada de mercadorias é feita toda pelo depósito ou por uma central de compras e as filiais somente conferem a mercadoria entregue e liberam para o estoque.

Caso deseje que o sistema busque automaticamente o retorno do arquivos pelos fornecedores, deverá marcar o campo buscar retorno automático.

Quando o fornecedor selecionado for PharmaLink, é necessário cadastrar, manter e selecionar os projetos para fins de pedidos de compras, os projetos são laboratórios e/ou distribuidores que realizam o fornecimento de produtos, para isso deverá informar o  código para o projeto, sendo possível inserir o número de 01 a 99, o nome do projeto (laboratório/distribuidora) (limite 15 caracteres).

  • Alguns projetos virão previamente cadastrados por ser uma informação obrigatória no Pedido de Compras.

  • Caso tenha cadastrado algum projeto errado, ou apenas gostaria de efetuar alguma alteração deverá selecionar o projeto e com duplo clique do mouse permitirá a edição.

  • Para exclusão de projeto, deverá selecionar o mesmo e pressionar ENTER. Essa opção deverá ser utilizada com cautela pois ao excluir um projeto, não é possível restaurar a informação apagada, ou seja, deverá cadastrar novamente.

Informações adicionais

  • No caso do fornecedor DIMED, o sistema solicita informações como zona de atuação, fornecedor DIMED, código da representada e estas informações devem ser obtidas diretamente com a DIMED no momento dessa configuração e informada nos seus respectivos campos. Vale lembrar que essas informações mudam de acordo com cada farmácia e/ou região localizada ou atendida pela DIMED.
  • A Panarello e a Farmed não disponibilizaram acesso ao FTP para envio de pedido (maneira mais fácil para a farmácia) e ainda necessitam da utilização de seu aplicativo para envio de pedido e recepção dos retornos (faltas e notas). Desta forma dispomos da possibilidade do usuário da farmácia no campo "Diretório do servidor FTP" várias opções onde pode ser selecionada cada uma delas e no campo "Nome dos diretórios" informar em cada opção qual é o diretório de busca do arquivo dentro do terminal de trabalho (terminal que envia pedido de compras). Exemplo: Se selecionado a opção "Envio de pedidos" no campo (Diretórios do servidor FTP) o sistema abre abaixo o campo (Nome do diretório) que pode ser informado c:\arquivos de programas\softpharma\exportação.

    • Lembre-se: que a Linx Softpharma não instala o aplicativo de comunicação destes fornecedores e nem o configura, sendo de responsabilidade do fornecedor essa ação, mas temos a nossa equipe técnica a disposição dos clientes e fornecedores para ajudar nesta configuração pelo atendimento telefônico. Caso os fornecedores citados mudarem sua política de transmissão de pedido, comunique imediatamente a SoftPharma para que proceda com os ajustes necessários.

  • Para configurar o Guia da Farmácia não é necessário informar servidor de conexão, código, usuário e outros campos, uma vez que este não é um fornecedor de medicamentos e sim, somente de atualização de lista de preços.

  • Quando for o fornecedor SolFarma os campos: IP do Servidor de Conexão, Usuário FTP e Senha FTP estarão bloqueados, pois o mesmo não disponibiliza os arquivos via FTP e sim a busca dos arquivos são realizadas nos diretórios (pastas).


A PharmaLink não é uma distribuidora de medicamentos e outros produtos farmacêuticos, mas um PBM para compra de produtos. A integração com o SoftPharma somente ocorre no sentido de gerar um arquivo texto com os produtos pedidos ao fornecedor.

Como não existe lista de preços e conexão de produtos, ao gerar um pedido pelo IMP150 para a PharmaLink TODOS os produtos marcados (checados) do pré-pedido são inseridos no pedido e ao final o arquivo é enviado a PharmaLink.

  • O envio do pedido é feito de forma automática pelo SoftPharma.
  • O retorno do fornecedor demora em media 15 minutos, então após enviar o pedido, deve-se aguardar os 15 minutos e receber o arquivo pelo IMP120 – Tele Processamento.
  • A PharmaLink não retorna notas, espelhos, boletos, etc. 

Contato

Edson ( [email protected] ) ou Silvestre ( [email protected] )
Telefone: (48) 3621-8061
www.gam.com.br

Configuração

Somente SoftPharma versão 2.0.
A distribuidora possui transmissão direta via FTP, onde a configuração deve ser feita conforme descrito abaixo:

      • IP de conexão: clientes.gam.com.br
      • Usuário do FTP: Obter juntamente com a GAM. Exemplo: se o código do cliente for 179864, provavelmente o usuário será algo como c0179864, sempre com 7 digitos.
      • Senha do FTP: Obter juntamente com a GAM, configurável pelo IMP120-Tele-Processamento
      • Marcar FTP Passivo: caso desmarcado não funcionará corretamente
      • Arquivo de preços a buscar: produtos.UF, onde .UF seria o estado onde reside o cliente.

Informações Adicionais

Diretórios de envio e recebimento de arquivos:

TODOS os diretórios devem ser iguais a /. (barra)

Configuração

Na configuração para o fornecedor Close-UP / Hypera é necessário inserir os Distribuidores, para que no momento de envio de pedido seja selecionado um Distribuidor configurado para envio do pedido.


Layout atual utilizado

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