Este programa é utilizado para realizar as movimentações financeiras relacionadas aos cheques pré-datados repassados à Farmácia pelos clientes, tais como lançamentos, estornos, baixas, transferências, substituições, entre outras.

Acesso Rápido


Acesso Rápido

Localização: Lançamentos > Contas a Receber > Cheque Pré-datado

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consulta por nome
F7:Conciliar Cheques
F8:Marcar/desmarcar todos os lançamentos
ALT + P:Procurar lançamentos
ALT +N:Novo lançamento
ALT + E:Estornar pagamento/lançamento
ALT + B:Baixar cheque
ALT + T:Transferir cheque
ALT + I:Listagem de cheques
ALT + S:Substituir
ALT + F:Fechar tela
ENTER*:Editar linha selecionada

ENTER*: Selecione o lançamento desejado e pressione para edição dos valores informados.


Nesta tela o usuário deve selecionar a situação do cheque que deseja consultar, se:

  • Geral: traz todos os cheques que estão lançados no sistema.
  • Ativo: sinalizado pela bolinha verde, apresentando os cheques que encontram-se em aberto, sem nenhum pagamento, na farmácia.
  • Baixado (v. 1.4): indicado pela bolinha preta, apresentam os cheques que foram depositados no banco.
  • Devolvido: sinalizado pela bolinha vermelha, listam os cheques que foram depositados e devolvidos pelo banco por algum motivo.
  • Transferido: sinalizado pela bolinha verde, relacionam os cheques que foram repassados a terceiros.
  • Baixado (em Banco): indicado pela bolinha preta, apresentam os cheques que foram baixados como depósito em banco.
  • Banco (Custódia): indicado pela bolinha amarela, apresentam os cheques que essa opção permite que o cheque seja repassado ao banco, porém o mesmo somente será compensado na data de "bom para".
  • Baixado financeiro: indicado pela bolinha preta, apresentam os cheques que foram trocados no banco e lançado o valor correspondente em dinheiro como entrada no caixa financeiro da loja. Para esta situação a baixa deve ser feita diretamente no caixa financeiro, e não na conta bancária.
  • Substituído: indicado pela bolinha preta, apresentam os cheques que foram substituídos por outros cheques. Quando substitui um cheque, este fica como substituído e o novo cheque lançado fica ativo aguardando compensação.


Em seguida, informar se desejar consultar cheques por cliente ou convênio, banco/conta, nos casos de cheques compensados ou em custódia, o sistema solicitará o banco e a conta corrente em que ocorreu o lançamento para localizá-lo. Caso tenha o número do cheque emitido, informe neste campo, caso contrário deixe em branco. É necessário informar, o intervalo de vencimentovalor e filial.

Importante


O cheque sempre será consultado pela filial a qual ele pertence, e não pela filial que o originou. Neste caso é possível fazer transferências de cheques das filiais para a matriz para que seja feito o controle centralizado.

Poderá buscar o cheque pelo seguinte status conciliado: (Sim, Não, ou Geral). O campo data de devolução ficará habilitado quando a situação for selecionado "devolvido" permitirá o usuário consultar os cheques pré-datados pela data de devolução dos mesmos. Informe um intervalo de data de emissão dos cheques, esse filtro somente pode ser utilizado quando consultado cheques com situação "ativo", no campo intervalo de vencimento/bom para, há possibilidade de pesquisar pela data de "bom para" do cheque pré-datado.


Importante


Quando o produto "38 - Integração Contábil" estiver habilitado:

  • Ao realizar um novo Lançamento e o Plano de Contas informado estiver configurado no programa "Configuração de Plano de Contas", o processo será abortado e informado a seguinte mensagem: "Caro Usuário, O Plano de contas informado está parametrizado em configurações do plano de contas, não será permitido lançar títulos para este plano de contas, porque poderá ocasionar divergências na exportação de informações fiscais/contábeis".
  • Ao realizar um novo Lançamento e o Plano de Contas informado estiver configurado em alguma modalidade de pagamento no programa "Condições de Pagamento", o processo será abortado e informado a seguinte mensagem: "Caro Usuário, O Plano de contas informado está configurado para alguma modalidade de pagamento, não será permitido lançar títulos para este plano de contas, porque poderá ocasionar divergências na exportação de informações fiscais/contábeis".
  • Quando o usuário informar um código de Plano de Contas, e esse pertencer ao grupo "Débito" apresentará a seguinte mensagem "O Plano de Contas informado é Débito e para lançar no Contas a Pagar deve ser Crédito".
  • Ao realizar um novo Lançamento, Pagamento e/ou Estorno o sistema verificará se existem lotes na contabilidade fechados/exportados para a data mencionada, em caso positivo interromperá o processo apresentando a mensagem: "O dia xx/xx/xxxx está com o movimento contábil fechado para a filial xx. Para utilizar esta data, o lote deve ser reaberto. Entre em contato com o responsável informando a situação".
  • Na Alteração de lançamentos, quando o produto "38 – Integração Contábil" estiver liberado bloqueará o campo "Plano de Contas" quando o lançamento for oriundo dos programa "Contas a Receber" ou Vendas, ou seja, lançamentos automáticos. Porém quando for originado do programa "Lançamentos de Contas a Pagar" o campo ficará habilitado para edição.
  • Ao efetuar a substituição de cheques através do botão "Substituir", para a filial logada ou para a filial do cheque, não será permitido informar um novo cheque com o valor superior ao atual.


Botões    

Todos os lançamentos encontrados no sistema conforme os filtros informados acima serão exibidos na tela. Após selecionar o cheque desejado, o usuário poderá realizar determinadas operações através dos botões de acesso rápido que mencionaremos a seguir:

Novo

Para informações referente a novos lançamentos de cheques pré-datados, clique aqui ou no final da página.

Estornar

A opção de estorno pode ser utilizada de várias formas:

  • Quando o cheque estiver compensado, e o mesmo for oriundo de pagamento de títulos do Contas a Receber, ao estorná-lo o sistema não fará o estorno do título da conta do cliente e questionará se deseja suspender vendas para o cliente, se SIM o cadastro do cliente será automaticamente alterado para suspenso.
    • Isto ocorre, pois é possível baixar vários títulos do mesmo cliente com apenas um cheque pré-datado ou até mesmo utilizar vários cheques para pagar somente um título. Desta forma não é possível vincular o lançamento do cheque ao título do cliente.


Importante


Após a suspensão para voltar o status do cliente para "Normal" deverá acessar o Cadastro do Cliente alterar manualmente.

  • Quando estornar um cheque devolvido, este passa a ser ativo novamente, porém o título não é alterado no contas a receber, sendo necessário que o financeiro realize o estorno manual.
  • Quando o cheque estiver ativo, ao estorná-lo ele é excluído do sistema. Esta opção somente pode ser utilizada para cheques lançados manualmente.
  • Não é permitido estornar cheques que sejam oriundos de pagamento de convênios. Neste caso o financeiro deve proceder com os ajustes necessários para acerto do caixa.
  • Para estornos de cheques que tiveram TROCO o sistema exibe uma mensagem solicitando ao usuário que proceda com os acertos financeiros necessários, pois o valor não é ajustado automaticamente.
  • O sistema não permite o estorno de cheques pré-datados de clientes inativos.
  • Na tela "Data de Devolução do Cheque" deverá informar a data que o cheque foi devolvido pelo banco (conforme extrato bancário), o sistema traz automaticamente a data atual, porém nem sempre a devolução ocorreu no dia do estorno do documento no sistema.

Baixar

Nesta guia realiza-se a baixa do cheque tanto em Conta Bancária ou em Caixa Financeiro, o sistema permite que seja efetuada a baixa de cheques devolvidos quantas vezes forem necessária, informando o número de vezes de reapresentações.

No DRE - Demonstrativo de Resultados e no Relatório de Caixa Financeiro, a baixa de cheques é lançada sempre no mesmo Plano de Contas que foi lançada a venda, ou seja, no Plano de Contas configurado no cadastro da Condição de Pagamento.

Transferir

A opção de transferência de cheque pré-datado contempla três situações:

  • Custódia (banco): para transferir para custódia é necessário informar a conta bancária que ficará aguardando compensação para data de "bom para".
  • Para Filial Administrativa: esta opção deve ser utilizada quando o controle de cheques é feito pela matriz (filial administrativa).
  • Voltar à filial origem: utilizada para retornar um cheque que está sendo controlado pela matriz a sua filial de origem. Geralmente utilizada quando ocorre devolução do cheque ou erro de lançamento.

Substituir

Esta opção é utilizada para substituir um cheque por outro, ou seja, essa operação é quando o cliente deseja substituir um cheque emitido por outro de igual ou maior valor. Ao substituir um cheque, este perde todos os vínculos (sua origem), e o novo cheque tem somente as informações sobre o cheque substituído.

Importante


Caso necessite estornar, o sistema fará somente o estorno do cheque, ficando o usuário responsável pelo ajustes necessários no setor financeiro. Sugerimos utilizar o campo "observação" para colocar mais informações sobre o cheque quando substituído.