Nesta guia o usuário poderá efetuar o lançamento manual de um cheque pré-datado recebido de seus clientes. 

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Localização: Lançamentos > Contas a Receber > Cheque Pré-Datado > Novo

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consulta por nome
F3:Novo
F4:Gravar

F5:

Listagem
F7:Marcar como conciliado
ALT + N:Novo Lançamento
ALT + G:Gravar
ALT + I:Listagem de Cheques
ALT + F:Fechar tela
ENTER*Editar linha selecionada

ENTER*: Selecione o lançamento desejado e pressione para edição dos valores informados.

Para o usuário realizar o lançamento, selecione a filial e no menu operação é disponibilizado as opções:

  • Novo lançamento avulso: Selecione esta opção para efetuar o lançamento de um novo cheque no sistema. O preenchimento do campo 'Plano de contas' será obrigatório.
  • Troca de cheque contra o caixa financeiro: Quando selecionado esta opção, será dado baixa no valor do cheque no Caixa Financeiro da filial logada, este lançamento ficará sinalizado como saída para o caixa financeiro. Para esta opção o plano de contas "Troca de cheque contra caixa" deverá estar devidamente configurado.

Selecione a opção cliente ou convênio, informe o banco referente ao cheque emitido pelo cliente, número do cheque, referencie o plano de contas, essa informação é importante para controle de relatório gerenciais. É necessário informar o número da nota fiscal que gerou o recebimento do cheque.

Importante


Na inclusão manual de cheques, recomenda-se informar nota fiscal com número 0 (zero). Caso informado algum número de nota, quando existir uma nota fiscal de venda com mesmo número o sistema poderá vinculá-la a esta inclusão manual, ocasionando problemas ao efetuar cancelamentos, estornos, etc.

Informe o telefone do cliente (não obrigatório), valor do cheque pré-datado, essa opção fica liberada somente quando estiver lançando um novo cheque, não permitindo editar o valor de um lançamento antigo. Esta regra evita divergências na conciliação do caixa financeiro, onde a venda pode sair com um cheque em um valor, e no caixa financeiro este mesmo cheque ser de outro valor.


Selecione a situação do cheque que deseja consultar, se:

  • Geral: traz todos os cheques que estão lançados no sistema.
  • Ativo: sinalizado pela bolinha verde, apresentando os cheques que encontram-se em aberto, sem nenhum pagamento, na farmácia.
  • Baixado (v. 1.4): indicado pela bolinha preta, apresentam os cheques que foram depositados no banco.
  • Devolvido: sinalizado pela bolinha vermelha, listam os cheques que foram depositados e devolvidos pelo banco por algum motivo.
  • Transferido: sinalizado pela bolinha verde, relacionam os cheques que foram repassados a terceiros.
  • Baixado (em Banco): indicado pela bolinha preta, apresentam os cheques que foram baixados como depósito em banco.
  • Banco (Custódia): indicado pela bolinha amarela, apresentam os cheques que essa opção permite que o cheque seja repassado ao banco, porém o mesmo somente será compensado na data de "bom para".
  • Baixado financeiro: indicado pela bolinha preta, apresentam os cheques que foram trocados no banco e lançado o valor correspondente em dinheiro como entrada no caixa financeiro da loja. Para esta situação a baixa deve ser feita diretamente no caixa financeiro, e não na conta bancária.
  • Substituído: indicado pela bolinha preta, apresentam os cheques que foram substituídos por outros cheques. Quando substitui um cheque, este fica como substituído e o novo cheque lançado fica ativo aguardando compensação.

A data de emissão do cheque é preenchida automaticamente com a data do servidor da farmácia. Caso o usuário precise alterá-la, o sistema aceitará uma variação de até cinco dias da data atual. Esta regra evita possíveis ajustes de datas dos cheques de forma indevida, causando problemas no caixa financeiro. Depois de lançado o cheque, a data não pode mais ser alterada, devendo, neste caso, estornar o cheque e lançá-lo novamente com a nova data. 

O campo data pagamento, também é preenchido automaticamente, quando a situação do cheque é diferente de "ativo". Informe qual a data de vencimento do cheque em bom para, somente é possível informar data igual ou maior que a data de emissão do cheque.


Observação


Caso necessário, informe alguma observação sobre o lançamento do cheque. Na consulta de cheques oriundos de venda, o sistema exibe na tela a data de "bom para" do cheque, vendedor e número do título do cliente que emitiu o cheque.

Ao marcar a opção conciliar lançamento/cheque, o sistema processará automaticamente a conciliação. 


Observação


Quando o cliente tiver o produto "38 – SPED/EFD – Escrita Contábil" liberado:

Ao tentar realizar algum lançamento/movimentação em data que já possua lotes fechados nas situações (em processamento, fechado, exportado ou sem movimento), não será possível realizar o lançamento e apresentará uma mensagem informativa "Para a data dd/mm/aaaa existe lote de movimentação contábil ativo".

Ao tentar realizar algum lançamento/movimentação em data de consolidação posterior, quando os lotes não estão fechados, se há lotes válidos, validará se dentre estes lotes algum deles está com inconsistência ou cancelados, caso contrário não será possível efetuar o lançamento, apresentando a seguinte mensagem: "Para a data dd/mm/aaaa existe lote de movimentação contábil ativo" e apresentará no máximo até 03 lotes nesta condição.

Configurações por Usuário

O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Cheque pré-datado - CAR115" e clique em "Outras Opções". Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo.


Tabulações

  • Desmarque a Tabulação 1 para que o usuário não tenha acesso a opção "Novo lançamento Avulso".
  • Desmarque a Tabulação 2 para que o usuário não tenha acesso a opção "Troca de cheque contra caixa financeiro".
  • Desmarque as Tabulações 1 e 2 para que o usuário não tenha acesso ao botão "Novo".