Através desta tela permite a conciliação da movimentações dos cartões do Softpharma com os arquivos oriundos das Operadoras.

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Localização: Lançamentos > Contas a Receber > Cartão de Crédito > F9

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consulta por nome
F3:Novo lançamento
F5:Ocultar lançamentos
ALT + A:Abrir arquivo
ALT + G:

Gravar

ALT + E:Estrutura
ALT + F:Fechar tela


Observação


  • F5 - Ocultar Lançamentos: Quando pressioná-lo o sistema listará em tela, somente os lançamentos que ainda não foram conciliados. Tanto os lançamentos do sistema quanto os do arquivo conciliados manualmente/automaticamente serão ocultados.
  • F3 - Novo Lançamento: é permitido criar um novo lançamento no Softpharma a partir de um existente no arquivo, sendo apenas necessário completar com dados faltantes assim como estivesse sendo inserido um novo lançamento no programa "Cartão de Crédito".
  • ALT + A - Abrir arquivo: clique neste botão para abrir o arquivo enviado pela Operadora para posterior conciliação com os lançamentos do Softpharma, lembrando que os arquivos deverão possuir as extensões .csv ou .txt.
  • ALT + E - Estrutura: permite acesso ao programa configurador de estruturas.

Filtros Disponíveis

Para realizar a conciliação o usuário deve selecionar qual será a estrutura que será utilizada, sendo que esta estrutura é previamente configurada através do programa "Configurador de Estrutura", posteriormente deverá selecionar o arquivo que será utilizado através do botão "Abrir Arquivos" (Alt+A). Após isso, o campo filtro e período não estão disponíveis para edição, e apresentam ao usuário quais foram os filtros utilizados na tela do "cartão de crédito", em arquivo é apresentado o caminho do diretório, onde o arquivo da operadora está armazenado, nas tabelas a baixo são relacionados os lançamentos do sistema e do arquivo para posterior conciliação, ao importar o arquivo os lançamentos são conciliados automaticamente representados pelo marcador verde, porém se houver divergências serão apresentados pelo marcador vermelho como não conciliados, e após a conciliação manual serão apresentados pelo marcador amareloLegenda, não conciliados, conciliados manualmente, conciliados automaticamente. No configurador de estrutura é possível parametrizar se deseja que as parcelas sejam ou não agrupadas, e através deste campo o usuário poderá visualizar como o arquivo foi estruturado. O agrupamento nada mais é que o agrupamento dos lançamentos da venda no Softpharma, utilizado quando no arquivo de importação os lançamentos não estão distribuídos em parcelas, e sim no montante da movimentação.

Quando os lançamentos não foram conciliados automaticamente é possível realizar a conciliação de forma manual, e para isso estão disponíveis os botões abaixo:

  • Conciliar: para conciliar um lançamento deve-se selecionar os lançamentos do Softpharma e os lançamentos importados e posteriormente pressionar o botão "Conciliar", no entanto o sistema validará se o lançamento selecionado já não possui alguma ligação com outra conciliação, se sim apresentará uma mensagem informativa.
  • Desconciliar: esse botão permitirá a remoção das conciliação entre os valores, onde deverá selecionar um registro de um das tabelas, e pressionar este botão, lembrando que apenas a conciliação do registro selecionado será removido.
  • Ajustar vencimento: esta funcionalidade moverá a data de vencimento da tabela referente aos registros do arquivo, para o registro lançado no Softpharma, apenas quando a data de emissão e valor dos registros for igual, e os lançamentos estiverem conciliados.
  • Trocar bandeira: é possível realizar a troca da bandeira de lançamentos que não foram conciliados, e que porventura tenham sido feitos na bandeira errada, ou seja, o funcionamento deste botão é o mesmo que da tela "CAR126 – Cartão de Crédito". Caso o usuário selecione lançamentos já conciliados para efetuar a troca, o sistema informará ao usuário e questionará se realmente deseja continuar, e que a conciliação será desfeita.

Identificar Bandeiras

O sistema realiza o vínculo das bandeiras cadastradas no sistema com a bandeira correspondente conforme o retorno da comunicação com o TEF no momento da venda. Através do botão Identificar Bandeiras, é aberto o programa de mesmo nome que apresenta as informações destes retornos recebidos do TEF.

Após selecionar a Filial, ao qual deseja visualizar os retornos obtidos e pressionar o botão Procurar, o sistema apresentará todos os retornos da filial no quadro abaixo. No momento em que um retorno for selecionado,  serão disponibilizadas as seguintes informações referente ao retorno:

  • TEF;
  • Operação;
  • Operadora;
  • Rede;
  • Cartão Utilizado.

No menu Bandeira aparecerá o código e a descrição da bandeira que foi vinculada ao retorno. Quando não houver vínculo para o retorno selecionado, este campo estará em branco e o usuário poderá informar a bandeira que deseja vincular.

Ao identificar que determinado retorno foi vinculado a uma bandeira errada, o usuário poderá informar a bandeira que julga ser correta. Porém, este procedimento não ajustará o lançamento do cartão; o ajuste do lançamento deverá ser realizado através da tela "Troca de Bandeiras".