Este programa é utilizado para realizar o controle de todos os lançamentos realizados com cartão de crédito na farmácia.

Além de controlar as vendas feitas para clientes com cartão ainda é possível realizar a baixa dos lançamentos informando as taxas cobradas pela operadora de cartão.

Os valores são lançados diretamente na conta bancária informada no Cadastro de Bandeiras.

Acesso Rápido 


Acesso Rápido

Localização: Lançamentos > Contas a Receber > Cartão de Crédito

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consulta por nome
F4:Gravar informação que está na tela
F8:Marca/desmarca todos os lançamentos
F9:Conciliação
F10:Desconciliação
F11:Identificar Bandeira
F12:Alteração Especial
ALT + P:Procurar
ALT + N:Novo lançamento
ALT + T:Pagamento dos lançamentos
ALT + E:Estornar pagamento/lançamento
ALT + B:Trocar bandeira do lançamento
ALT + I:Imprimir os títulos por cartão
ALT + F:Fechar tela


F9- Conciliação: Através deste atalho é possível acessar a tela de conciliação de lançamentos, entre os movimentos do Softpharma e os relatórios oriundos das operadoras, porém somente estará disponível se o produto "75-Conciliação de Cartões" estiver liberado para sua farmácia, caso tenha interesse em maiores informações entre em contato com nosso Departamento Comercial.

F10- Desconciliação: Este atalho somente estará disponível quando o produto "75 - Conciliação de Cartões" estiver liberado, ao pressionar esse atalho removera dos lançamentos selecionados do indicativo de conciliação, somente será possível efetuar essa ação nos lançamentos ativos, e o sistema solicitará ao usuário se tem certeza que deseja remover o indicativo de conciliação dos registros.

F11 - Identificar Bandeira: Este atalho estará disponível quando o produto "75-Conciliação de Cartões" ou "TEF-Direção" estiver liberado e somente usuários que possuírem a tabulação 5 marcada, terá acesso a tela. Com estes requisitos, pressionando F11, abrirá a tela para que a identificação de bandeira seja realizada. Através desse programa o sistema registrará a movimentação de cartão com base no retorno do TEF, agilizando a identificação da bandeira em usos posteriores. Todas as vendas deverão possuir uma bandeira associada. O sistema realizará a identificação da bandeira automaticamente, mas caso o sistema não consiga identificar a bandeira, será solicitado ao usuário que informe manualmente a bandeira a ser utilizada.

Todas as bandeiras informadas manualmente serão identificadas como origem "manual", facilitando sua localização futura para o usuário. Para os movimentos de origem "manual", poderá ser acessado o programa "Identificar Bandeiras" e configurar qual a bandeira a ser utilizada para as próximas movimentações.

Cartões de Crédito 

Para acessar a tela de lançamentos realizados com cartão de crédito, acesse o menu Lançamentos > Contas a Receber > Cartão de Crédito.


Figura 01 - Consulta e Lançamentos de Cartões de Crédito


Na tela do programa, o usuário deve Filtrar por operadora ou por bandeira.

Selecionar a Operadora/Bandeira que deseja visualizar as movimentações do cartão.

Filtrar por Emissão, Vencimento ou Pagamento, informando o Intervalo de datas que deseja fazer a consulta.

Informar qual a Situação dos cartões, se: 

  • Ativos: Títulos de cartões que ainda estão em aberto na operadora aguardando pagamento;
  • Enviados (antigo): São possíveis títulos de cartões que existiam antes deste controle, nesta versão não é utilizado;
  • Pagos: São os títulos de cartões que já foram pagos pela operadora;
  • Estornado ativo: São os títulos de cartões faturados que foram estornados pelo usuário. Esta operação fica registrada devido que a direção da farmácia pode consultar essa informação quando necessário;
  • Geral: Mostra todos os títulos de cartões lançados para a operadora (Ativo / Pago / Estornado);


Em seguida, informar as Filiais e a quantidade de Registros que deseja visualizar na tela.

Informe o Intervalo de NSU. Em Parcelamento, poderão ser buscados os lançamentos pela quantidade de parcelas do mesmo, ou seja, se desejar buscar títulos que possuírem apenas 01 (uma) parcela basta inserir a informação: 1 até 1.

É possível selecionar os Lançamentos conciliados por filtros: Não conciliado, Conciliado automaticamente, Conciliado manual ou Todos

Informe a Identificação da bandeira e origem de transação que deseja localizar, podendo ser: Venda somente controle, Venda TEF, Pagamento de título, lançamento manual, recarga de celular, todas

Após preencher as informações nos campos, clique no botão .

O programa irá mostrar na grade todos os títulos de cartões de acordo com os intervalos selecionados. Os títulos contém as informações :

  • - Indicando que o título está ativo e em atraso;
  • - Indicando que o título está ativo e vencendo no dia;
  • - Indicando que o título está ativo e a vencer;
  • - Indicando que o título está pago;
  • - Indicando que o título foi estornado quando estava ativo;


Ao selecionar um título, o sistema faz uma totalização de acordo com sua situação (Ativo / Pago).


Novo lançamento 

Ao clicar no botão , será aberta a tela para realizar um novo lançamento de cartão de crédito para controle pela farmácia.


Figura 02 - Novo Lançamento


Na tela de Novo Lançamento é necessário que o usuário informe a Filial.

Em tipo de Operação

  • Novo lançamento avulso: Quando selecionado esta opção, um novo lançamento de cartão será iniciado;
  • Troca de cartão contra o caixa financeiro: Ao selecionar esta opção, o valor do lançamento será baixado do caixa financeiro da filial logada;

Selecione a Bandeira do cartão. A Operadora é preenchida automaticamente de acordo com a bandeira.

Informe o Plano de contas onde deve ser lançado a cobrança. O usuário deverá atentar-se para o lançamento no plano de contas correto, de forma que estes lançamentos manuais sejam listados nos relatórios gerenciais.

Informe o número da Nota fiscal, Cliente, Data de emissão, Valor total da nota fiscal de compra e N° parcelas.

Na seção Desdobramento das parcelas, serão listadas todas as parcelas com seus devidos vencimentos e o valor total da compra rateado entre o número de parcelas selecionado.

A data de vencimento é calculada automaticamente de acordo com a regra cadastrada para a bandeira.

Após preencher os campos, clique em .


Pagamentos 

Para efetuar o pagamento de lançamentos de cartão de crédito da farmácia, o usuário deve selecionar um ou mais títulos e  clicar no botão .


Figura 03 - Pagamento


Na tela de Pagamento o sistema mostra os valores dos títulos selecionados e solicita a data de pagamento.

Logo abaixo são mostradas todas as possíveis taxas cobradas neste pagamento, nas quais o usuário deverá preencher conforme a necessidade.

No rodapé da tela é exibido um totalizador com os valores de saldo total e do total de títulos selecionados.


O sistema lançará os valores de receita e despesas de cada lançamento no plano de contas, fornecedor e conta bancária informados no Cadastro de Bandeiras.


Na coluna valores informados, são exibidos os valores que já estão cadastrados para a bandeira no Cadastros de bandeiras.

Determinadas informações, como Aluguel POS e URA, vêm zeradas devido ao fato de que o pagamento das mesmas é feito mensalmente e não a cada recebimento de cartão, portanto, o usuário deve marcá-las no pagamento dos lançamentos em que as mesmas foram debitadas.

Algumas informações da tela são calculadas automaticamente, tais como:

  • Administração: O valor é calculado de acordo com o percentual informado no cadastro de bandeiras sobre o valor total do lançamento;
  • Autorização: O valor informado neste campo é multiplicado pela quantidade de lançamentos selecionados;

Algumas farmácias em que a operadora de cartão de crédito fornece os extratos de pagamento dos cartões de forma agrupada para a rede, quando esta possui bases de CNPJ iguais, existe a necessidade de efetuar a baixa dos lançamentos também de forma agrupada.

Para isso, é necessário selecionar os lançamentos de mais de uma filial.

Seguem algumas regras para utilização do processo de baixa de títulos de cartão de crédito:

  • A rede administradora dos lançamentos selecionados deve ser a mesma;
  • A bandeira dos lançamentos selecionados deve ser a mesma, caso todos os títulos selecionados possuírem a mesma taxa no desdobramento apresentará a informação de taxa e será possível alterar conforme a necessidade, porém se possuírem taxas diferenciadas o campo "Taxa Administrativa" ficará bloqueado apresentando a informação "Taxas Diversas";
  • O fornecedor vinculado à bandeira deve ser o mesmo para todas as filiais selecionadas;
  • A conta bancária vinculada à bandeira deve ser a mesma para todas as filiais selecionadas e esta deverá pertencer a todas as filiais (campo "C/C pertence a filial" no Cadastro de Conta Bancária);
  • As duplicatas do Contas a Pagar referentes às taxas da administradora serão lançadas sempre na filial logada. Ex: Baixando lançamentos das filiais 1, 2, 3, 4 e 5 na filial 98 (CPD), as duplicatas serão lançadas no contas a pagar da filial 98;
  • Se porventura, a conta bancária configurada no cadastro da bandeira for alterada para pertencer somente a uma filial, no momento de efetuar a baixa dos lançamentos o sistema exibe uma mensagem e não permite a baixa, visto que não terá conta bancária para lançar;
  • Ao utilizar essa funcionalidade o usuário deverá ter atenção para que as informações referentes ao cadastro de conta bancária, fornecedores e bandeiras estejam cadastradas corretamente, visto que existe a possibilidade da gravação das informações somente na filial logada e algum cadastro poderá estar incoerente;
  • Quando as bandeiras estão configuradas por faixas de taxas o cálculo dos valores das taxas de parcelas respeitará a faixa de parcelamento que a venda se enquadra, por exemplo, se uma venda foi realizada em 03 vezes, enquadra-se no parcelamento 2 – 5, portando, os valores das taxas para todas as parcelas será referente ao faixa de parcelamento 2 até 5;
  • Ao realizar pagamento de múltiplo lançamentos de uma mesma bandeira, que possua configurações diferenciadas por faixa, os valores dos campos URA, Depósito Bancário, Autorização, Aluguel POS e Outras serão rateados entre os lançamentos que estão sendo baixados, independente dos valores configurados por faixa de parcelamento;

Após preencher os campos, clique em .


Estornar 

Para realizar o estorno, o usuário deverá selecionar um título e clicar no botão .


Figura 04 - Estornar Título


Esta guia é utilizada para realizar o estorno do pagamento ou de lançamentos ativos no controle de cartão de crédito. 

Para estornar o pagamento de um título, basta clicar em .

Se o título não estiver pago, ao clicar em e , o título será estornado do controle de cartão, ou seja, excluído.

Para consultá-lo futuramente o usuário deverá selecionar a situação Estornado ativo. 


Não é permitido o estorno de títulos originados de venda. Para isso, é necessário efetuar o cancelamento da nota fiscal.

Trocar Bandeira 

Para realizar a troca de bandeira, o usuário deverá selecionar um título e clicar no botão .


Figura 05 - Trocar Bandeira


Neste processo é possível realizar a troca da bandeira de um ou vários lançamentos, que porventura tenham sido feitos na bandeira errada.

Existem algumas regras para a troca de bandeira:

  • Somente é possível realizar a troca de bandeira para lançamentos em que nenhuma das parcelas tenha sido paga;
  • A nova bandeira informada deve ser diferente da bandeira anteriormente utilizada pelo lançamento;
  • O usuário deve informar a quantidade de parcelas que deseja para a nova bandeira, respeitando o valor máximo de parcelas do cadastro da nova bandeira. Por padrão o sistema traz o máximo de parcelas informado no cadastro da bandeira;


Informações Importantes

Quando o produto "38 - Integração Contábil" estiver habilitado:

  • Ao realizar um novo Lançamento e o Plano de Contas informado configurado no programa "Configuração de Plano de Contas", o processo será abortado e informado a seguinte mensagem: "Caro Usuário, O Plano de contas informado está parametrizado em configurações do plano de contas, não será permitido lançar títulos para este plano de contas, porque poderá ocasionar divergências na exportação de informações fiscais/contábeis";
  • Ao realizar um novo Lançamento e o Plano de Contas informado configurado em alguma modalidade de pagamento no programa "Condições de Pagamento", o processo será abortado e informado a seguinte mensagem: "Caro Usuário, O Plano de contas informado está configurado para alguma modalidade de pagamento, não será permitido lançar títulos para este plano de contas, porque poderá ocasionar divergências na exportação de informações fiscais/contábeis";
  • Ao tentar realizar algum lançamento/movimentação em data que já possua lotes fechados nas situações (em processamento, fechado, exportado ou sem movimento), não será possível realizar o lançamento e apresentará uma mensagem informativa "Para a data dd/mm/aaaa existe lote de movimentação contábil ativo";
  • Ao tentar realizar algum lançamento/movimentação em data de consolidação posterior, quando os lotes não estão fechados, se há lotes válidos, validará se dentre estes lotes algum deles está com inconsistência ou cancelados, caso contrário não será possível efetuar o lançamento, apresentando a seguinte mensagem: "Para a data dd/mm/aaaa existe lote de movimentação contábil ativo" e apresentará no máximo até 03 lotes nesta condição.