A configuração de quais operações determinada loja pode realizar é feita na tela Cadastro de Operação de Venda, no Linx UX. Ao preencher os campos na retaguarda e salvar, a configuração é refletida para o PDV, exibindo as opções de pagamento avançadas, valores que a operação pode conceder, limite que o gerente pode conceder de desconto, se é obrigatório ou não vincular um cliente à venda e outros recursos.

Além do cadastro descrito nessa página, é necessário parametrizar outros aspectos da operação descritos no item Configurar Op. de Venda, da página de Parametrização de Vendas.

O processo de Cadastro de Operação de Venda é feito no seguinte caminho: Linx UX> Módulos > Retaguarda de Loja> Cadastros Auxiliares>Cadastro de Operação de Venda

Preenchimento dos campos:

  • Código do Grupo Econômico e Grupo Econômico - não são obrigatórios, no entanto, se quiser refinar a definição de quem vai usar a operação de venda cadastrada, você pode utilizá-los. Ao clicar na lupa para preenchimento de um dos dois, e selecionar o código ou o grupo econômico, o outro será completado. Deixando-os em branco, a configuração valerá para todos terminais;
  • Id. Operação de Venda e Código Operação Venda são campos obrigatórios e preenchidos pelo próprio sistema, não é possível alterá-los;
  • Operação Venda - é obrigatório, nele você deverá indicar o nome que deseja dar a essa operação;
  • Natureza da Operação - detalha o tipo de operação, por exemplo, se você informou o código de saída de mercadorias como código de operação, é possível que essa saída tenha diferentes motivações, pode ser uma venda para consumidor, transferência, venda para outro estabelecimento... essa especificidade vai ser indicada pelo campo natureza da venda;
  • Cód. Tabela de Preço e Tabela de Preço vão indicar qual tabela de preços de produtos das opções cadastradas no módulo Administrativo, o PDV vai considerar para essa operação. Ao clicar na lupa para preenchimento de um dos dois, e selecionar o código ou o grupo econômico, o outro será completado. Esse campo é obrigatório;
  • Flags Cliente Obrigatório e Pagamento Personalizado devem ser marcadas se há a intenção de tornar obrigatório a vinculação de dados do consumidor a uma venda; e se permite naquela operação de venda os tipos de pagamento avançados no PDV, respectivamente;
  • Vigência Inicial e Final indicam quando as configurações feitas nessa tela passam a valer no PDV e quando terminam. Indicamos preencher com uma data de centenas de anos a frente, assim não será necessário alterar a informação frequentemente;
  • % Desconto indica um valor definido para operação, ou seja, se preencher 10% de desconto, todo atendimento que utilizar aquela operação, independente de produto, vai ter esse percentual de desconto;
  • % Limite Desconto do Gerente indica o percentual máximo de desconto que o usuário de perfil gerencial pode autorizar numa venda;
  • % Limite de Desconto indica o máximo permitido de desconto que aquela operação de venda pode dar;
  • Aba Forma de Pagamento da grade, você pode preencher com as opções de pagamento avançado, como cheque, convênio ou outros para a operação. Para isso, basta incluir o código da forma de pagamento previamente cadastrado e o percentual de desconto concedido para essa forma, se houver;
  • Na aba Lojas da grade, você poderá escolher a quais lojas essa configuração se aplica, se for para todas, não incluir nenhuma linha;
  • Aba Tipo de Cliente da grade, você sinalizará a qual perfil de cliente esse cadastro está vinculado, se for para todos basta não preencher esse campos, e se for apenas para um, preencha a linha da grade com os perfis de cliente ao qual o cadastro se aplicar.

Acompanhe as orientações de como incluir um ou mais cadastros, alterar, inativar ou excluir conteúdo no #DicaLinx a seguir: