Processo

SPED – Sistema Público de Escrituração Digital
Tarefa

GERAÇÃO ARQUIVO SPED – IN. 777/2007

ObjetivoGeração Arquivo SPED
EventoPeriódico
Abrangência

Recursos

(SPED0100)Instituição Responsável pelo Plano de Contas Referencial
(SPED0200)Plano de Contas Referencial
(CADA0260)Indicadores da Natureza do SPED
(SPED0000)Carga dinâmica dos Indicadores da Natureza no Plano de Contas
(SPED1000)Geração do Arquivo SPED Contábil
(SPED2000)Geração do Arquivo SPED Fiscal

Passo a Passo 

Introdução

O SPED é um instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos das sociedades empresariais, mediante fluxo único, computadorizado, de informações. Tem como objetivo a atuação integrada dos fiscos federal, estaduais e, futuramente, municipais, mediante a padronização e racionalização das informações e o acesso compartilhado à escrituração digital de contribuintes por pessoas legalmente autorizadas.
Dispositivos legais: Convênio ICMS 143/2006 (Institui a Escrituração Fiscal Digital - EFD) Ato Cotepe ICMS 11/2007 (Dispõe sobre as especificações técnicas para geração da escrituração fiscal digital - EFD) Decreto 6.022/2007 (Institui o Sistema Público de Escrituração Digital).

Rotina SPED Contábil

  1. Cadastrar a Instituição Responsável pelo Plano de Contas Referencial (SPED0100)
  2. Cadastrar o relacionamento entre a conta contábil (CADA0260) e o plano de contas referencial (SPED0200).
  3. Carregar os indicadores da natureza de cada conta contábil no plano de contas de forma dinâmica (SPED0000).
  4. Manter os indicadores da natureza de cada conta contábil (CADA0260).
  5. Gerar o arquivo magnético do SPED Contábil (SPED1000).
  6. Efetuar a validação no software fornecido pela Receita Federal.

Rotina SPED Fiscal
1. Gerar o arquivo magnético do SPED Fiscal (SPED2000).
2. Efetuar a validação no software fornecido pela Receita Federal.


Documentação de versões anteriores deste programa

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