Sumário

1. Conceito

Foi implementada a geração do arquivo de remessa e a importação do arquivo de retorno no padrão CNAB 240 para o Banco do Brasil. Com isso, o sistema está homologado para que o franqueado possa gerar os boletos e registrar os mesmos junto ao Banco do Brasil via arquivo de remessa.


1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo.
> = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.

2. Premissas

Para a geração da cobrança através de arquivos de remessa e retorno, o usuário deverá possuir permissão no cadastro de perfis de acesso do sistema, ao gerenciamento de arquivos de cobrança de remessa e de retorno.
O número do convênio para o Banco do Brasil deve possuir 4, 6 ou 7 caracteres.
Além disso, é necessário que os dados do banco estejam devidamente cadastrados e configurados corretamente conforme orientado no próximo item.

3. Funcionalidades

3.1 Cadastro de Centros Monetários

Para a geração de arquivos de remessa e retorno é necessário que os dados do banco estejam devidamente cadastrados e configurados corretamente. Esse cadastro deve ser realizado no cadastro de Centros Monetários que está disponível em: CADASTROS > FINANCEIROS > CENTROS MONETÁRIOS, conforme é possível visualizar na imagem a seguir:



Se já houver centro monetário cadastrado para o Banco do Brasil, basta alterá-lo marcando a opção Disponível para Emissão de Cobrança Bancária (Boletos, CNAB) na seção Informações para Boleto e Remessa/Retorno de Arquivos e preencher os campos: Carteira de Cobrança, Variação Carteira, Número do Convênio, Código do Cedente, Padrão Arquivo Cnab, Espécie de Documento de Cobrança e Tipo de Integração Bancária.
Se não houver centro monetário cadastrado para o Banco do Brasil, cadastre informando os campos obrigatórios na seção Centro Monetários e os demais campos da seção Informações para Boleto e Remessa/Retorno de Arquivos conforme descritos anteriormente.
O Banco do Brasil possui carteiras: 17, 17-019, 17-027, entre outras. Caso não seja informada a variação 019, por exemplo, os boletos serão gerados utilizando a carteira 17. Isso pode gerar problemas na hora da importação do arquivo remessa no banco, por isso é importante informar corretamente o campo Variação Carteira.
Ao salvar a inclusão ou alteração do centro monetário para o Banco do Brasil, o sistema valida o conteúdo informado em Número do Convênio, pois para o Banco do Brasil é permitido somente 4, 6 ou 7 caracteres nesse campo.
Caso o número informado possua quantidade de caracteres diferente de 4, 6 ou 7, será apresentado um alerta ao salvar o centro monetário, conforme exemplificado na imagem a seguir:




Utilizando a carteira de cobrança 17 para o Banco do Brasil, o Padrão Arquivo CNAB será CNAB 240 e o Tipo de Integração Bancária será Boleto e Arquivo Remessa, conforme exemplificado na imagem a seguir:



Observação: Caso seja utilizada a carteira número 18, o Tipo de Integração Bancária será Boleto.

3.2 Geração do Arquivo de Remessa

A geração do arquivo de remessa é realizada através da opção "Gerenciamento de Arquivos de Remessa" disponível em: FINANCEIRO > CONTAS A RECEBER > GERENCIAMENTO DE ARQUIVOS > REMESSA, conforme é possível visualizar na imagem a seguir:


Os filtros disponíveis para seleção das faturas são: 

  • Empresa: selecione a empresa desejada;
  • Banco: selecione o centro monetário cadastrado e configurado para o Banco do Brasil;
  • Vencimento Inicial e Vencimento Final: informe o período de vencimento dos boletos que deseja que sejam incluídos no arquivo de remessa, para isso, se necessário, altere as datas nos campos;
  • Valor maior ou igual a: informe o valor dos boletos a serem apresentados no resultado da pesquisa, seu valor padrão é R$10,00, se desejar alterar, basta informar o valor desejado nesse campo;
  • Nosso Número: é de preenchimento opcional, utilizado para filtrar o boleto. Se desejar refinar a pesquisa, informe o Nosso Número.

Após preencher todos os campos necessários para realizar a pesquisa, clique no botão <Pesquisar>. Será apresentado o aviso conforme exemplificado na imagem a seguir:



Serão apresentados todos os boletos conforme os filtros utilizados. Além disso, somente são apresentados no resultado da pesquisa, os boletos a vencer.
Clique na opção Incluir apresentado à direita de cada um dos boletos e em seguida, clique no botão <Gerar Arquivo>, conforme é possível visualizar na imagem a seguir:



Será apresentada solicitação de confirmação: "Deseja gerar o arquivo para o(s) título(s) selecionado(s) ?", para confirmar a operação, clique no botão <OK>. Se desejar cancelar, clique em <Cancelar>.



Após a geração, o arquivo estará disponível para Download, Registro e Cancelamento, conforme exemplificado na imagem a seguir:


3.3 Importação do Arquivo de Retorno

A opção de importação do arquivo de retorno está disponível em: FINANCEIRO > CONTAS A RECEBER > GERENCIAMENTO DE ARQUIVOS > RETORNO.
Para realizar a importação do arquivo de retorno recebido do banco, primeiramente selecione a Empresa, depois o Banco e no campo Selecione um arquivo, selecione o arquivo de retorno a ser importado.
Na sequência, clique no botão <Adicionar Arquivo> e por último, no botão <Importar Arquivo> conforme exemplificado na imagem a seguir:



Será realizado o processo de conciliação e atualização dos motivos de retorno dos títulos.