Processo

SPED – Sistema Público de Escrituração Digital
Tarefa

GERAÇÃO ARQUIVO SPED – IN. 777/2007

ObjetivoGeração Arquivo SPED
EventoPeriódico
Abrangência

Recursos

(SPED0100)Códigos de Instituição
(SPED0200)Plano de Contas Referencial
(SPED0300)Indicadores da Natureza do SPED
(SPED0310)Relacionamento Indicadores Natureza X Nível Conta Contábil
(SPED1000)Geração do Arquivo SPED Contábil
(SPED2000)Geração do Arquivo SPED Fiscal

Passo a Passo 

Introdução

O SPED é um instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos das sociedades empresariais, mediante fluxo único, computadorizado, de informações. Tem como objetivo a atuação integrada dos fiscos federal, estaduais e, futuramente, municipais, mediante a padronização e racionalização das informações e o acesso compartilhado à escrituração digital de contribuintes por pessoas legalmente autorizadas.
Dispositivos legais: Convênio ICMS 143/2006 (Institui a Escrituração Fiscal Digital - EFD) Ato Cotepe ICMS 11/2007 (Dispõe sobre as especificações técnicas para geração da escrituração fiscal digital - EFD) Decreto 6.022/2007 (Institui o Sistema Público de Escrituração Digital).

Rotina SPED Contábil

  1. Cadastrar os códigos de Instituição (SPED0100)
  2. Cadastrar o relacionamento entre a conta contábil (CADA0260) e o plano de contas referencial (SPED0200).
  3. Cadastrar os indicadores da natureza do SPED (SPED0300).
  4. Cadastrar o relacionamento entre o indicador da natureza do SPED x nível da conta contábil da concessão (CADA0260).
  5. Gerar o arquivo magnético do SPED Contábil (SPED1000).
  6. Efetuar a validação no software fornecido pela Receita Federal.

Rotina SPED Fiscal
1. Gerar o arquivo magnético do SPED Fiscal (SPED2000).
2. Efetuar a validação no software fornecido pela Receita Federal.


Documentação de versões anteriores deste programa

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