Sumário

1. Conceito

Este guia irá apresentar as informações referentes ao novo padrão de envio de e-mails que será utilizado pelo Seller WEB

1. Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.

Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.

2. Premissas

Essa funcionalidade está disponível para sites a partir da versão 7.06.0600.  O envio de  boletos e segunda via de notas fiscais será gerenciado pelo Seller WEB após ajustes dos parâmetros no site, não sendo mais necessário preenchimento dos dados de SMTP. 


3. Funcionalidades

3.1 Gerenciamento de envio de e-mail realizados pelo Seller WEB.

3.1.1 Envio de Boleto - fatura

Em estabelecimentos configurados para emissão de Boleto Bancário, gerado pelo caderno de pagamento,  o e-mail recebido  pelo destinatário terá o conteúdo abaixo: 

  • Assunto: Boleto de cobrança - Fatura;
  • Remetente : noreply@sellercorp.com.br;
  • Nome do remetente : Nome fantasia do estabelecimento;
  • Corpo da mensagem constará o número do título, nome fantasia do emitente e em anexo o boleto bancário, que será anexado no e-mail conforme geração efetuado no Caderno de pagamentos no Seller WEB, exemplo de e-mail abaixo:


3.1.2 Reenvio de segunda via de NF-e

Disponível em NF-e > Monitoramento NF-e, permite ao cliente preencher endereço de e-mail para encaminhar a Danfe e XML de notas autorizadas.


O e-mail recebido pelo destinatário terá o conteúdo abaixo, sendo:

  • Assunto: Envio de DANFE e XML;
  • Remetente: noreply@sellercorp.com.br;
  • Nome do remetente : Nome fantasia do estabelecimento;
  • Corpo da mensagem constará o emitente e os dados de DANFE e XML, que será anexado no e-mail conforme seleção realizada no Seller WEB, conforme exemplo de e-mail abaixo:

3.2 Gerenciamento de Envio via SMTP de Terceiros.

Com o gerenciamento de e-mails realizado pelo Seller WEB a guia Conf. e-mail ficará oculta no cadastro de empresa, em Cadastros > Estabelecimento > Estabelecimento.

É possível solicitar ao suporte do sistema Seller que o envio de e-mail volte a ser utilizado usando configurações de e-mail próprio, ficando sob responsabilidade do estabelecimento as liberações de segurança do e-mail pessoal para utilização de terceiros e demais configurações de SMTP necessárias.



SMTP do Gmail



Por precaução, os serviços de e-mail estão sempre em constante evolução, proporcionando mais segurança aos usuários. Por este motivo, frequentemente é solicitada a realização de configurações e permissões garantindo que a plataforma de e-mail, consiga receber dados de outros sites.

Configuração de SMTP do Gmail

Recentemente o Google atualizou as diretrizes de segurança no seu provedor de e-mail Gmail, anunciando que a funcionalidade "Apps menos seguros" irá parar de funcionar em 30 de maio de 2022. O anuncio pode ser acessado clicando aqui.


Sendo assim, para realizar a configuração do SMTP do Gmail no Linx Postos POS, o estabelecimento deverá utilizar a funcionalidade "Senha App" do Gmail, seguindo os passos abaixo:

  1. Para poder utilizar e configurar a funcionalidade "Senha App" no Gmail é necessário estar configurado a funcionalidade "verificação em duas etapas", conforme está descrito no manual: "Fazer login com senhas de app" do próprio Google. - Para saber como ativar a função "verificação em duas etapas" acesse clicando aqui.

    IMPORTANTE!

    Se a funcionalidade "verificação em duas etapas" não estiver configurada e ativa, o passo 2 em diante não funcionará.

    Ao tentar acessar a página funcionalidade senha "Senha App" mostrará a seguinte mensagem: "A configuração que você está procurando não está disponível para sua conta".

    Esta configuração deve ser realizada anteriormente, conforme está descrito no manual da funcionalidade "Senha App", que pode ser acessado clicando aqui.

  2. Acesse o link myaccount.google.com que irá redirecionar para a página da funcionalidade "Senha App" do Gmail.

  3. Quando abrir a página do passo anterior, no campo "Selecionar app"  escolha a opção "Outro" e em seguida, digite uma identificação, por exemplo: "Linx Postos Pos",  e clique no botão GERAR. O sistema irá abrir uma tela chamada "Senha de app gerada",  esta tela conterá uma senha de com 16 caracteres que foi gerada automaticamente. copie a senha gerada e clique no botão: CONCLUÍDO.



  4. no cadastro de empresa, em Cadastros > Estabelecimento > Realizar os itens do passo 3.2 (Gerenciamento de envio via SMTP de terceiros) 



    1. Acessar a guia: " Conf E-mail e preencher os campos obrigatórios, no campo: "Senha", colocar EXATAMENTE a mesma senha gerada, de 16 caracteres, do passo anterior 

    2. Clique no botão Salvar

              Algo deu errado?

      1. Verifique se os dados preenchidos estão corretos.
      2. Verifique se o Gmail está configurado corretamente.
      3. Verifique se no Gmail apareceu um e-mail informando que houve uma tentativa de acesso. Caso sim, informe que foi você e que deve passar a aceitar este acesso.