Nesta rotina poderá ser realizada a assinatura do contrato presencialmente ou enviado por e-mail para efetuar a assinatura digital.
Configurações da Rotina
Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.
Ambiente
- O acesso a agenda deve ser realizado nos ambientes Sede e Unidade.
Permissão de Usuário
- A permissão de usuário "Visualizar e assinar contratos digitalmente" deve estar marcada no cadastro de usuário do perfil Recepcionista;
Executando a Rotina
Para visualizar a rotina acesse o menu Agenda > Agenda 2.0 > Estética > Contratos. Vão ser exibidos os contratos disponíveis.
- Chave do documento: será exibido o código de chave do documento;
- Código franquia: será exibido o código da franquia a quem pertence o documento;
- Status Documento: será exibido o status do documento, se foram feitas todas as assinaturas ou não;
- Ações: será exibida as ações disponíveis em relação ao documento;
- Ícone : irá cancelar o documento;
- Ícone : irá realizar o download do documento;
- Ícone : irá exibir os signatários.
Contratos para assinatura
Clicando sobre o ícone , será exibido os signatários que deverão assinar o documento.
- Nome: poderá inserir o nome de quem irá realizar a ação de assinatura;
- E-mail: poderá inserir o e-mail de quem irá realizar ação de assinatura;
- Ação: deverá selecionar qual será a ação de assinatura para a pessoa em questão;
- Assinar;
- Aprovar;
- Reconhecer;
- Assinar como parte;
- Assinar como testemunha;
- Assinar como interveniente;
- Acusar recebimento;
- Assinar como Emissor, Endossante e Avalista;
- Assinar como Emissor, Endossante, Avalista, Fiador;
- Assinar como fiador;
- Assinar como parte e fiador;
- Assinar como responsável solidário;
- Assinar como parte e responsável solidário;
- Presencial: marcando esta opção o documento só poderá ser assinado presencialmente;
Adicionar signatários
No botão de irá adicionar o novo signatário a listagem.
- Nome: será exibido o nome do signatário após ele assinar o documento pela D4sgin;
- Email: será exibido o e-mail do signatário;
- Ação: será exibida a ação que o signatário terá de realizar no documento;
- Tipo assinatura: será informado se a assinatura terá que ser efetuada presencialmente ou digital, por e-mail;
- Comandos:
- Ícone : será excluído o signatário em questão;
- Ícone : será exibida uma tela para a assinatura presencial;
Documento para assinatura digital
Após o signatário ter assinado, o campo de assinatura fica indisponível para seleção e fica com a confirmação em verde ().
Nota
- Para criar o modelo de documento do contrato deve ser acessado menu Parâmetros > Contrato.
- Ao inserir um signatário, o documento será enviado para o e-mail informado;