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O que é o PIX?

  • PIX é o novo meio de pagamento estabelecido pelo Banco Central que entrará em vigência a partir do dia 16/11/2020 e permitirá realizar e receber transferências e pagamentos entre diferentes instituições financeiras em tempo real.

Benefícios:

Figura 01 - Benefícios PIX.


O PIX estará disponível no Softpharma a partir da Release 198.0, totalmente integrado a solução QR Linx.

Para utilizar o PIX no Softpharma, o estabelecimento deverá possuir o Produto 129 - QR Linx liberado, caso ainda não tenha o produto e possua interesse em adquirir , entre em contato com o setor Comercial e solicite a liberação do produto.

Para saber mais sobre o QR Linx e seu funcionamento no Softpharma, Clique aqui.

Como funcionará o PIX no QR Linx?

O PIX será um meio de pagamento dentro da solução QR Linx, desta forma será tratado como mais uma wallet, assim como as demais carteiras digitais do QR linx, exemplo: AME, PicPay, Mercado Pago, e outras, e para receber os pagamentos realizado pelo PIX através do QR Linx, é necesário que:

  1. O estabelecimento tenha contratado o Produto 129 - QR Linx e tenha habilitado junto ao comercial o PIX como meio de pagamento.

  2. Tenha vinculado no mínimo uma chave PIX na Conta Linx.

  3. Tenha realizado a configuração da modalidade de pagamento QR Linx e ativado os terminais.

    O cadastro de uma Conta Linx é necessário para que todos os recebiveis das vendas realizadas via QR Linx seja concentrada em uma única conta. Para realizar este cadastro acesse o menu Cadastros > Conta Bancária.

    Figura 02 - Conta Bancária.

    Caso já possua uma conta Linx cadastrada no sistema, não é necessário acessar esta funcionalidade.

    Acesse o Menu Lançamentos > Contas a Receber > Gerenciador QR Linx.

    Neste módulo será realizada a configuração de bandeiras a serem cadastradas automaticamente para cada wallet (carteira digital), a configuração de acesso dos terminais, e realizar o gerenciamento das transações que foram realizadas via QR Linx.

    O processo de atualização de wallets (carteira digital) será realizado automaticamente uma vez ao dia, neste processo o Softpharma irá consultar quais as wallets estão habilitadas para a filial e caso tenha atualização de uma ou mais wallet, a mesma será cadastrada no cadastro de bandeiras, porém este processo poderá ser realizada de forma manual, outras vezes ao dia, através do botão .

    1. Na Aba "Configuração", deverá ser informado os dados a serem utilizados para que o sistema realize o cadatro automático de bandeiras para cada wallet e quanto as impressões a serem geradas para as vendas que ocorrerem através do QR Linx.

      • No Filtro "Filial", serão listadas as lojas que possuem o produto 129 - QR Linx liberado. Selecione a Filial que deseja configurar.

      • Marque/Desmarque as opções de Impressão de cupom gerencial.
        • Imprimir cupom gerencial para vendas QR Linx.
        • Imprimir cupom gerencial para consumidor ao confirmar pagamento QR Linx.
        • Imprimir cupom gerencial para consumidor ao estornar pagamento QR Linx.

      • Informe nos campos a configuração de bandeiras a ser cadastrada automaticamente para cada nova wallet (carteira digital) retornada pelo QR Linx para o estabelecimento.
        • Código credenciado – código da filial utilizada no credenciamento na Linx Pay.
        • Dados da conta bancária de retorno, neste caso deverá ser selecionada a conta da Linx Pay cadastrada anteriormente no menu Cadastros > Conta Bancária.
        • Dados para lançamento do movimento QR Linx no DRE (Fornecedor, Plano de contas, Local de Pagamento, Tipo de Documento e Observação).

    Figura 03 - aba "Configuração".


    2. Na Aba "Terminais", será necessário ativar os terminais que estarão aptos a realizar transações com o QR Linx.

      • No Filtro "Filial", serão listadas as lojas que possuem o produto 129 - QR Linx liberado. Selecione a Filial que deseja configurar.

      • No campo "Terminal", ao clicar na imagem  será exibido automaticamente o nome do terminal onde esta sendo executado.

      • No filtro "Modo de Ativação", deverá ser selecionado uma entre as opções:
        • Ativação Rápida - Neste modo de ativação será gerado automaticamente o campo Descrição do QR Linx.
        • Ativação Manual - Neste modo de ativação o usuário deverá informar manualmente o campo de Descrição do QR Linx. Este valor será passado pela Linx Pay durante a aquisição do produto.

      • Ao no botão o terminal será listado na grid abaixo e estará ativo para realizar vendas através do QR Linx.


    Figura 04 - aba "Terminais".

      • Ao realizar o processo de Adicionar Filais, serão consultados as wallet (carteira digital) disponíveis para a filial, sendo as retornadas cadastradas automaticamente como bandeiras no sistema.

    3. Na Aba "Movimentos", será possível visualizar as transações que foram realizadas com a modalidade de pagamento QR Linx. Será possível realizar o preenchimento dos filtros Filiais, Terminais, Situação, Wallet e Periodo para refinar a pesquisa.

      • Filiais: Serão listados as filiais que possuem o produto liberado e é permitido a seleção de uma ou mais filiais, incluido a opção "Geral" onde todas as filiais com produto liberado serçao selecionadas.
      • Terminais: Serão listados todos os terminais que já foram cadastrados na aba "Terminais".
      • Situação do Pagamento: Será exibido a opção "Geral", "Aguardando pagamento", "Aguardando confirmação de pagamento", "Pago" e "Cancelado".
      • Wallet: Serão listados as carteiras digitais que estão liberadas para a(s) filial(ais) selecionada(s).
      • Periodo, por padrão carregará a data atual da pesquisa, permitindo a alteração.


    Figura 05 - aba "Movimentos".

    Ao no botão , localizado na lateral direita da tela, serão carregadas as transações que foram transacionadas de acordo com os filtros aplicados. Será possível realizado o cancelamento de uma transação, caso a mesma esteja com a situação "Aguardando Pagamento", para isso selecione a transação e no botão .


    A tela "Condição de Pagamento" acessada através do menu Parâmetros > Condição de Pagamento recebeu um novo formato e para cada modalidade de pagamento selecionada será exibido as abas com a configuração detalhada. Acesse esta funcionalidade para cadastrar no mínimo uma condição de pagamento para o QR Linx ou informe uma condição de pagamento já existente e edite, incluindo a tecnologia "QR Linx".

    Para habilitar o QR Linx é necessário selecionar no campo “Tecnologia de pagamento” a opção “QR Linx”. Esta opção estará habilitada para as modalidades de pagamento:

    • A vista - QR Linx será utilizado para realização de entrada na venda.
    • A prazo – o QR Linx será utilizado para realização de entrada na venda.
    • Cheque pré-datado – O QR Linx será utilizado para realização de entrada na venda.
    • Cartão – poderá ser utilizado como entrada na venda ou somente para o QR Linx.

    Figura 06 - Condição de Pagamento.


    Ao utilizar a tecnologia de pagamento QR Linx, será habilitado uma guia/aba “QR Linx”, esta exibirá as wallet (carteira digital) liberadas, como pode ser visto na imagem abaixo.


    Figura 07 - Wallets QR Linx.

    Após cadastrar a(s) condição(ões) de pagamento, é necessário realizar a liberação destas nos convênios, através do menu Cadastros > Convênios. Poderá ser realizado individualmente por convênio ou em lote.

    • Ajuste individualmente, incluir a nova condição de pagamento na guia/aba 3 - Condição de Pagamento, conforme imagem abaixo.

    Figura 08 - Ajuste individual por convênio.

    • Ajuste em lote – acessar neste programa a guia/aba Alteração especial > Condição de pagamento.


    Figura 09 - Ajuste em lote.


    Os convênios que não possuírem nenhuma condição de pagamento associado, aceitam todas as condições, sendo assim estes não é necessário a liberação.

  4. Na venda, é inserido a forma de pagamento que tenha vinculo com o QR Linx.

    Após realizar o processo de configuração para utilizar o QR Linx no Softpharma, ao abrir a tela de Pré-Venda ou Venda Direta, será exibido um icone referente ao QR Linx ao lado do campo "Forma de Pagamento".


    Figura 10 - icone QR Linx.

    Ao clicar no botão , caso o estabelecimento tenha o produto 129-QR Linx liberado será listado as condições de pagamento que possuem habilitado a tecnologia de pagamento QR Linx, conforme configuração realizada no programa "Condição de Pagamento", para que seja selecionado a que será utilizada na venda.

    Figura 11- Condições de Pagamento com QR Linx.

    Caso a loja ainda não tenha o produto QR linx contratado, será exibido uma tela contendo a oferta da nova solução.


    Figura 12 - Oferta QR Linx.

    Na tela de Caixa On-Line, ao selecionar uma transação que utilize o QR Linx, o Softpharma irá realizar a validação quanto ao status do terminal referente a configuração no QR Linx, e irá exibir o mesmo, que poderá ser:

    • Terminal Ativo:

    Figura 13 - Terminal Ativo.

    • Terminal Inativo:

    Figura 14 - Terminal Inativo.

    • Terminal Não Configurado:

    Figura 15 - Terminal Não Configurado.

    Caso o terminal esteja desabilitado para realizar transações com o QR Linx, a configuração do terminal poderá ser realizada ao selecionar o botão , onde será exibido a tela Gerenciador QR Linx, selecione a aba "Terminais" e realize a ativação/configuração do terminal.

    Na finalização da venda que possua uma condição de pagamento que utilize o QR Linx, será exibido a tela de pagamento onde deverá ser informado o valor que o cliente deseja pagar através de sua wallet (carteira digital), conforme imagem abaixo:

    Figura 16 - Tela QR Linx.

    Após informar o valor que será pago através da wallet (carteira digital) e clicar no botão , será apresentado o QR Code correspondente a venda na tela, a ser disponibilizado ao cliente para que realize a leitura e pagamento através do aplicativo da wallet (carteira digital) que utiliza.

    Ao lado do QR Code gerado serão exibidas as imagens das wallet (carteira digital) que estão liberadas para o estabelecimento.


    Figura 17 - QR Code gerado.

    Assim que o cliente efetuar o pagamento e o mesmo ser reconhecido pela wallet (carteira digital) em poucos instantes, será apresentada a mensagem com o status da transação, bem como o nome da carteira digital que foi realizado o pagamento. Abaixo o exemplo que um pagamento realizado com sucesso:

    Figura 18 - Status de pagamento.


    Caso a venda tenha um valor restante a pagar o cliente poderá:

      • realizar um novo pagamento, utilizando outra carteira digital, para isso utilize o botão e refaça o processo de informar o valor a pagar;
      • finalizar o pagamento através do botão e realizar o pagamento utilizando as outras formas de pagamento, conforme configuração realizada na funcionalidade Condição de Pagamento. Então a tela de desdobramento será exibida para que seja cobrado o valor restante numa outra forma de pagamento.

    Figura 19 - Tela de Desdobramento.


    A venda será finalizada normalmente, o documento fiscal da operaçãos erá emitido juntamente com o cupom gerencial, conforme parametrização realizada no Gerenciador QR Linx >Aba Configuração.

  5. Dentre as opções o cliente seleciona a modalidade PIX e realiza o pagamento.

  6. O estabelecimento recebe o valor do pagamento PIX instantâneamente em sua Conta Linx.
  • Sem rótulos