Processo

PEÇAS – ESTOQUE

Tarefa

INVENTÁRIO DE PEÇAS

ObjetivoConciliar as quantidades registradas no módulo de Controle de Estoques com as quantidades fisicamente existentes nas prateleiras.
EventoFinal de ano
Abrangência

Recursos

(INVE0200)Geração do Inventário
(INVE0220)Listagem do Inventário
(INVE0210)Digitação do Inventário
(ACER2000)Acerto de Estoque
(INVE0231)Geração Acerto Inventário

Passo a Passo 

Inventário Geral

Esta opção presume que num determinado momento será suspensa toda a movimentação do estoque de peças, será feita a contagem de todos os itens existentes, e em seguida apuradas e corrigidas as eventuais diferenças.

Os passos são os seguintes:

  1. Interromper a Movimentação do Estoque.


    O primeiro passo é "congelar" a posição do estoque, após a interrupção da movimentação, e executar o programa (INVE0200) - Geração do Inventário. Neste ponto devem ser emitidas duas listas dos itens em estoque, para as duas primeiras contagens, usando o programa (INVE0220) - Listagem do Inventário. Estas listas são idênticas, obrigatórias e devem ser distribuídas para as equipes que farão à contagem.
  2. Contagem 1 e 2.


    As contagens (1ª e 2ª) podem ser feitas em qualquer sequência, devendo ser anotado na própria listagem as quantidades encontradas. Na medida do possível estas duas contagens devem ser feitas por equipes diferentes, de forma a que uma mesma pessoa não conte duas vezes o mesmo item. A digitação das contagens precisa ser feita de forma sequencial, ou seja, digitar primeiro toda a contagem 1 e depois toda a contagem 2, usando o programa (INVE0210)- Digitação do Inventário.
  3. Contagem 3.


    Depois de digitadas as contagens "1" e "2", emite-se uma lista para a 3a. contagem. O SISDIA produzirá uma lista apenas com os itens cuja contagem "1" apresenta-se diferente da contagem "2" (programa (INVE0220) - Listagem do Inventário). Estas diferenças podem ter acontecido tanto por erro na contagem como por erros de digitação. Os itens relacionados nesta listagem deverão ser recontados e posteriormente digitados no programa (INVE0210) - Digitação do Inventário. Presume-se que nesta listagem apareça um número de itens muito menor que das contagens 1 e 2 e, por consequência, esta deverá ser feita com muita atenção. Emitir também a listagem das peças "não contadas" e proceder a contagem das mesmas. Repetir esta 3a. contagem até que não haja mais divergências entre as contagens (a lista sairá em branco).
  4. Divergências.


    Uma vez constatado que as contagens estão "batidas" emitir a lista de Divergências. O SISDIA produzirá esta lista de diferenças entre as quantidades contadas e a posição "congelada" do estoque (programa (INVE0220) - Listagem do Inventário). Estas divergências deverão ser analisadas pelos responsáveis e os ajustes de inventário necessários deverão ser digitados (programa (ACER2000) - Acerto de Estoque). Note que os ajustes são feitos em tempo real. Assim, recomenda-se que as contagens não sejam feitas muito próximas do fim do mês, evitando assim que os ajustes apurados num mês sejam efetivados apenas no mês seguinte.
  5. Tratamento das Divergências.


    De posse da listagem das diferenças o gerente de peças deverá tentar equaciona-las até que se esgotem os recursos para apuração das mesmas. Em casos excepcionais e sob total responsabilidade do Gerente de Peças, o SISDIA pode gerar os acertos de inventário (programa (INVE0231) - Geração Acerto Inventário). Na segunda parte da execução o programa pergunta se deseja projetar os acertos gerados. Responda "SIM" apenas após ter feito uma análise dos acertos. Respondendo "NÃO" o sistema emite listagem para conferência.






Documentação de versões anteriores deste programa

Não há informações disponíveis.